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Cadastro de Comprador

Introdução

Para realizar o cadastro de comprador no Retaguarda, acesse: Cadastros → Comprador.

Uma grid com a listagem de todos os compradores cadastrados será aberta, conforme imagem a seguir:

Para adicionar um novo comprador, clique no botão [Incluir (F2)] localizado na região inferior da tela.

O cadastro de comprador é composto pelas seguintes abas:

Geral

É na aba geral onde as informações básicas a respeito do comprador são inseridas no cadastro, conforme os campos abaixo:

  • Código: É utilizado pelo sistema para identificar o comprador. É possível tanto identificar um código específico digitando no campo ou aceitar a sequência numérica gerada pelo sistema;
  • Inativo: Assinalando essa opção o comprador é inativado, de forma que não apareça na listagem de compradores ativos. Os dados do inativado, no entanto, permanecem no sistema;
  • Nome: Nome do comprador a ser cadastrado;
  • CEP: CEP do comprador. Ao adicionar o CEP e clicar na seta ao lado do campo, os itens Estado, País, Cidade, Endereço e Bairro serão preenchidos automaticamente:

Caso não se saiba o CEP, é possível realizar a busca por dentro do sistema, clicando no ícone que aparece ao lado do campo, como mostra a figura seguir:

Ao clicar no ícone, a tela de “Pesquisar em CEPs novos” é aberta, onde é possível encontrar o CEP pelo endereço do comprador.

É possível preencher manualmente ou alterar o resultado trazido pelo CEP nos campos Estado, País, Cidade, Endereço, Número, Complemento e Bairro.

  • Pessoa: Selecione se o comprador é uma Pessoa Física (CPF) ou Pessoa Jurídica (CNPJ);
  • Região: Caso o endereço do comprador contemple alguma região deve-se preencher esse campo. Caso contrário deve-se mantê-lo vazio;
  • Fone: Campo onde o telefone fixo do comprador deve ser adicionado;
  • Celular: Campo onde o telefone móvel do comprador deve ser adicionado;
  • Whatsapp: Campo onde o número de telefone com Whatsapp deve ser adicionado;
  • E-mail: Local onde o e-mail geral do comprador deve ser adicionado.

Caso seja necessário cadastrar o comprador como outras entidades no sistema, é possível aproveitar as informações básicas da aba gerais já inseridas no cadastro selecionado a opção correspondente, conforme imagem a seguir:

Pessoa Física

Caso seja selecionado no campo Pessoa a opção Física, deve-se preencher também as seguintes informações:

  • Nascimento: Informe a data de nascimento do comprador;
  • CPF: Informe o CPF do comprador;
  • Tipo de contribuinte: Informe qual o regime tributário do comprador, selecionando uma das opções entre Contribuinte ICMS, Contribuinte Insento e Não contribuinte.

  • IE: Campo obrigatório em caso de Contribuinte ICMS. Nos outros enquadramentos fiscais não é necessário ser preenchido;
  • RG: Informe o RG do comprador;
  • Natural de: Informe o estado e a cidade de nascimento do comprador;
  • Sexo: Selecione a opção que corresponda ao sexo do comprador:

  • Estado civil: Selecione a opção que corresponda ao estado civil do comprador:

  • Cônjuge: Informe o nome do cônjuge do comprador, caso exista;
  • Nome do pai: Informe o nome do pai do comprador;
  • Nome da mãe: Informe o nome da mãe do comprador;
  • Renda: Informe o valor da renda aproximada do comprador.

Na seção Dados do trabalho informe:

  • Profissão: Informe a profissão do comprador;
  • Empresa: Informe a empresa em que o comprador trabalha;
  • CEP: Informe o CEP da empresa em que o comprador trabalha. Ao adicionar o CEP e clicar na seta ao lado do campo, os itens Estado, País, Cidade, Endereço e Bairro serão preenchidos automaticamente:

Caso não se saiba o CEP é possível realizar a busca por dentro do sistema, clicando no ícone a seguir:

Ao clicar nele a tela “Pesquisar em CEPs novos” é aberta, onde é possível encontrar o CEP pelo endereço do comprador:

É possível preencher manualmente ou alterar o resultado trazido pelo CEP nos campos Estado, País, Cidade, Endereço, Número, Complemento e Bairro.

  • Fone: Selecione o telefone de contato da empresa em que o comprador trabalha.

 Pessoa Jurídica

Caso seja selecionado no campo Pessoa a opção Jurídica, deve-se preencher também as seguintes informações:

  • Razão Social: Informe a razão social do comprador;
  • CNPJ: Informe o CNPJ do comprador;
  • Tipo de Contribuinte: Selecione dentre as opções qual dos tipo de contribuinte o comprador se enquadra:

  • IE: Informe a Inscrição estadual do comprador. Caso o comprador seja Contribuinte ICMS ou Não contribuinte a inscrição deve ser preenchida. Caso seja Isento o mesmo não terá inscrição estadual, com tal campo não sendo preenchido;
  • IM: Informe a inscrição municipal do comprador;
  • Fundação: Informe a data de fundação da empresa;
  • Faturamento: Informe a média de faturamento da empresa;
  • Contato: Informe o nome de algum contato da empresa;
  • Fone de contato: Informe o telefone do contato da empresa;
  • Celular Contato: Informe o celular do contato da empresa;
  • Nascimento contato: Informe a data de nascimento do contato da empresa.

Outros endereços

Clicando na aba endereço, existem duas sub abas: Cobrança/Entrega e Adicionais.

 Cobrança/Entrega

Na seção Cobrança, será possível adicionar as informações que serão utilizada para a realização de cobranças.

É possível utilizar as informações de endereço utilizado no cadastrado na aba geral, utilizando o botão [Copiar do endereço principal], conforme imagem abaixo:

É possível também adicionar as informações manualmente, preenchendo os seguintes campos:

  • Nome: Nome da pessoa responsável pela cobrança;
  • CEP: Informe o CEP para localização da pessoa responsável pela cobrança. Ao adicionar o CEP e clicar na seta ao lado do campo, os itens Estado, País, Cidade, Endereço e Bairro serão preenchidos automaticamente:

Caso não se saiba o CEP é possível realizar a busca por dentro do sistema, clicando no ícone a seguir:

Ao clicar nele a tela “Pesquisar em CEPs novos” é aberta, onde é possível encontrar o CEP pelo endereço do comprador.

É possível preencher manualmente ou alterar o resultado trazido pelo CEP nos campos Estado, Cidade, bairro e Endereço.

Complete as informações do endereço informando o Número e o Complemento.

  • Nascimento: Informe a data de nascimento do contato utilizado para a cobrança;
  • Telefone: Informe o número de telefone disponível para contatar o responsável pela cobrança;
  • Celular: Informe o número de telefone disponível para contatar o responsável pela cobrança;
  • E-mail: Informe o e-mail do contato responsável pela cobrança.

Já na seção Entrega deve ser informado os dados que serão utilizados para a realização da entrega.

É possível utilizar as informações de endereço utilizado no cadastrado na aba geral, utilizando o botão [Copiar do endereço principal], conforme imagem abaixo:

É possível também adicionar as informações manualmente, preenchendo os seguintes campos:

  • Nome: Insira o nome pelo responsável por receber a entrega.
  • Tipo: Selecione o tipo do comprador:

  • CNPJ/CPF: Informe o CNPJ ou CPF do comprador;
  • CEP: Informe o CEP para para a entrega da mercadoria. Ao adicionar o CEP e clicar na seta ao lado do campo, os itens Estado, País, Cidade, Endereço e Bairro serão preenchidos automaticamente:

Caso não se saiba o CEP é possível realizar a busca por dentro do sistema, clicando no ícone a seguir:

Ao clicar nele a tela “Pesquisar em CEPs novos” é aberta, onde é possível encontrar o CEP pelo endereço do comprador:

É possível preencher manualmente ou alterar o resultado trazido pelo CEP nos campos Estado, Cidade, bairro e Endereço.

Complete as informações do endereço informando o Número e o Complemento.

  • Nascimento: Informe a data de nascimento do responsável pelo recebimento;
  • Telefone: Informe o telefone de contato para o recebimento da entrega;
  • Celular: Informe o telefone celular de contato para o recebimento da entrega;
  • E-mail: Informe o e-mail do responsável pelo recebimento da entrega.

Adicionais

Nessa sub aba é possível incluir endereços adicionais no cadastro do comprador. Para isso, é necessário preencher as seguintes informações e ao final clicar em [OK].

Histórico de ocorrências

Na aba histórico de ocorrências é possível adicionar observações ao cadastro de comprador. Para incluir um histórico de ocorrência é necessário:

  • Data: Informe a data e a hora da ocorrência;
  • Descrição: Informe nesse campo um descritivo da ocorrência;
  • Tipo: Selecione o tipo de ocorrência.

Para realizar o cadastro do tipo de ocorrência é necessário clicar no ícone ao lado do campo tipo, conforme imagem abaixo:

Será aberta uma página com todos os tipos de ocorrência cadastrados. Para adicionar uma nova é necessário clicar no botão [Incluir (F2)] localizado na parte inferior da tela, conforme destacado na imagem a seguir:

Preencha o código (caso não seja especificado algum código o sistema gerará automaticamente) e uma descrição para a ocorrência. Clique em [Gravar (F10)] para finalizar a operação:

Após incluído todas as informações da ocorrência clique em [OK]. A listagem de todas as ocorrências constará abaixo, com a data, descrição, tipo e nome do usuário que a adicionou, conforme imagem a seguir:

Outras informações

Na aba outras informações é possível adicionar informações extras sobre o comprador.

  • Lead time de compra/produção (tempo em dias): É possível adicionar o quanto dias em médias são necessários para a produção ou compra;

Na seção Informações adicionais é possível criar campos personalizados para utilizar no cadastro de compradors. São liberados 16 campos adicionais para serem utilizados, conforme imagem a seguir:

Para criar um Campo adicional basta clicar no link do respectivo campo e preencher as informações solicitadas.

Na seção outras informações é possível adicionar Observações e Informações para PDV/Vendas, conforme campos abaixo:

Imagem

Nessa aba é possível adicionar imagens dentro do cadastro do comprador:

Para adicionar uma imagem, é necessário informar uma Descrição e logo abaixo adicioná-la, podendo ser através de uma Captura ou Arquivo. Após adicionar clique em [OK].

Contatos

Nessa aba é possível adicionar outros contatos para o cadastro do comprador:

Para incluir um contato é necessário preencher:

  • Nome: Informe o nome do contato;
  • Tipo: Selecione o tipo de contato correspondente.

Para realizar o cadastro de um tipo de cadastro é necessário clicar no ícone ao lado do campo Tipo, conforme imagem abaixo:

Uma listagem com todos os tipos de contato cadastrados aparecerá. Para cadastrar um novo tipo de contato é necessário clicar no botão [Incluir (F2)]:

Para incluir um contato é necessário preencher:

  • Nome: Informe o nome do contato;
  • Tipo: Selecione o tipo de contato correspondente.

Para realizar o cadastro de um tipo de cadastro é necessário clicar no ícone ao lado do campo Tipo, conforme imagem abaixo:

Uma listagem com todos os tipos de contato cadastrados aparecerá. Para cadastrar um novo tipo de contato é necessário clicar no botão [Incluir (F2)]:

Informe o código (caso não preenchido o sistema criará um automaticamente) e descrição, e em seguida clique em [Gravar (F10]:

  • Telefone: Informe o telefone do contato;
  • Celular: Informe o telefone celular do contato;
  • E-mail: Informe o E-mail do contato;
  • Descrição: Adicione uma descrição para o contato.

Clique no botão [Ok] para adicionar um contato.

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