Rejeições NF-e
Sobre
Quando uma nota fiscal eletrônica não é aprovada, a mesma fica caracterizada como rejeitada, existem vários motivos para que isso ocorra, sendo eles bem comuns. Abaixo estão listados algumas rejeições, com suas causas (C), e como resolve-las (R).
Rejeições
202: Falha no reconhecimento da autoria ou integridade do arquivo digital
C: Falha de comunicação com servidor da SEFAZ (na maioria das vezes) ou erro nas configurações de certificado;
R:
- Verifique se o certificado digital está configurado nos parâmetros de NF-e (defina como repositório);
- Verifique se o antivírus, firewall, proxy e bloqueios de rede estão ativos;
- Verifique se as tags do uniplus.properties estão configuradas da seguinte maneira:
socketfactorydinamico=1
mscapi.classe=Sun
protoloco.ssl.nfe=(deixe em branco)
203: Emitente não habilitado para emissão de NF-e
C: O emitente da NF-e não tem autorização na SEFAZ;
R: Verifique o CNPJ do emitente na SEFAZ e a inscrição estadual. Caso a empresa esteja habilitada, entre em contato com a SEFAZ.
209: IE do emitente invalida
C: Inscrição estadual do emitente inválida;
R: Verifique no cadastro do cliente se a IE do cliente está correta, caso estiver, consulte os dados do cliente na SEFAZ.
221: Confirmado o recebimento da NF-e pelo destinatário
C: O destinatário da NF-e confirmou o recebimento do documento através do Evento de Manifestação Destinatário Confirmação da Operação;
R: Entre em contato com o Destinatário da NF-e e solicite que registre outro Evento de Manifestação: Operação não Realizada ou Desconhecimento da Operação.
228: Data de emissão muito atrasada
C: NF-e com data de emissão em atraso superior ao estabelecido pela Sefaz;
R: Insira uma data de emissão dentro dos limites de atraso permitidos no seu Estado.
232: IE do destinatário não informada
C: O cliente/fornecedor foi cadastrado como Isento ou Não Contribuinte, porém, existe uma inscrição estadual ativa para o estado;
R: Informe a IE no cadastro do cliente/fornecedor. A inscrição pode ser verificada no link: https://www.sefaz.rs.gov.br/NFE/NFE-CCC.aspx.
245: CNPJ Emitente não cadastrado
C: O CNPJ cadastrado é valido, porém, não está cadastrado/habilitado na Sefaz;
R: Verifique se o CNPJ está cadastrado corretamente, caso estiver, entre em contato com a Administração Tributária do seu estado, se houver dúvidas, entre em contato com o contador.
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