Central do Uniplus

Índice
< Todo o conteúdo
Imprimir

Erros de transmissão e consulta – Dicas

Às vezes, ao realizar alguns procedimentos de transmissão e consulta de documentos que interagem com servidores externos, podem ocorrer erros de comunicação.

Embora essas operações envolvam também os serviços da SEFAZ, não estamos tratando neste artigo de rejeições de arquivos XML por falhas em sua estrutura ou conteúdo. Vale também lembrar que, ainda no caso dos serviços da SEFAZ, os servidores podem estar fora de operação por problemas de diversas naturezas, o que também resultará em falhas de comunicação para o Uniplus ou qualquer outro software que tente consumir o serviço naquele momento. Em caso de dúvidas sobre o status de funcionamento em determinada ocasião, consulte a disponibilidade de NF-e ou a disponibilidade de CT-e diretamente nos endereços apropriados.

Excluindo as situações descritas no parágrafo anterior, no caso dos problemas de comunicação sugerimos a seguir, algumas dicas que poderão auxiliar a resolver o problema:

1 – Atualizar cadeias de certificado:

Essa função está disponível acessando o menu Ferramentas → Atualizar cadeia de certificados:

A atualização da cadeia de certificados é importante para garantir a autenticidade e a integridade das transações eletrônicas. Ao atualizar os certificados digitais, os sistemas e os softwares podem verificar a validade e a confiabilidade dos certificados utilizados em transações, garantindo que eles foram emitidos por autoridades confiáveis e não foram revogados, além disso, a atualização da cadeia de certificados automatiza o processo de exclusão e recriação do arquivo truststore que fica dentro da subpasta lib, na pasta onde o sistema está instalado.

2 – Verificar as configurações do certificado:

Acesso o menu Cadastros → Outros → Ferramentas → Certificados Digitais:

Dependendo do tipo de certificado digital que o cliente possa estar utilizando, é útil validar se a configuração do certificado está correta. Com um certificado digital expirado, revogado ou inválido, a SEFAZ não poderá autorizar a NF-e. Verificar a validade e as configurações do certificado digital é essencial para garantir a autorização correta do documento fiscal.

Certificado A1

Altere o tipo de certificado para Repositório do Windows. Em seguida, selecione diretamente a pasta em que o certificado se encontra.

Um detalhe importante: pode ser que a pasta onde está o certificado esteja debaixo de alguma regra de permissão de acesso. Isso pode causar problemas quando o Uniplus tenta acessar o certificado para alguma operação de consulta ou transmissão. Alterando a configuração para Repositório do Windows este problema será contornado.

Observe também que esta configuração deverá ser feita na máquina onde está instalado o arquivo do certificado. Normalmente o arquivo fica no computador que atua como servidor.

Certificado A3

Os certificados digitais do tipo A3, também conhecidos como certificados em dispositivo físico, podem apresentar alguns problemas comuns. Aqui estão alguns dos principais problemas que podem ocorrer com certificados A3 e que podem causar problemas nas rotinas de consulta e autorização de documentos fiscais no Uniplus:

  • Driver do dispositivo: os certificados A3 requerem a instalação de um driver específico para que o dispositivo seja reconhecido pelo sistema operacional. Problemas com o driver podem causar falhas na detecção ou no reconhecimento do dispositivo, impedindo o uso adequado do certificado;
  • Incompatibilidade de sistema operacional: alguns dispositivos A3 podem ter restrições de compatibilidade com determinados sistemas operacionais. Isso pode causar problemas ao tentar utilizar o certificado em um sistema operacional não suportado, resultando em erros ou falta de funcionalidade;
  • Problemas de conexão: a correta conexão do dispositivo físico ao computador é fundamental para o funcionamento adequado do certificado A3. Cabos soltos, conexões USB defeituosas ou problemas no próprio dispositivo podem dificultar ou impedir a comunicação entre o dispositivo e o sistema, resultando em erros de leitura ou reconhecimento;
  • Certificado expirado ou revogado: assim como qualquer certificado digital, um certificado A3 possui uma data de validade. Se o certificado expirar, ele não será mais aceito como válido, o que pode causar problemas ao tentar realizar transações ou autenticações. Além disso, se o certificado for revogado por motivos de segurança, ele também não será mais aceito;
  • Danos físicos ao dispositivo: os dispositivos A3 são objetos físicos suscetíveis a danos. Se o dispositivo for danificado, por exemplo, por quedas ou exposição a líquidos, isso pode afetar sua funcionalidade e impossibilitar o uso adequado do certificado.

Servidor de certificados do Yoda e Manter dados do certificado digital em memória

Caso o cliente utilize certificado digital do tipo A1, é dispensável o uso do servidor de certificados do Yoda. Se esse for o caso, verifique nas preferências do sistema se essa função está habilitada. Caso o cliente use certificado A1, deixe configurada conforme a imagem abaixo:

3 – Ajustar o arquivo uniplus.properties

Acesse a pasta de instalação do sistema e localize o arquivo uniplus.properties, como mostra a imagem abaixo:

Altere as tags:

  • socketfactorydinamico=1
  • mscapi.classe=sun
  • protocolo.ssl.nfe=        (deixe em branco – é recomendável fazer o mesmo em todas as tags com início “protocolo.ssl”)

Confira na imagem:

Após a edição, salve e feche o arquivo uniplus.properties. Feche também o Uniplus, abra de novo e verifique se as operações de consulta ou transmissão voltaram ao normal.

Fatores externos

Se após essas validações o problema persistir, verifique se a origem do problema não é causada por um fator externo, como antivírus, proxy ou firewall bloqueando o acesso do sistema aos servidores da Sefaz, além disso, outros fatores podem contribuir para o problema ocorrer:

  • Falhas de comunicação: problemas de conectividade ou instabilidade na comunicação entre o sistema do emitente e a SEFAZ podem causar falhas na transmissão ou na recepção da NF-e. Isso pode resultar em erros de autorização ou na ausência do retorno da SEFAZ. Verificar a conexão de internet e a estabilidade do sistema é fundamental para solucionar esse problema;
  • Sobrecarga do sistema da SEFAZ: em períodos de alta demanda ou problemas técnicos na infraestrutura da SEFAZ, pode ocorrer uma sobrecarga no sistema, levando a atrasos ou impossibilidade de autorização das NF-e. Nesses casos, é necessário aguardar e tentar novamente após a normalização do sistema.

Conteúdo Relacionado

Os artigos listados abaixo estão relacionados ao que você acabou de ler:
Antes de Falar com o Suporte Técnico
Obtendo suporte técnico e ajuda

15 Artigos recentes

Ver os últimos 100