Central do Uniplus

Índice
< Todo o conteúdo
Imprimir

Cadastro de Entidades

Sobre

O cadastro de entidades, serve como base para o sistema, uma vez que o sistema opera puxando as informações cadastradas. Esse manual tem como intuito mostrar as configurações básicas e necessárias para que o sistema funcione, porém, é interessante que todas as informações sejam preenchidas, uma vez que algumas funcionalidades do sistema necessitam de alguns dados não obrigatórios. Por exemplo, ao cadastrar o número de celular da entidade, será possível trabalhar com abordagens comerciais (promoções e agradecimento).

Cadastros


 Cliente

1- No Retaguarda, em: Cadastros → Clientes → Incluir (F2) → Aba Geral, faça as seguintes configurações:

  • Código: Informe um código de verificação do cliente;
  • Nome: Informe o nome do cliente;
  • Estado: Selecione o estado do cliente;
  • Caixas de marcação: As caixas marcadas, irão definir os tipos de entidades que o cliente assume;
  • Tipo de contribuinte: Selecione o tipo de contribuição do cliente, caso ICMS, informe o número da IE ao lado;


2- No Retaguarda, em: Cadastros → Clientes → Incluir (F2) → Aba Outros endereços, em casos onde, o cliente prefere que seu endereço de Entrega/Cobrança seja diferente, preencha com essas informações:

3- No Retaguarda, em: Cadastros → Clientes → Incluir (F2) → Aba Outros Histórico de ocorrências, é possível registrar ocorrências específicas do cliente, faça as seguintes configurações:

  • Data: Informe a data do ocorrido;
  • Descrição: Faça a descrição do ocorrido;
  • Tipo: Selecione o tipo de ocorrência, caso não existir nenhum tipo de ocorrência, clique na pasta ao lado, você será redirecionado á tela de Cadastro de ocorrências, clique em Incluir (F2) e preencha as informações;

4- No Retaguarda, em: Cadastros → Clientes → Incluir (F2) → Aba Dependentes, Selecione um cliente já registrado no sistema e informe o grau de parentesco, o Cliente dependente, consegue utilizar o limite crédito do cliente principal;

5- No Retaguarda, em: Cadastros → Clientes → Incluir (F2) → Aba Outras informações, faça as seguintes configurações:

  • Destacar ICMS ST: Habilite, caso desejar que o ICMS ST, fique destacado no cliente;
  • Inscrição suframa: Informe o número de inscrição suframa e ao lado selecione o tipo, caso não existir nenhum tipo de cliente/fornecedor, clique na pasta ao lado, você será redirecionado á tela de Tipos de cliente/fornecedor, clique em Incluir (F2) e preencha as informações;
  • Informações adicionais: Clicando no campo, é possível dar um nome á informação, e cadastrar algumas informações da mesma;
  • Preferências: As informações cadastradas em preferências, serão utilizadas no momento de venda do cliente;

6- No Retaguarda, em: Cadastros → Clientes → Incluir (F2) → Aba Imagem, cadastre uma imagem para o cliente;

7- No Retaguarda, em: Cadastros → Clientes → Incluir (F2) → Aba Histórico, é possível gerar um relatório com todo o histórico do cliente, preencha os campos de acordo com sua necessidade:

8- No Retaguarda, em: Cadastros → Clientes → Incluir (F2) → Aba Financeiro, é possível gerar um relatório financeiro do cliente, preencha os campos de acordo com sua necessidade:

9- No Retaguarda, em: Cadastros → Clientes → Incluir (F2) → Aba SPC, é possível registrar as operações do SPC do cliente com suas respectivas datas:

10- No Retaguarda, em: Cadastros → Clientes → Incluir (F2) → Aba Limite de crédito, faça as seguintes configurações:

  • Situação atual: É possível checar as informações atuais de limite de crédito;
  • Situação pretendida: Informe o limite de crédito desejado;
  • Situação pretendida especial: Essa opção serve para quando o cliente necessita fazer uma compra, e não tem limite suficiente, aqui é possível cadastrar um período em que o limite será diferente, ignorando o limite padrão;

11- No Retaguarda, em: Cadastros → Clientes → Incluir (F2) → Aba Contatos, é possível cadastrar alguns contatos do cliente:


 Garçom

1- No Retaguarda, em: Cadastros → Garçom → Incluir (F2) → Aba Geral, faça as seguintes configurações:

  • Código: Informe um código para o garçom;
  • Nome: Informe o nome do garçom;
  • Telefone: Informe o telefone do garçom;
  • Comissão: Informe a comissão por venda do garçom;

2- No Retaguarda, em: Cadastros → Garçom → Incluir (F2) → Aba Ícone, cadastre uma imagem para o garçom;


 Técnicos e Portadores

1- O Cadastro de técnicos/portadores, seguem os mesmos princípios do cadastro de cliente, uma vez que é possível simplesmente tornar como técnico/portador, um cliente já existente, no Retaguarda, em: Cadastros → Técnicos/Portadores → Incluir (F2) → Aba Geral, faça as seguintes configurações:

  • Código: Informe um código de verificação do técnico/portador;
  • Nome: Informe o nome do técnico/portador;
  • Estado: Selecione o estado do técnico/portador;
  • Caixas de marcação: As caixas marcadas, irão definir os tipos de entidades que o técnico/portador assume;
  • Tipo de contribuinte: Selecione o tipo de contribuição do técnico/portador, caso ICMS, informe o número da IE ao lado;

2- No Retaguarda, em: Cadastros → Técnicos/Portadores → Incluir (F2) → Aba Outros endereços, em casos onde, o técnico/portador prefere que seu endereço de Entrega/Cobrança seja diferente, preencha com essas informações:

3- No Retaguarda, em: Cadastros → Técnicos/Portadores → Incluir (F2) → Aba Outros Histórico de ocorrências, é possível registrar ocorrências específicas do técnico/portador, faça as seguintes configurações:

4- No Retaguarda, em: Cadastros → Técnicos/Portadores → Incluir (F2) → Aba Outros Histórico de ocorrências, é possível cadastrar algumas informações do técnico/portador:

5- No Retaguarda, em: Cadastros → Técnicos/Portadores → Incluir (F2) → Aba Imagem, cadastre uma imagem para o técnico/portador;

6- No Retaguarda, em: Cadastros → Técnicos/Portadores → Incluir (F2) → Aba Imagem, cadastre uma imagem para o técnico/portador;

Conteúdo Relacionado

Os artigos listados abaixo estão relacionados ao que você acabou de ler:
Cadastros
Cadastro de Cliente
Cadastro de Compradores
Cadastro de Fabricantes
Cadastro de Fornecedores
Cadastro de Motoristas
Cadastro de Portador
Cadastro de Produtos
Cadastro de Prospect
Cadastro de Serviços
Cadastro de Transportadora
Cadastro de Técnico
Cadastro de Vendedores
Obtendo suporte técnico e ajuda
Antes de Falar com o Suporte Técnico

15 Artigos recentes

Ver os últimos 100