Central do Uniplus

Índice
< Todo o conteúdo
Imprimir

Cadastro de Cliente

Introdução

Para realizar o cadastro de cliente no Retaguarda acesse: Cadastros → Clientes.

Uma grid com a listagem de todos os clientes cadastrados será aberta, conforme imagem a seguir:

Para adicionar um novo cliente, clique no botão [Incluir (F2)] localizado na região inferior da tela.

O cadastro de Cliente é composto pelas seguintes abas:

Geral

É na aba geral que as informações básicas a respeito do cliente são inseridas no cadastro, conforme os campos abaixo:

  • Código: É utilizado pelo sistema para identificar o cliente. É possível tanto identificar um código específico digitando no campo ou aceitar a sequência numérica gerada pelo sistema;
  • Inativo: Assinalando essa opção o cliente é inativado, de forma que não apareça na listagem de clientes ativos. Os dados de um cliente inativado permanecem registrados no sistema;
  • Nome: Nome do cliente a ser cadastrado;
  • CEP: CEP do cliente. Ao adicionar o CEP e clicar na seta ao lado do campo, os itens Estado, País, Cidade, Endereço e Bairro serão preenchidos automaticamente:

Caso não se saiba o CEP, é possível realizar a busca por dentro do sistema, clicando na imagem da “pastinha” que aparece ao lado do campo, como mostra a imagem a seguir:

Clicando na figura, a tela de “Pesquisar em CEPs novos” é aberta, onde é possível encontrar o CEP pelo endereço do cliente.

É possível preencher manualmente ou alterar o resultado trazido pelo CEP nos campos Estado, País, Cidade, Endereço, Número, Complemento e Bairro.

  • Pessoa: Selecione se o cliente é uma pessoa física (CPF) ou pessoa Jurídica (CNPJ);
  • Região: Caso o endereço do cliente contemple alguma região deve-se preencher esse campo. Caso contrário deve-se mantê-lo vazio;
  • Fone: Campo onde o telefone fixo do cliente deve ser adicionado;
  • Celular: Campo onde o telefone móvel do cliente deve ser adicionado;
  • Whatsapp: Campo onde o número de telefone com Whatsapp deve ser adicionado;
  • E-mail: Local onde o e-mail geral do cliente deve ser adicionado;
  • Site: Caso o cliente tenha site, o endereço deve ser adicionado nesse campo;
  • E-mail de faturamento: Endereço de e-mail principal utilizado pelo sistema para enviar o faturamento de compra e venda realizados no sistema;
  • E-mail faturamento cópia: Endereço de e-mail secundário utilizado pelo sistema para enviar o faturamento de compra e venda realizados no sistema;
  • E-mail financeiro: Endereço de e-mail que receberá os boletos e notas fiscais;
  • E-mail técnico: E-mail para qual é endereçado assuntos técnicos;
  • E-mail Comprador: E-mail ao qual o sistema utilizará para tratar a respeito de assuntos relacionado a compras;
  • Bloquear cliente: Marque essa opção para bloquear o cliente para as demais operações no sistema até que o seu desbloqueio ocorra.

Caso seja necessário cadastrar o cliente como outras entidades no sistema, é possível aproveitar as informações básicas da aba gerais já inseridas no cadastro selecionado a opção correspondente, conforme imagem a seguir:

 Pessoa Física

Caso seja selecionado no campo Pessoa a opção Física, deve-se preencher também as seguintes informações:

  • Nascimento: Informe a data de nascimento do cliente;
  • CPF: Informe o CPF do cliente;
  • Tipo de contribuinte: Informe qual o regime tributário do cliente, selecionando uma das opções entre Contribuinte ICMS, Contribuinte Isento e Não contribuinte.

  • IE: Campo obrigatório em caso de Contribuinte ICMS. Nos outros enquadramentos fiscais não é necessário ser preenchido;
  • RG: Informe o RG do cliente;
  • Natural de: Informe o estado e a cidade de nascimento do cliente;
  • Sexo: Selecione a opção que corresponda ao sexo do cliente:

  • Estado civil: Selecione a opção que corresponda ao estado civil do cliente:

  • Cônjuge: Informe o nome do cônjuge do cliente caso tenha;
  • Nome do pai: Informe o nome do pai do cliente;
  • Nome da mãe: Informe o nome da mãe do cliente;
  • Renda: Informe o valor da renda aproximada do cliente.

Na seção Dados do trabalho informe:

  • Profissão: Informe a profissão do cliente;
  • Empresa: Informe a empresa em que o cliente trabalha;
  • CEP: Informe o CEP da empresa em que o cliente trabalha. Ao adicionar o CEP e clicar na seta ao lado do campo, os itens Estado, País, Cidade, Endereço e Bairro serão preenchidos automaticamente:

Caso não se saiba o CEP é possível realizar a busca por dentro do sistema, clicando no ícone a seguir:

Ao clicar nele a tela “Pesquisar em CEPs novos” é aberta, onde é possível encontrar o CEP pelo endereço do cliente

É possível preencher manualmente ou alterar o resultado trazido pelo CEP nos campos Estado, País, Cidade, Endereço, Número, Complemento e Bairro.

  • Fone: Selecione o telefone de contato da empresa em que o cliente trabalha.

 Pessoa Jurídica

Caso seja selecionado no campo Pessoa a opção Jurídica deve-se preencher também as seguintes informações:

  • Razão Social: Informe a razão social do cliente;
  • CNPJ: Informe o CNPJ do cliente;
  • Tipo de Contribuinte: Selecione dentre as opções qual dos tipo de contribuinte o cliente se enquadra:

  • IE: Informe a Inscrição estadual do cliente. Caso o cliente seja Contribuinte ICMS ou Não contribuinte a inscrição deve ser preenchida. Caso seja Isento o mesmo não terá inscrição estadual, com tal campo não sendo preenchido;
  • IM: Informe a inscrição municipal do cliente;
  • Fundação: Informe a data de fundação da empresa;
  • Faturamento: Informe a média de faturamento da empresa;
  • Contato: Informe o nome de algum contato da empresa;
  • Fone de contato: Informe o telefone do contato da empresa;
  • Celular Contato: Informe o celular do contato da empresa;
  • Nascimento contato: Informe a data de nascimento do contato da empresa;
  • Enquadramento fiscal: Selecione o enquadramento fiscal da empresa:

  • Zona Franca/ALC: Selecione a zona franca do cliente.

 Estrangeiro

Caso o cliente cadastrado seja estrangeiro, no campo Estado deve-se selecionar “EX” e em País selecionar o respectivo local de nascimento, conforme imagem abaixo:

Na parte inferior da tela aparecerá a aba Estrangeiro, onde o número do Documento Legal do respectivo país de nascimento deve ser preenchido.

Outros Endereços

Clicando na aba outros endereços existe duas sub abas: Cobrança/Entrega e Adicionais.

 Cobrança/Entrega

Na seção Cobrança será possível adicionar as informações que será utilizada para a realização de cobranças.

É possível utilizar as informações de endereço utilizado no cadastrado na aba geral, utilizando o botão [Copiar do endereço principal], conforme imagem abaixo:

É possível também adicionar as informações manualmente, preenchendo os seguintes campos:

  • Nome: Nome da pessoa responsável pela cobrança;
  • CEP: Informe o CEP para localização da pessoa responsável pela cobrança. Ao adicionar o CEP e clicar na seta ao lado do campo, os itens Estado, País, Cidade, Endereço e Bairro serão preenchidos automaticamente:

Caso não se saiba o CEP é possível realizar a busca por dentro do sistema, clicando no ícone a seguir:

Ao clicar nele a tela “Pesquisar em CEPs novos” é aberta, onde é possível encontrar o CEP pelo endereço do cliente.

É possível preencher manualmente ou alterar o resultado trazido pelo CEP nos campos Estado, Cidade, bairro e Endereço.

Complete as informações do endereço informando o Número e o Complemento.

  • Nascimento: Informe a data de nascimento do contato utilizado para a cobrança;
  • Telefone: Informe o número de telefone disponível para contatar o responsável pela cobrança;
  • Celular: Informe o número de telefone disponível para contatar o responsável pela cobrança;
  • E-mail: Informe o e-mail do contato responsável pela cobrança.

Já na seção Entrega deve ser informado os dados que serão utilizados para a realização da entrega.

É possível utilizar as informações de endereço utilizado no cadastrado na aba geral, utilizando o botão [Copiar do endereço principal], conforme imagem abaixo:

É possível também adicionar as informações manualmente, preenchendo os seguintes campos:

  • Nome: Insira o nome do responsável por receber a entrega.
  • Tipo: Selecione o tipo do cliente:

  • CNPJ/CPF: Informe o CNPJ ou CPF do cliente;
  • CEP: Informe o CEP para para a entrega da mercadoria. Ao adicionar o CEP e clicar na seta ao lado do campo, os itens Estado, País, Cidade, Endereço e Bairro serão preenchidos automaticamente:

Caso não se saiba o CEP é possível realizar a busca por dentro do sistema, clicando no ícone a seguir:

Ao clicar nele a tela “Pesquisar em CEPs novos” é aberta, onde é possível encontrar o CEP pelo endereço do cliente

É possível preencher manualmente ou alterar o resultado trazido pelo CEP nos campos Estado, Cidade, bairro e Endereço.

Complete as informações do endereço informando o Número e o Complemento.

  • Nascimento: Informe a data de nascimento do responsável pelo recebimento;
  • Telefone: Informe o telefone de contato para o recebimento da entrega;
  • Celular: Informe o telefone celular de contato para o recebimento da entrega;
  • E-mail: Informe o e-mail do responsável pelo recebimento da entrega.

 Adicionais

Nessa sub aba é possível incluir endereços adicionais no cadastro do cliente. Para isso, é necessário preencher as seguintes informações e ao final clicar em [OK].

Histórico de Ocorrências

Na aba histórico de ocorrências é possível adicionar observações ao cadastro de cliente. Para incluir um histórico de ocorrência é necessário:

  • Data: Informe a data e a hora da ocorrência;
  • Descrição: Informe nesse campo um descritivo da ocorrência;
  • Tipo: Selecione o tipo de ocorrência.

Para realizar o cadastro do tipo de ocorrência é necessário clicar no ícone ao lado do campo tipo, conforme imagem abaixo:

Será aberta uma página com todos os tipos de ocorrência cadastrados. Para adicionar uma nova é necessário clicar no botão [Incluir (F2)] localizado na parte inferior da tela, conforme destacado na imagem a seguir:

Preencha o código (caso não seja especificado algum código o sistema gerará automaticamente) e uma descrição para a ocorrência. Clique em [Gravar (F10)] para finalizar a operação:

Após incluído todas as informações da ocorrência clique em [OK]. A listagem de todas as ocorrências constará abaixo, com a data, descrição, tipo e nome do usuário que a adicionou, conforme imagem a seguir:

Histórico de entregas

Nessa aba constará o histórico de toda as entregas realizadas para esse cliente.

Dependentes

Nessa aba é possível associar um cliente já cadastrado no sistema como dependente.

Para isso basta selecionar o dependente no campo cliente (que já deve estar previamente cadastrado), clicando no ícone abaixo:

Em seguida a listagem de todos os clientes cadastrados no sistema aparecerá. Selecione com um duplo clique o cadastro do dependente. O dependente aparecerá no campo cliente. Deve-se selecionar o grau de parentesco e clicar em [OK].

Outras Informações

Na aba outras informações é possível adicionar informações extras sobre o cliente.

Ela é dividida em duas sub abas: Geral e Dados Tributários.

 Geral

Na aba geral é possível incluir informações sobre os seguintes campos:

  • Rota: é possível adicionar manualmente a rota utilizada pelo cliente. Para isso, basta selecionar ou incluir uma nova rota, clicando no ícone ao lado do campo rota, conforme imagem a seguir:

A página de Rotas será aberta, de forma a ser possível filtrar pelas rotas cadastradas ou incluir uma nova, clicando no botão [Incluir (F2)] localizado na parte inferior da tela, conforme imagem abaixo:

Insira um código para a rota (caso o campo não seja preenchido, o sistema automaticamente criará um código para adicionar nesse campo) e adicione uma descrição. Em seguida clique no botão [Gravar (F10)].

  • Lead time de compra/produção (tempo em dias): É possível adicionar o quanto dias em médias são necessários para a produção ou compra;
  • Categoria: É possível adicionar uma categoria ao cliente. Para tanto, basta selecionar dentre as opções já cadastradas clicando no ícone ao lado do campo categoria.

Ao clicar no ícone, a página com toda as categorias é aberta. Encontre a categoria desejada e clique no botão [Selecionar (F11)].

Na seção Informações adicionais é possível criar campos personalizados para utilizar no cadastro de clientes. São liberados 16 campos adicionais para serem utilizados, conforme imagem a seguir:

Para criar um Campo adicional basta clicar no link do respectivo campo e preencher as informações solicitadas.

Na seção Preferências é possível adicionar as seguintes informações:

  • Dia do Vencimento: Insira o dia de vencimento para as cobranças geradas para esse cliente;
  • Dia do limite de compra: Insira a data limite de compra dentro do mês para esse cliente;
  • Pauta de Preço: Selecione a pauta de preço utilizada para esse cliente;
  • Tipo de documento: Selecione qual será o tipo de documento utilizado para a cobrança do cliente;
  • Condição de pagamento: Adicione qual será a condição de pagamento aplicada ao cliente. Para adicionar uma condição nova, basta clicar no ícone ao lado do campo Condição de pagamento, conforme imagem a seguir:

Será aberta uma página com todas as condições de pagamento cadastradas. Caso seja desejável cadastrar uma nova, clique no botão [Incluir (F2)]

Na página condições de pagamento é necessário cadastrar os seguintes parâmetros:

  • Código: Preencha com algum código específico ou deixe o campo em branco, de forma que o sistema gere o código automaticamente;
  • Inativo: Assinalando essa opção a condição de pagamento se torna inativa e não aparecerá como uma opção para ser utilização;
  • Descrição: Insira uma descrição para a condição de pagamento;
  • Escopo: Insira em que tipo de operação essa condição de pagamento poderá ser utilizada.

  • Tipo: Selecione o tipo de condição de pagamento;
  • Percentual: Adicione um percentual a condição de pagamento;
  • Por: Adicione de que forma a condição de pagamento será aplicada, se será a prazo ou número de parcelas.

Caso seja selecionada a opção Prazo o campo “Prazos (separado por .)” se tornará ativo. Nele será necessário informar o prazo desejado em dias, separado por “.

Já se a opção Número de parcelas for selecioanda, os campos Número de parcelas, Dia de vencimento, Dia limite e Meses de carência se tornarão ativos, devendo ser preenchidos.

  • Número de parcelas: Coloque neste campo qual será o número de parcelas;
  • Dia de vencimento: Coloque neste campo qual será o dia de vencimento;
  • Dia limite: Coloque neste campo qual será o dia limite;
  • Meses de carência: Coloque neste campo a quantidade de meses de carência.

  • Prazo para Manipulação: Adicione o prazo para manipulação;
  • Envio ao mobile vendas: Assinalar essa opção caso se deseje enviar essas condição de pagamento para o Mobile;
  • Enviado do Mobile: Essa opção será assinalada quando a condição de pagamento for adicionada no Mobile e transferida para o retaguarda;
  • Pode ser Flex: Assinale caso seja Flex.

Nos campos Vendedor, Vendedor 2 e Vendedor 3 é possível adicionar os vendedores correspondentes a esse cliente. É possível tanto selecionar ou criar um cadastro de vendedor, clicando no ícone ao lado de cada campo Vendedor, conforme imagem a seguir:

A página com a listagem de todos os vendedores cadastrados se abrirá. Para realizar o cadastro de um novo é necessário clicar no botão [Incluir (F2)].

  • Transportadora: Nesse campo é possível selecionar ou realizar o cadastrado da transportadora responsável pela entrega do cliente;
  • Tipo de aviso ao finalizar uma OS: É possível definir de que forma o cliente será notificado após a OS (Ordem de Serviço) for finalizada;
  • % máximo de flex gerado: Se trata da porcentagem máxima que o vendedor pode dar de desconto a esse cliente;
  • % desconto até o vencimento para boletos: Percentual de desconto aplicado ao valor total do boleto para pagamento antes do prazo de vencimento.

Na seção outras informações é possível adicionar Observações e Informações para PDV/Vendas, conforme campos abaixo:

 Dados Tributários

Nessa aba é possível adicionar dados tributários específicos, conforme imagem abaixo:

  • Produtor Rural: Assinale essa opção caso o cliente pertença a essa categoria;
  • Destacar ICMS ST: Assinale essa opção caso o cliente faça parte deste regime tributário;
  • Inscrição Suframa: Preencha com a inscrição Suframa caso o cliente seja detentor desta;
  • Tipo: Nesse campo é possível realizar o cadastro de outros documentos tributários.

Imagem

Nessa aba é possível adicionar imagens dentro do cadastro do cliente.

Para adicionar uma imagem, é necessário informar uma Descrição e logo abaixo adicioná-la, podendo ser através de uma Captura ou Arquivo. Após adicionar clique em [OK].

Histórico

Nessa aba o sistema filtrará todo o histórico do cliente.

Financeiro

Na aba financeiro o sistema trará um resumo da movimentação financeira do cliente, conforme imagem abaixo:

Para filtrar basta selecionar o Status desejado

SPC

Na aba SPC é possível registrar a inclusão ou a retirada do cliente no SPC.

Para tanto basta registrar a data da operação e clicar no botão [OK].

Limite de Crédito

Nessa aba é possível configurar a funcionalidade de limite de crédito no cadastro do cliente, para que o seu uso possa ocorrer no crediário da loja.

OBS: Ao ativar o uso do Limite de Crédito para um cliente, é necessário aplicar a configuração em todos os clientes cadastrados no sistema.

  • Liberar atrasos: Checkbox que permite liberar o cliente para vendas, mesmo com documentos em atraso.

Na seção Situação atual é possível configurar:

  • Valor limite: Valor de credito para uso em vendas pelo cliente;
  • Especial: Valor de credito liberado em condições especiais para o cliente;
  • Validade: Validade para uso do valor de credito do cliente.

Na seção Situação pretendida é necessário informar:

  • Valor limite: Valor que pretende liberar de crédito para o cliente.

Na seção Situação pretendida especial é possível limitar:

  • Valor limite: Valor que pretende liberar em caráter especial para o cliente.
  • Liberado de: Data especifica para o uso desse crédito especial.

Contatos

Nessa aba é possível adicionar outros contatos para o cadastro do cliente.

Para incluir um contato é necessário preencher:

  • Nome: Informe o nome do contato;
  • Tipo: Selecione o tipo de contato correspondente.

Para realizar o cadastro de um tipo de cadastro é necessário clicar no ícone ao lado do campo Tipo, conforme imagem abaixo:

Uma listagem com todos os tipos de contato cadastrados aparecerá. Para cadastrar um novo tipo de contato é necessário clicar no botão [Incluir (F2)].

Informe o código (caso não preenchido o sistema criará um automaticamente) e descrição, e em seguida clique em [Gravar (F10].

  • Telefone: Informe o telefone do contato;
  • Celular: Informe o telefone celular do contato;
  • E-mail: Informe o E-mail do contato;
  • Descrição: Adicione uma descrição para o contato.

Clique no botão [Ok] para adicionar um contato.

Cartão Fidelidade

Nessa aba é possível liberar o cliente para utilizar o cartão fidelidade.

Para essa ação é necessário selecionar a opção “Cliente é fidelidade”

Conteúdo Relacionado

Os artigos listados abaixo estão relacionados ao que você acabou de ler:
Cadastro de Entidades
Antes de Falar com o Suporte Técnico
Obtendo suporte técnico e ajuda

15 Artigos recentes

Ver os últimos 100