Central do Uniplus

Índice
< Todo o conteúdo
Imprimir

REJ539

Causa

Essa rejeição ocorre quando a SEFAZ já autorizou outra nota com o mesmo CNPJ do emitente, modelo, número e série. Mas com data de emissão, tipo de emissão ou código numérico ou outras posições da chave de acesso diferentes. A mensagem a ser retornada será “539 – Duplicidade de NF-e, com diferença na Chave de Acesso“.

Pode ocorrer em casos em que há instabilidade na comunicação com a SEFAZ e ao tentar autorizar uma nota, o retorno da SEFAZ de que a NF-e foi recebida ou está em processamento não é encaminhado para o emitente. Mesmo a nota já tendo sido autorizada. Nesse caso, se o cliente tentar transmitir novamente a nota em outro momento, ao restabelecer a comunicação com a SEFAZ, ela receberá a NF-e com a chave de acesso diferente e retornará com a rejeição 539.

Exemplos

  • Durante o processamento de uma NF-e com o tipo de emissão normal, foi detectada uma instabilidade na comunicação com a Sefaz. Isso impede que o retorno confirmando o recebimento ou o processamento da NF-e seja enviado ao contribuinte, mesmo que a Sefaz tenha recebido e autorizado o documento. Nessa situação, o usuário ativa a contingência e reenvia a NF-e, que é registrada na Sefaz com uma Chave de Acesso diferente. Posteriormente, quando os serviços da Sefaz são restabelecidos e ela recebe a NF-e com a nova Chave de Acesso (diferente por conta do tpEmis), é gerada a rejeição 539;
  • Ao enviar uma NF-e, se o contribuinte a reenviar antes de receber o retorno da primeira transmissão, mas alterando o Código Numérico (cNF), ocorrerá uma diferença na Chave de Acesso, já que o cNF faz parte dela. Como consequência, a Sefaz retornará a rejeição 539 devido à diferença entre as Chaves de Acesso.

Regra de Validação da SEFAZ

Como resolver a rejeição 539?

Considerando os exemplos dados anteriormente, nos casos 1 e 2, é necessário analisar qual foi a causa da rejeição. Na maioria dos casos, basta realizar a atualização de status da NF-e. Para atualizar o status da NF-e, siga os procedimentos deste artigo. Qualquer dúvida, entre em contato com nosso suporte.

ImportanteEsse problema costuma ocorrer com frequência em clientes que optam por utilizar uma mesma numeração tanto para emissão normal quanto para contingência. Devemos observar que a Sefaz recomenda utilização de numerações distintas. Isso pode acarretar num outro problema que é a existência de EPEC pendentes de conciliação

Referências

Conteúdo Relacionado

Os artigos listados abaixo estão relacionados ao que você acabou de ler:
Lista de Rejeições na Emissão de Documentos Fiscais Eletrônicos
Antes de Falar com o Suporte Técnico
Obtendo suporte técnico e ajuda

15 Artigos recentes

Ver os últimos 100