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Integração WooCommerce

Sobre

O Uniplus permite integração com E-commerce através do WooCommerce que é baseado unicamente em WordPress. Confira nesse manual com algumas configurações e operações necessárias para que ocorra o repasse de informações entre o site que gerencia o E-commerce e o Retaguarda;

Configuração

Para utilizar o E-commerce é necessário possuir o módulo licenciado e ativo. Após ativar a licença acesse: Ferramentas → Configurador do sistema → Ecommerce:

Em E-commerce → Configurações, selecione uma configuração para alterar ou clique em [Incluir (F12)] para criar uma nova:

ObservaçãoA opção “Perguntas e Respostas” está apenas ativa para a integração com o Mercado Livre.

 Geral

No Retaguarda, em: Ferramentas → E-commerce → Configurações → Geral, faça as seguintes configurações;

  • Nome: defina um nome para esta configuração;
  • Usuário/Senha: utilizados para autenticar as requisições do WooCommerce;
  • Código empresa: código da empresa/filial;
  • App Key: informe a consumer key gerada pelo API Key;
  • App Secret: informe a consumer secret gerada pelo API Key;
  • Quantidade de registros por consulta: defina a quantidade de registros que haverá em uma consulta;
  • Tempo de espera para conexão (segundo): defina o tempo de espera para a conexão;
  • Filtro de pedidos: escolha a condição padrão de filtragem que será considerada ao exibir os pedidos;
  • Ambiente: selecione o ambiente de trabalho (Homologação é utilizado apenas para testes);
  • Url de homologação: informe o URL da API Rest de homologação (e não o URL do site). Observação: a URL não pode conter a “/” no final do link;
  • Url de produção: informe o URL da API Rest de produção (e não o URL do site). Observação: a URL não pode conter a “/” no final do link;
  • URL para upload da imagem: essa URL o cliente deve obter com a plataforma de seu E-commerce;
  • URL para geração do Token: essa URL o cliente deve obter com a plataforma de seu E-commerce;
  • As demais configurações vão de acordo com o seu cenário de trabalho.

 Produto

No Retaguarda, em: Ferramentas → E-commerce → Configurações → Produto, faça as seguintes configurações;

  • Enviar nome no e-commerce: marque para enviar o nome que será usado na descrição do cadastro de produto;
  • Enviar imagens: marque se desejar enviar imagem dos produtos. Não habilite caso queira manter as imagens já definidas no WooCommerce;
  • Enviar categoria: marque quando desejar enviar as categorias cadastradas. Essas categorias podem ser cadastras em E-commerce → Categorias:

Na tela de Categorias do e-commerce, crie uma categoria com o botão [Incluir categoria (F2)] ou altere uma já existente com o botão [Alterar (F4)]. É possível criar subcategorias com o botão [Incluir subcategorias (F3)].

  • Enviar saldo previsto: com a checkbox marcada, será enviado o saldo previsto do produto, como é possível ver na imagem abaixo:
  • Cadastrar novas variações: ao marcar a checkbox, é permitido a inserção de novas variações de um produto;
  • Pauta de preço para venda: escolha a pauta de preço que será usada na venda.

A área de Envio do saldo dos produtos serve para definir o local de saldo de estoque que será enviado para a plataforma. Assim, é possível adicionar um local de estoque individual para cada filial.

 Pedido

No Retaguarda, em: Ferramentas → E-commerce → Configurações → Pedido, faça as seguintes configurações;

  • Filial: selecione a filial em que está logado;
  • Local de estoque: selecione o local de estoque da filial;
  • Identificador: aqui é possível cadastrar as formas de pagamento vindas dos pedidos importados no e-commerce;
  • Identificadores pendentes: aqui é exibido as formas de pagamentos usados na plataforma que ainda não foram cadastrados no sistema;
  • Descrição: insira uma descrição que auxilie na identificação;
  • Entidade: aqui é definido a administradora de carteira de pagamentos.

Os campos Meio de pagamento, Carteira digital, Condição de pagamento e Tipo de documento financeiro são usados para o controle de dados financeiros para gerar as NFs e controle de financeiro (lançamento caixa, contas a receber).

Após preencher os campos, clique no botão [Ok] ao final, e as informações serão cadastradas na tabela em baixo.

A área de Condição de pagamento alternativa permite cadastrar uma forma secundária de pagamento.

 Nota fiscal

  • CFOP simbólica interna: informe a cfop interna;
  • CFOP simbólica externa: informe a cfop externa;
  • Em caso de dúvidas, verifique com a contabilidade.

Envio de Imagens

Para fazer o envio de imagens para o WooCommerce, é necessário preencher o campo de URL para upload da imagem em Geral, e também marcar a checkbox Enviar imagens na aba Produto.

Sincronização

Para fazer a sincronização execute o servidor de comunicação (Yoda ou C3PO) e fique atento à todas as informações abaixo:

  1. o C3PO/Yoda deve estar sempre em execução para que ocorra a sincronização automática com o E-commerce;
  2. A sincronização automática ocorre apenas em pedidos com status: Processando e que estão vindo do E-commerce, isto é, sentido E-commerce → Retaguarda;
  3. A sincronização que indica que o pedido foi faturado no Retaguarda, isto é, Sentido Retaguarda → E-commerce, deverá ser feita de forma manual;

 Produtos

1- Via Grid de produtosMais opções → Sincronizar produtos E-commerce:

2- Via E-commerce → Sincronizar produtos;

3- Via C3PO/Yoda de forma automática. No cadastro de produtos → Aba Ecommerce, selecione o item e clique no botão [E-commerce (Ctrl +E)]. A tela de configurações de E-commerce aparecerá, e nela é possível visualizar as informações da última sincronização automática:

Nessa tela é possível configurar alguns parâmetros do produto ao clicar no botão [Configuração] ao lado:

 Pedidos

  • Existem três formas de sincronizar os pedidos efetuados no E-commerce com o Retaguarda;

1- Via Grid pedido de faturamentoVendas → Pedidos de Faturamento → Outras opções → Sincronizar pedidos E-commerce;

2- Via E-commerce → Sincronizar pedidos;

3- Via C3PO/Yoda de forma automática;

  • Somente pedidos com status: Processando é que serão sincronizados com o Retaguarda.

Envio de variações dos produtos para o e-commerce

Para enviar as variações, você deve selecionar na configuração do e-commerce a opção “Cadastrar Variação“. O sistema não envia todas as variações existente do produto, somente as variações cadastradas no código de barras do produto.

No cadastro de produtos, selecione o produto desejado. Na aba “Código de Barras“, você deve informar as variações que deseja enviar para o e-commerce.

Pedidos

1- Ao realizar a sincronização dos pedidos, caso o cliente que fez a compra ainda não estiver cadastrado no sistema, o cadastro será feito automaticamente;
2- Para visualizar os pedidos sincronizados com o Retaguarda, acesse: Vendas → Pedidos de Faturamento;

  • Para visualizar apenas pedidos do E-commerce, habilite a opção: 

3- Para otimizar a visualização da Grid de Pedidos de Faturamento (Vendas → Pedidos de Faturamento), basta seguir o manual Configurador de Grids;

 Faturamento

1- Os pedidos que foram sincronizados, porém não estão faturados, ficarão com o status Pendente
2- Existem duas formas para faturar o pedido:

  • Via Grid de Pedidos de Faturamento: Vendas → Pedidos de Faturamento, com o pedido selecionado → Outras opções → Emitir NF E-commerce;
  • Vale mencionar também outras funções dessa aba:
    • Importar pedidos E-commerce: vai importar os pedidos vindos do E-commerce;
    • Consultar E-commerce: vai fazer a consulta do status do pedido da plataforma de E-commerce;
  • Via Nota Fiscal: Notas Fiscais → Nota fiscal de pedidos de faturamento, com o pedido selecionado, clique em [Processar pedidos (F6)];

3- Após faturar o pedido, seu status será alterado para Associação de notas completo;

4- Para enviar os pedidos faturados para o site que gerencia o E-commerce, na tela de Pedidos de Faturamento, clique em: Outras opções → Enviar NF e-commerce;

  • O envio da confirmação de faturamento no Retaguarda pode ser feito em lote.
  • Assim que o pedido for enviado para o E-commerce, seu status será alterado para: NF emitida.

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