Central do Uniplus

Índice
< Todo o conteúdo
Imprimir

Integração com Magento

Magento é um sistema de e-commerce modular desenvolvido pela Magento Inc e que faz parte do pacote de soluções oferecidas pela Adobe Inc. Mais informações conceituais e comerciais sobre o ambiente podem ser obtidas diretamente no site deles. A plataforma é bastante popular e o Uniplus possui integração com este ambiente de comércio eletrônico.

Pré-requisitoO usuário precisa ter habilitada a licença específica do Magento no Uniplus.

Para configurar a integração, acesse o menu Ferramentas → E-commerce → Configuração:

Os campos a configurar são:

  • Tipo: escolha o tipo “Magento”;
  • Nome: use um nome que seja suficientemente descritivo, fácil de identificar. “Magento” pode ser uma boa ideia;
  • Usuário: informe o nome de usuário. Este nome deve ser o mesmo definido na plataforma de e-commerce;
  • Senha: informe a senha igual à definida na plataforma;
  • Código empresa: informe o código de empresa;
  • Quantidade de registros por consulta: informe quantos registro deverão ser retornados por consulta à plataforma. Este número pode afetar o tempo de resposta e a visualização das informações;
  • Condição pagamento: escolha a condição de pagamento que será aplicada às transações de venda na plataforma Magento;
  • Pauta de preço para venda: escolha a pauta de preço que será aplicada às transações de venda realizadas na plataforma;
  • Ambiente: escolha em que ambiente (Homologação/Produção) as transações serão realizadas;
  • URL homologação: informe o endereço de homologação fornecido pela plataforma. O endereço terminará com a expressão “/api/v2_soap”;
  • URL produção: informe o endereço de produção fornecido pela Magento. O endereço terminará com a expressão “/api/v2_soap”;
  • Status de faturamento de nota no E-commerce: escolha o status de faturamento. Este campo é mais comentado n próximo parágrafo;
  • Outro status no E-commerce: um dos tipos possíveis, conforme demonstrado na próxima figura. Pode ser deixado como “expedition”.

Sobre o campo Status de faturamento de nota no E-commerce, é interessante perceber que ele se refere ao status que o pedido assumirá no Magento quando a nota for enviada do Uniplus para o E-commerce.

O Magento permite que o próprio usuário cadastre Status na plataforma, o que pode facilitar o controle da situação dos pedidos. O Status adicionado deve ser dos tipos indicados na coluna Código Status, realçada na figura seguinte:

Voltando ao ambiente do Uniplus, dentro das configurações podem ser realizados alguns processos simples de comunicação entre as duas plataformas, tais como os que são acionados pelos botões [Sincronizar produtos][Importar pedidos] e [Importar produtos]:

  • [Sinronizar]: envia do Uniplus para o Magento os preços e quantidades em estoque dos produtos relacionados;
  • [Importar pedidos]: busca no Magento os pedidos que estão com status de “Novo” e faz a integração no Uniplus;
  • [Importar produtos]: envia do Uniplus para o Magento os dados cadastrais dos produtos que estão marcados para serem integrados na plataforma, usando como base de comparação o Codigo do sistema com o SKU do ambiente e-commerce;

Veja um exemplo. No Uniplus temos um produto cadastrado com código “2525”, descrito como “BOTA CALFOR PRECOCE INF014 VERMELHO/32/3”:

Para que este produto seja integrado, o campo que sinaliza isso deverá estar marcado:

Com a integração e sincronização feitas, a visualização de produtos no ambiente do e-commerce mostrará o produto 2525 e todos os demais que foram relacionados:

Ainda dentro do Uniplus, no cadastro de produtos é possível sincronizar os produtos com o e-commerce. A ação de sincronização faz com que os preços e quantidades disponíveis no Magento sejam igualados com os do Uniplus:

Outro ponto do sistema onde a comunicação com o e-commerce Magento é possível é na tela de pedidos de faturamento:

Com a checkbox E-commerce marcada e clicando no botão [Mais opções], alguns itens do menu se referem a ações de integração:

  • [Importar pedidos E-Commerce]: busca no Magento e integra do uniplus os pedidos que estão com o status de “novo”;
  • [Consulta E-Commerce]: atualiza o status do pedido no Uniplus do mesmo modo como aparece no Magento;
  • [Emitir NF E-Commerce]: gera e valida a nota fiscal eletrônica de saída;
  • [Enviar NF E-Commerce]: depois de validar a nota fiscal de saída gerada no Uniplus, envia ao e-commerce o status de “faturamento de nota”.

Conteúdo Relacionado

Os artigos listados abaixo estão relacionados ao que você acabou de ler:
Integrações
Cadastro de Produtos
Obtendo suporte técnico e ajuda
Antes de Falar com o Suporte Técnico

15 Artigos recentes

Ver os últimos 100