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Centro de Custos

Introdução

O Centro de Custo é uma ferramenta importante para controle e apuração dos gastos por setores da empresa. Seu uso permite de agrupar despesas e receitas de forma eficiente, levando em conta as unidades dentro de uma organização. É possível segmentar a empresa por departamentos, atribuir e identificar o consumo de recursos e, desta maneira, ajudar os administradores a tomar decisões que otimizem o desempenho operacional da instituição.

Configuração

1- Com a licença de Centro de custos devidamente configurada, no Retaguarda, em: Ferramentas → Configurador do sistema → Financeiro, ative a funcionalidade Centro de custo:

2- No Retaguarda, em: Cadastros → Outros → Financeiro → Configurações centros de custo, faça a configuração da estrutura de controle dos códigos para os centros de custos, quanto aos níveis e máscara, irá depender do tamanho da departamentalização e da setorização que irá ser feita:

3- No Retaguarda, em: Cadastros → Outros → Financeiro → Códigos reduzidos centros de custo, é configurada a inicialização dos contadores de códigos reduzidos dos centros de custos:

4- No Retaguarda, em: Cadastros → Outros → Financeiro → Centros de custo → Incluir (F2), imaginando que temos 3 grupos no nível 1: AdministraçãoIndustrial e Comercial, faça as seguintes configurações:

  • Código extenso: Informe a mascara cadastrada anteriormente de uma maneira sequencial;
  • Grupo cod. reduzido: Tecle enter para que o sistema preencha automaticamente;
  • Código reduzido: Informe o número de referência para começar a contagem, ou tecle enter para que o sistema preencha automaticamente;
  • Descrição: Informe o nome do setor/departamento;
  • Tipo Analítico: Aparecem os lançamentos individualizados, ou seja, centros de custo que recebem os valores;
  • Tipo Sintético: Só aparecem os somatórios, ou seja, são centros de custos totalizadores dos centros de custos analíticos;

5- No Retaguarda, em: Cadastros → Outros → Financeiro → Centros de custo, selecionado um Centro de custo, clique em Incluir (F2) e cadastre os Subgrupos como Analíticos (perceba que os cadastros sempre dão sequencia um ao outro):

6- Para que o rateio de centro de custos seja obrigatório ao selecionar um determinado plano de contas, acesse Cadastros → Outros → Financeiro → Plano de contas gerencial, clique para alterar o plano de contas pai (note que neste exemplo o plano e contas pai é o Despesas uma vez que os demais planos estão “dentro” dele) e habilite para que seja Obrigatório o uso de centro de custo:

7- No Retaguarda, em: Financeiro → Relatório de centros de custo, preencha os campos de acordo com sua preferência e imprima o relatório:

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