Servidor Local (WEB)
A instalação do Uniplusweb em servidor local é feita sobre a mesma base de dados do Uniplus versão desktop.
Entenda melhor
Instância é um conceito do Uniplusweb. Ele pode se referir a um servidor (no caso do sistema estar instalado localmente no servidor do cliente), ou pode se referir a mais servidores (no caso do Uniplusweb estar em um datacenter, como a Amazon).
Conta refere-se a um cliente final, que tem uma base de dados e um contrato com a Intelidata.
Note que uma instância pode conter mais de uma conta. Claro que isto depende da capacidade de processamento e memória dos servidores onde a instância é executada.
Passos para instalação
1 – Tenha certeza de que o Uniplus Desktop esteja corretamente instalado e em operação. Para a instalação, obtenha o link de download aqui;
2 – Acesse o Portal do canal e acesse no menu lateral a opção UniplusWeb. Em seguida, clique no botão [Incluir Instância]:
3 – Selecione o “Tipo” como sendo Local e preencha os demais dados:
4 – Copie o TOKEN gerado pela criação da instância. Essa informação será necessária na instalação:
5 – Após criar a nova Instância, clique no botão [Contas] e depois em [Nova conta]:
6 – Em seguida, inclua os dados da nova conta:
Sobre os campos que aparecem na imagem acima:
- Identificador global da conta: também conhecido como “tenant”, este identificador será usado para acessar o sistema e normalmente é o CNPJ do cliente que é inserido neste campo.
- Descrição da conta: informe o nome da conta;
- URL da loja: URL de acesso ao Uniplus Shop (opcional). Este campo não tem efeito no caso de uma instância local;
- Demonstração: quando marcado indica que será uma conta de testes, possibilitando restaurar um backup demonstração sem contrato ativo (opcional);
- Contrato: selecione o contrato do cliente;
- Contador: será usado nos casos em que o contador terá acesso ao sistema do cliente através de um painel próprio (opcional).
7 – Agora será necessário instalar o UniplusWeb local. Baixe o instalador conforme a versão desejada aqui;
8 – Siga os passos do instalador. Sugerimos instalar o Uniplusweb na pasta C:\UNIPLUS\web.
9 – Quando solicitado, informe o token da instância e o identificador da conta incluídos na etapa anterior (dados do Token, passo 4. Dados da Conta, passo 6 deste manual):
Como resultado destes passos, o Uniplusweb será instalado como serviço do Windows (com o nome “UnipluswebServer”). O sistema poderá ser conectado usando um navegador de internet.
Exemplo de conexão: https://localhost:8443/?tenant=IDENTIFICADOR_GLOBAL_CONTA.
Alteração da porta 8443
Por padrão, o Uniplusweb será instalado na porta 8443. Para alterar esta porta, crie ou edite o arquivo application-prod.properties no diretório de instalação do UniplusWeb e inclua a seguinte linha:
application-prod.properties |
---|
server.port=8444 |
Importante
A versão web não pode ser usada ao mesmo tempo que a versão desktop. Apesar das bases de dados serem 100% compatíveis, os sistema de cache não são integrados, gerando um comportamento imprevisível no caso das duas versões do sistema serem usados ao mesmo tempo.
A comunicação do Uniplusweb é criptografada (mesmo com o servidor local). Na web é obrigatório o uso de um certificado digital emitido por uma autoridade reconhecida.
No caso de um servidor local, a fim de evitar o custo com o certificado, o Uniplusweb usa um certificado interno, que é tão seguro quanto os certificados tradicionais, porém não reconhecido pelos navegadores web. Neste caso sugerimos o uso o cliente do Uniplus para evitar as mensagens de aviso do navegador.
Várias contas no mesmo servidor
Inicialmente, abra o arquivo c:/UNIPLUS/web/application.properties e adicione a seguinte linha:
uniplusweb.bancodados.diretorio=c://UNIPLUS/pg/
Para realização de backup automático, adicione as seguintes linhas:
uniplusweb.bancoDados.diretorio=C://UNIPLUS/pg/
uniplusweb.configuracaoSchedulers.cronBackup=0 0 22 * * ?
Observação: os locais informados aqui consideram que a instalação foi feita no diretório (pasta) padrão. Se o sistema estiver instalado em outra pasta, será necessário ajustar as informações acima para localizar o arquivo de configuração e o parâmetro informado. Observe que as barras duplas após o “c:” são necessárias.
Após o ajuste nos parâmetros, reinicie o serviço do Uniplusweb para que ele reconheça a alteração que foi feita.
Para incluir uma nova conta no mesmo servidor local, primeiro será necessário cadastrar a conta na instância (usando o portal), conforme os passos iniciais já descritos neste artigo.
Depois, no servidor local é necessário abrir o painel de controle de serviço do Windows e reiniciar o serviço UnipluswebServer. Independente da forma como o procedimento for realizado, a ideia é que o Portal Comercial seja acessado e base de dados com as contas se mantenha atualizado.
Segue disponível link para um banco de dados para ativação, caso seja necessário, aqui.
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