Central do Uniplus

Índice
< Todo o conteúdo
Imprimir

Plano de Contas (WEB)

Visão Geral

O Plano de Contas é utilizado para fazer o controle registrando as entradas e saídas financeiras da empresa. O Plano de Contas tem como princípio a criação de categorias opcionais que irão estruturar e gerar relatórios contábeis de organização, permitindo o aumento de controle sobre gastos, despesas e receitas.

Cadastro de Plano de Contas

É possível criar novas categorias de planos de conta, para isso acesse Financeiro → Coluna Outros → Plano de contas:

Ao  um novo tipo de plano, realize as configurações:

  • Nome: insira um nome para o plano de conta;
  • Tipo movimento: selecione o tipo de movimento (saída ou entrada);
  • Tipo da Conta DRE: selecione o tipo da conta DRE;
  • Ativo/Inativo: habilitando e desabilitando, torna o plano inativo ou ativo;
  • Conta contábil para integração: selecione a conta contábil para integração.

É possível mover os planos para dentro ou fora de outros, podendo ser organizados conforme necessário, para isso selecione o plano e clique em Mover plano de conta e selecione o destino desejado:

Outra opção seria Incluir subnível, para incluir um plano automaticamente abaixo (dentro da categoria) de outro.

Locais de atribuição de Plano de Contas

 Natureza de operação

Em naturezas de operação, o Plano de Contas é utilizado na gravação do financeiro gerado no lançamento de notas fiscais. Quando se trata de notas de entrada, só será utilizado o Plano de Contas da natureza de operação, caso essa informação não estiver cadastrada no fornecedor.

Em Fiscal → Coluna Outros → Naturezas de operação fiscal:

Selecione a natureza desejada e na aba Geral selecione o Plano de contas:

Produtos

Nos produtos, o Plano de Contas é utilizado apenas no relatório de resultado operacional, quando se buscam os dados do financeiro das notas fiscais.

Em Cadastros → Produtos, na aba Geral de um produto selecione o Plano de contas:

Meios de pagamento

Nos Meios de pagamento, o Plano de Contas é utilizado na gravação do financeiro gerado em vendas do PDV.

Em PDV → Coluna Outros → Meios de pagamento:

No meio de pagamento, aba Geral, selecione o Plano de Contas:

Fornecedores

Nos fornecedores, o Plano de Contas é utilizado na gravação do financeiro gerado nos lançamentos de notas fiscais de entrada. Caso essa informação não tenha sido cadastrada, será utilizada a do cadastro de natureza de operação.

Em Cadastros → Fornecedores no fornecedor selecione o Plano de contas:

Relatórios

 Plano de contas

Este relatório busca as informações da tabela Financeiro (quando o filtro for por emissão) e da tabela Financeiro Lançamento (quando o filtro for pelo pagamento). O relatório busca por lançamentos de juros, multa, acréscimo e desconto dos documentos.

Para emitir esse relatório acesse Financeiro → Coluna Relatórios → Posição a pagar/receber por plano de contas:

Configure então os filtros desejados:

  • Cliente/Fornecedor: selecione o cliente ou fornecedor;
  • Detalhado: habilitando, deixará o relatório com mais detalhes;
  • Mostrar documentos substituídos: habilitando, mostra também os documentos que foram substituídos;
  • Data de emissão inicial/Data de emissão final: selecione a data de início e fim da pesquisa de filtro por emissões. Este filtro procura por qualquer documento emitido entre a data de início e fim;
  • Data de vencimento inicial/Data de vencimento final: selecione a data de início e fim da pesquisa de filtro por vencimentos. Este filtro procura por qualquer documento que tenha vencido entre a data de início e fim;
  • Data de pagamento inicial/Data de pagamento final: selecione a data de início e fim da pesquisa de filtro por pagamentos. Este filtro procura por qualquer documento cujo pagamento foi efetuado entre a data de início e fim;
  • Plano de contas (PC): selecione os tipos de planos de conta que serão exibidos.

As opções do canto inferior da tela personalizam o relatório gerado. Saída define o tipo de documento que será gerado, Orientação define o ângulo do relatório e Opções define se o arquivo será aberto numa nova guia ou será realizado um download direto.

Demonstrativo de Fluxo de Caixa – DFC

Esse relatório busca as informações da tabela Conta corrente Lançamento, que são todos os lançamentos gerados e criados manualmente na grid de caixas e bancos.

Para emitir esse relatório acesse Financeiro → Coluna relatórios → Demonstrativo de Fluxo de Caixa – DFC:

Faça as configurações de filtro desejadas:

  • Data inicial/Data final: selecione as datas de início e fim de filtro;
  • Conta Corrente: selecione a conta corrente;
  • Ocultar lançamentos sem Plano de Contas: habilitando, oculta os lançamentos sem plano de contas;
  • Exibir Saldo inicial: habilitando, exibe saldo inicial;
  • Plano de contas (PC): selecione os tipos de plano de contas.

As opções do canto inferior da tela personalizam o relatório gerado. Saída define o tipo de documento que será gerado, Orientação define o ângulo do relatório e Opções define se o arquivo será aberto numa nova guia ou será realizado um download direto.

Conteúdo Relacionado

Os artigos listados abaixo estão relacionados ao que você acabou de ler:
Nota fiscal de entrada (WEB)
Vendas PDV (WEB)
Cadastro de Clientes e Entidades (WEB)
Análise dos Resultados (DRE) & Análise do Caixa (DFC)
Antes de Falar com o Suporte Técnico
Obtendo suporte técnico e ajuda

   15 Artigos recentes   

Ver os últimos 100