Central do Uniplus

Índice
< Todo o conteúdo
Imprimir

Integração com o WhatsApp (WEB)

Antes de Iniciar

Pré requisitosEstar trabalhando na build 6.9.201 ou mais recente. Se a integração for através do WhatsGW, ter em mãos a API Key fornecida por eles.
ObservaçõesA integração com WhatsApp está disponível para qualquer segmento, incluindo Uniplus WEB. Não é necessário licenciamento específico na Intelidata.

Formas de Integração

A integração com o WhatsApp permite que o usuário do Uniplus acione esse bem conhecido aplicativo de comunicação a partir do sistema. Em vários cenários, o recurso oferece maior agilidade na interação entre o usuário e o seu cliente final, favorecendo a aprovação de orçamentos, fechamento de vendas, envio de documentos e até mesmo a cobrança e recuperação de atrasados.

A configuração é bem simples e pode ser acessada pelo menu Cadastros → Outros → Ferramentas → Configuração do WhatsApp.

A tela de configuração precisa de poucas informações para efetivar o funcionamento do recurso:

Atualmente existem duas maneiras em que a integração pode ser feita. Elas são descritas nos tópicos seguintes.

 Integrando através do WhatsApp Web

Essa é a opção padrão do sistema. Após a atualização para a build 6.9.201, ou caso a primeira instalação já tenha sido feita nela ou em uma build mais recente, o Uniplus automaticamente estará preparado para usar o WhatsApp WEB como meio integrador. Nesse caso a tela de configuração ficará como mostra a imagem seguinte.

Não será necessário nenhum ajuste, o sistema estará pronto para o trabalho.

A integração pelo WhatsApp WEB é totalmente livre de custos. No entanto, devido a uma limitação técnica dele, não é possível gerar a mensagem e ao mesmo tempo já incluir o anexo nela. Para contornar essa situação o Uniplus faz o download do documento que será enviado em anexo na pasta \whatsapp\ , que é criada automaticamente dentro da pasta onde está o sistema. Ou seja, geralmente esse caminho será “c:\uniplus\whatsapp\”.

Importante destacar que antes de salvar o conteúdo nessa pasta, o Uniplus automaticamente faz uma limpeza de qualquer conteúdo anterior que esteja dentro de “\whatsapp\”. Isso evita que o usuário perca tempo procurando o anexo certo, evita o acúmulo de conteúdo desnecessário e, também importante, evita que o usuário envie por engano conteúdo sensível para o destinatário errado.

Caso precise de mais informações sobre o WhatsApp Web, visite https://web.whatsapp.com/ .

 Integrando através do WhatsGW

O WhatsGW é uma API (Application Programming Interface ou, em português, Interface de Programação de Aplicativos). Ela oferece um conjunto de recursos que permite que sistemas diversos se comuniquem com o WhatsApp. A ferramenta tem uma política de cobrança por faixa de envios. No momento em que escrevemos este artigo, a cada mês as 100 primeiras mensagens são livres de custo. A partir daí a quantidade de mensagens se enquadra em diferentes padrões de cobrança (101 a 1.000; 1.001 a 10.000; e 10.001 em diante). Importante ressaltar, os anexos são cobrados como uma mensagem distinta do texto. Por exemplo, uma mensagem encaminhando uma NF-e em anexo será cobrada duas vezes: uma pelo texto e outra pelo anexo.

Para que o usuário do Uniplus trabalhe com o WhatsGW ele deverá antes acessar o site da ferramenta e contratar o serviço. O WhatsGW fornecerá uma API Key, código que é obrigatório para a configuração da API no sistema. Cobranças resultantes de assinatura, taxas de serviço, taxas de manutenção, tarifa por quantidade de envios mensais e outras cobranças de qualquer tipo e natureza não serão de responsabilidade da Intelidata, mas do usuário contratante do serviço. Para obter mais informações sobre o WhatsGW, visite https://whatsgw.com.br/ .

A configuração do WhatsGW também é simples, como mostra a figura abaixo:

Essa API permite que o Uniplus envie a mensagem já composta com o seu anexo, evitando a necessidade de algum download prévio do documento a ser remetido. Dependendo da tela onde o usuário está trabalhando e da quantidade de mensagens a ser enviada, pode ser interessante optar por esse modo de integração pelo significativo ganho de tempo.

Pontos de Integração dentro do Uniplus

Como regra geral, os pontos de onde o usuário poderá acionar o WhatsApp são os mesmos onde já era (e continua sendo) possível enviar e-mails. Seguem alguns exemplos:

Rodapé da grid de Clientes
Rodapé da grid de Pedidos de Vendas
Rodapé da grid de Pedidos de Faturamento

A lista dos pontos de integração com o WhatsApp está na tabela abaixo. Clique no cabeçalho da coluna para ordenar crescente/decrescente.

CorrelaçãoPontoComentários
EntidadesGrid de Clientes
EntidadesGrid de Compradores
EntidadesGrid de Fabricantes
EntidadesGrid de Fornecedores
EntidadesGrid de Portadores
EntidadesGrid de Transportadoras
EntidadesGrid de Vendedores
EntidadesGrid de Técnicos
PedidosGrid de Pedidos de Compra
PedidosGrid de Pedidos de Venda
PedidosGrid de Pedido de Faturamento
PedidosCotação de CompraApenas se estiver integrando pelo WhatsGW. A Ideia da cotação é que ela seja remetida para múltiplos fornecedores no mesmo envio, algo que não é possível fazer com o WhatsApp WEB.
OrçamentosGrid de Orçamentos de Faturamento
OrçamentosGrid de Orçamentos de Serviço
OrçamentosGrid de Orçamentos
DocumentosOrdem de ServiçoGrid de Ordens de Serviço
Documentos FiscaisGrid de CT-e
Documentos FiscaisGrid de NF-e de Entrada
Documentos FiscaisGrid de NF-e de Saída
Documentos FiscaisGrid de Vendas NFC-e
Documentos FiscaisCarta de Correção de NF-e
Documentos FiscaisCarta de Correção de CT-e
Documentos FiscaisInutilização de NF-e
Documentos FiscaisInutilização de CT-e
Documentos FiscaisMDF-e
FinanceiroCarta de Cobrança
FinanceiroCriar remessa bancáriaDentro de Cobrança Escritural
FinanceiroConsultar arquivo de remessaDentro de Cobrança Escritural

Conteúdo Relacionado

Os artigos listados abaixo estão relacionados ao que você acabou de ler:
Integrações
Obtendo suporte técnico e ajuda;
Suporte Intelidata

   15 Artigos recentes   

Ver os últimos 100