Central do Uniplus

Índice
< Todo o conteúdo
Imprimir

Cadastro de Famílias de Produtos (WEB)

Introdução

Família de produtos é uma funcionalidade utilizada para agrupar produtos com características em comum e atribuir a eles as mesmas comissões e outros dados. As Famílias de Produtos funcionam como um nível acima de Grupo de Produtos. Também é possível cadastrar subfamílias, que são famílias mais precisas e com um foco específico. É possível assim agilizar o processo de atribuições e organização dos produtos utilizando famílias e subfamílias para categorizá-los.

Configurações

Para poder utilizar Famílias é necessário ativar a funcionalidade Família de produtos. Para isso ative-a em Ferramentas → Coluna Geral → Configurador do sistema → Produto:

Cadastro

A qualquer momento do processo de configuração (desde que os campos obrigatórios estejam preenchidos), é possível salvar as alterações clicando em [Gravar] no canto inferior direito da tela.

É possível alterar as configurações de uma família de produto selecionando ele e clicando em [Alterar]:

Há várias configurações de famílias de produto que podem não ser aplicadas, pois seguem uma hierarquia de prioridades. Por exemplo: caso a família de produto possuia a comissão à vista de 25% e o produto possuir a comissão à vista de 10% (cadastrado manualmente no produto), é o atributo do produto que prevalece ao realizar qualquer processo. Isso permite criar características Gerais utilizando famílias de produto, e características específicas definindo os atributos manualmente nos produtos que não se encaixam na regra geral.

Para cadastrar uma família de produto acesse Cadastros → Coluna Outros → Produtos → Famílias de Produto:

Então, clique em [Incluir].

 Aba Geral

Esta aba contém todas as informações gerais de uma família de produto, como seu NomeComissõesLucro, etc.

1- Para cadastrar as informações de uma família de produto faça as seguintes configurações, destaca-se que as configurações serão aplicadas para todos os produtos da família:

  • Nome: insira o nome da família de produtos;
  • Comprar para x dias: insira a quantidade de dias. Essa informação será usada na análise de compras, que utilizará a média de vendas dos produtos e comprará com base nessa média o estoque para durar os dias especificados;
  • % Lucro bruto mínimo: insira o percentual de lucro bruto mínimo desejado;
  • % Lucro bruto máximo: insira o percentual de lucro bruto máximo desejado;
  • %Comissão: insira o percentual de comissão que será atribuída ao vendedor quando algum produto desta família for vendido. Este campo é utilizado quando a comissão é geral e independe de preço à vista ou a prazo. Quando este campo é preenchido, os campos Comissão à vista e Comissão a prazo serão bloqueados;
  • %Comissão à vista: insira o percentual de comissão quando a venda for à vista;
  • %Comissão a prazo: insira o percentual de comissão quando a venda for a prazo;
  • %Comissão quitação: insira o percentual de comissão na quitação, que é o pagamento de todas as parcelas restantes de uma venda a prazo.

Subfamílias

Subfamílias são divisões menores de famílias de produto, contendo os mesmos campos configuráveis. São utilizados para a melhor organização de famílias e produtos.

 Cadastro

É possível adicionar uma subfamília na tela de famílias. Basta selecionar a família pai e clicar em [Incluir Subnível]:

Após isso realize as configurações da mesma maneira que o cadastro de uma família normal.

 Hierarquia

Quando uma subfamília está cadastrada, a sequência de prioridades da qual as informações são obtidas funciona da seguinte forma, do primeiro para o último: produto → subgrupo → grupo → subfamília → família. Ou seja, quando um produto/grupo possui a informação, essa será usada ao invés da informação pertencente à subfamília/família.

Como exemplo do processo de atribuição de uma família à um produto será utilizado de exemplo a Comissão de 10% e a subfamília com Comissão de 15%:

Alterando/Cadastrando um produto, selecionando uma família e não especificando nenhum valor de comissão no produto, quando for realizado
um processo que utilize comissão serão carregadas todas as informações da família. O valor contido na comissão será de 15%, que é o valor da comissão da subfamília, obedecendo assim a hierarquia de prioridades.

Observação: caso a subfamília não possuísse o valor e a família sim, ele iria ser obtido a partir da família.

Mover Família de Produto

É possível transformar famílias em subfamílias e vice-versa selecionando a família e clicando no botão [Mover Família de Produto]:

Após clicar no botão selecione a família para onde mover:

No exemplo a família Diversos é transformada em uma subfamília de Teste:

Observação: Há como cadastrar uma subfamília dentro de outra subfamília, basta selecionar uma subfamília como destino da movimentação.

Conteúdo Relacionado

Os artigos listados abaixo estão relacionados ao que você acabou de ler:
Cadastros (WEB)
Antes de Falar com o Suporte Técnico
Obtendo suporte técnico e ajuda

   15 Artigos recentes   

Ver os últimos 100