TEF e POS
Introdução
Dentro das funcionalidades do sistema, temos o TEF e POS, que são tecnologias comuns para leitura e transmissão de dados financeiros de compra e venda (maquininhas de cartão).
Configuração
1 – Defina a entidade (Cliente) que estará vinculada ao documento financeiro: Cadastros → Outros → Financeiro → Administradora de cartão;
- Cliente: deverá ser cadastrado um cliente com o mesmo nome da Administradora de cartão;
- Código da Rede: opcional;
- Venda POS: determine se a rede irá utilizar a operação Crédito, Debito ou Ambas;
- Parcelamento POS/crédito: se configurado como Estabelecimento, o sistema irá gerar as parcelas de acordo com o informado na venda. Se for configurado como Administradora, não serão geradas as parcelas no sistema pois o parcelamento fica por conta da Administradora.
- Prazo vencimento crédito: prazo para vencimento somente das operações Crédito da rede configurada;
- Prazo vencimento débito”: prazo para vencimento somente das operações Débito da rede configurada;
- Taxas: caso não estejam configuradas na bandeira, serão aplicadas as taxas da Administradora configurada;
Importante: Não confundir bandeiras com administradoras:
Bandeiras: VISA, MASTERCARD, ALELO, etc;
Administradoras: CIELO, REDECARD, HIPERCARD, TECBAN, etc.
2 – Configurando bandeiras: Cadastros → Outros → Financeiro → Bandeiras: [Incluir (F2)];
- Defina o número da bandeira;
- Defina o Nome da bandeira;
3 – Vinculando a bandeira à administradora de cartão: Cadastros → Outros → Financeiro → Administradora de cartão: [Relacionar bandeiras (F6)];⠀⠀
4 – Configurando a Bandeira: Cadastros → Outros → Financeiro → Administradora de cartão: [Relacionar bandeiras (F6)] → [Incluir (F2)];⠀⠀
5 – Configurando a Bandeira: Esta configuração é necessária quando as taxas forem diferentes entre as bandeiras, sendo assim o sistema irá ignorar a configuração da administradora e irá levar em consideração a taxa da bandeira:
6 – Configurando um tipo de Documento financeiro: Cadastros → Outros → Financeiro → Tipos de documentos financeiro;
- Defina o documento financeiro que irá gerar os relatórios das vendas feitas no cartão;
- Será necessário criar: Cartão Crédito e Cartão Débito caso não exista;
7 – Configuração do documento financeiro: [Alterar (F3)];
- Descrição: Informe o nome do documento;
- Local de uso: Contas a receber;
- Tipo de uso: Ambos;
- Ação: Receber.
8 – Configurando o meio de pagamento: Cadastros → Outros → PDV → Meios de Pagamento → POS CRÉDITO / DÉBITO;
- Nesta parte técnica, se usa a lógica do finalizador. Em: Tipo de documento, selecione o correspondente à cada finalizador;
- Para gerar Contas a receber no TEF/POS, é necessário que a preferência: Retaguarda esteja marcada como Gerar contas a receber;
- TEF: O meio de pagamento TEF, deverá ser configurado seguindo o mesmo padrão do POS;
9 – Para o POS, além da preferência acima, é necessário também informar o número da autorização, o qual é configurado no PDVconf;
10 – Ative a aplicação automática no Contas a receber em: Ferramentas → Preferências → Financeiro;
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