Central do Uniplus

Índice
< Todo o conteúdo
Imprimir

Relatório de Análise de Vendas

Gerando Relatório

Esse relatório mostrará a análise de vendas. Para fazer a emissão, acesse no Retaguarda o menu Vendas → Análise de vendas, selecione o tipo de impressão e faça as seguintes configurações:

  • Período: informe o período a ser utilizado para a análise;
  • Vendedor: selecione o vendedor responsável pela venda;
  • Grupo de produto: selecione o grupo de produto do produto a ser analisado;
  • Tipo de Cálculo: selecione se o cálculo da venda deve ser de “Aquisição” ou “Cmv“;
  • Exibição: selecione se a exibição deve ser: “Positiva“, “Negativa” ou “Todos“;
  • Exibir itens: selecione essa opção caso queira que os itens sejam exibidos no relatório.

O documento gerado terá esse modelo com as seguintes colunas:

  • Código: código do produto;
    • Obs.: quando o produto está em promoção, aparecerá a letra “P” junto ao código do produto, por exemplo: P-99999;
  • Descrição: descrição do produto;
  • Preço atual: preço atual do produto, se estiver em promoção, será exibido o preço promocional;
  • Custo: Custo atual do produto;
  • CMV (Custo de Mercadoria Vendida): valor correspondente ao custo das mercadorias vendidas, que é o mesmo apresentado na composição do preço. O sistema considera tanto o custo quanto os percentuais de impostos;
  • Aquisição custo de aquisição, que corresponde ao valor presente na tela de composição de preço. O sistema leva em conta o preço de compra mais alguns impostos.
  • % Margem: esta margem é calculada conforme o filtro “Tipo de Cálculo” (CMV, Aquisição ou Custo);
    • Se selecionado “CMV“, será gerado um percentual do valor do CMV sobre o preço atual;
    • Se selecionada “Aquisição“, será um percentual do valor de aquisição sobre o preço atual;
    • Se selecionado “Custo“, será um percentual do valor de custo sobre o preço atual;
    • Exemplo: se o tipo “CMV” for selecionado, com valor de 8,15 e preço atual de 10, a margem será de 18,5%. Cálculo: ((10 – 8,15) / 10) * 100;
  • CMV Médio: o sistema calcula uma média dos valores de CMV durante o período. Por exemplo, se filtrado do dia 01 ao dia 15 e ocorreram mudanças nos valores de CMV, o sistema soma os valores e divide, gerando o CMV médio;
  • Aquisição Médio: semelhante ao CMV médio, o sistema calcula a média do valor de aquisição durante o período;
  • Custo Total: este campo apresenta o valor total de custo de acordo com o tipo de cálculo selecionado no filtro;
    • Ao selecionar “CMV“, por exemplo, o sistema multiplica a quantidade pelo CMV;
    • Se “Aquisição” for selecionado, multiplica a quantidade pelo valor de aquisição;
    • Se “Custo“, multiplica a quantidade pelo custo;
  • Quantidade: quantidade total de vendas no período;
  • Total: exibe a soma das vendas no período;
    • Obs.: caso a venda tenha algum desconto, será somado o valor já com o desconto.
    • Exemplo: Preço de venda R$10,00, na hora da venda foi concedido um desconto de R$1,00, o valor que será somado às outras vendas no período é de R$9,00.
  • Total líquido: valor total acima, descontando frete, seguro e outras despesas;
  • Margem: valor total líquido menos o custo total, mostrando a margem entre eles;
  • % Margem: percentual da margem entre o custo total e o valor total líquido;
    • Exemplo: custo de 55,03 e Valor de 76,00 gerando um percentual de 38,11%. Cálculo: ((76 / 55,03) * 100) – 100.

Conteúdo Relacionado

Os artigos listados abaixo estão relacionados ao que você acabou de ler:
Vendas Retaguarda
Antes de Falar com o Suporte Técnico
Obtendo suporte técnico e ajuda

15 Artigos recentes

Ver os últimos 100