Cadastro de Fornecedores
Para realizar o cadastro de fornecedores no Retaguarda acesse: Cadastros → Fornecedores.
Uma grid com a listagem de todos os fornecedores cadastrados será aberta, conforme imagem a seguir:
Para adicionar um novo fornecedor, clique no botão [Incluir (F2)] localizado na região inferior da tela:
O cadastro de fornecedor será comporto pelas seguintes abas:
Geral
É na aba geral onde as informações básicas a respeito do fornecedor são inseridas no cadastro, conforme especificada abaixo:
- Código: é utilizado pelo sistema para identificar o fornecedor. É possível tanto inserir um código específico digitando no campo ou aceitar a sequência numérica gerada pelo sistema;
- Inativo: assinalando essa opção o fornecedor é inativado, de forma que não apareça na listagem de fornecedores ativos; os dados de um fornecedor inativado não são excluídos do sistema;
- Nome: nome do fornecedor a ser cadastrado;
- CEP: CEP do fornecedor. Ao adicionar o CEP e clicar na seta ao lado do campo, os itens Estado, País, Cidade, Endereço e Bairro serão preenchidos automaticamente:
Caso não se saiba o CEP, é possível realizar a busca por dentro do sistema, clicando no ícone que aparece ao lado do campo, como mostra a imagem a seguir:
Ao clicar nele a tela “Pesquisar em CEPs novos” é aberta, onde é possível encontrar o CEP pelo endereço do fornecedor:
É possível preencher manualmente ou alterar o resultado trazido pelo CEP nos campos Estado, País, Cidade, Endereço, Número, Complemento e Bairro.
- Pessoa: selecione se o fornecedor é uma pessoa física (CPF) ou pessoa Jurídica (CNPJ);
- Fone: campo onde o telefone fixo do fornecedor deve ser adicionado;
- Celular: campo onde o telefone móvel do fornecedor deve ser adicionado;
- Whatsapp: campo onde o número de telefone com Whatsapp deve ser adicionado;
- E-mail: local onde o e-mail geral do fornecedor deve ser adicionado;
- E-mail cotação: endereço para onde as informações a respeito das cotações serão enviados;
- Site: site do fornecedor caso tenha;
- %comissão: percentual de comissão do fornecedor;
- % comissão à vista: percentual de comissão para vendas à vista;
- % comissão a prazo: percentual de comissão para vendas a prazo;
- % comissão na quitação: percentual de comissão na quitação do débito do fornecedor;
- Plano de contas: selecione o plano de contas correspondente.
Caso seja necessário cadastrar o fornecedor como outras entidades no sistema, é possível aproveitar as informações básicas da aba gerais já inseridas no cadastro selecionado a opção correspondente, conforme imagem a seguir:
Pessoa Física
Caso seja selecionado no campo Pessoa a opção Física deve-se preencher também as seguintes informações:
- Nascimento: informe a data de nascimento do fornecedor;
- CPF: informe o CPF do fornecedor;
- Tipo de contribuinte: informe qual o regime tributário do fornecedor, selecionando uma das opções entre Contribuinte ICMS, Contribuinte Isento e Não contribuinte.
- IE: campo obrigatório em caso de Contribuinte ICMS. Nos outros enquadramentos fiscais não é necessário ser preenchido;
- RG: informe o RG do fornecedor;
- Natural de: informe o estado e a cidade de nascimento do fornecedor;
- Sexo: selecione a opção que corresponda ao sexo do fornecedor:
- Estado civil: selecione a opção que melhor corresponde ao estado civil do fornecedor;
- Cônjuge: informe o nome do cônjuge do fornecedor caso tenha;
- Nome do pai: informe o nome do pai do fornecedor;
- Nome da mãe: informe o nome da mãe do fornecedor;
- Renda: informe o valor da renda aproximada do fornecedor.
Na seção Dados do trabalho deve-se preencher os dados refermentes a:
- Profissão: informe a profissão do fornecedor;
- Empresa: informe a empresa em que o fornecedor trabalha;
- CEP: informe o CEP da empresa em que o fornecedor trabalha. Ao adicionar o CEP e clicar na seta ao lado do campo, os itens Estado, País, Cidade, Endereço e Bairro serão preenchidos automaticamente:
Caso não se saiba o CEP é possível realizar a busca por dentro do sistema, clicando no ícone a seguir:
Ao clicar nele a tela “Pesquisar em CEPs novos” é aberta, onde é possível encontrar o CEP pelo endereço do fornecedor:
É possível preencher manualmente ou alterar o resultado trazido pelo CEP nos campos Estado, País, Cidade, Endereço, Número, Complemento e Bairro.
- Fone: selecione o telefone de contato da empresa em que o fornecedor trabalha.
Pessoa Jurídica
Caso seja selecionado no campo Pessoa a opção Jurídica deve-se preencher também as seguintes informações:
- Razão Social: informe a razão social do fornecedor;
- CNPJ: informe o CNPJ do fornecedor;
- Tipo de Contribuinte: selecione dentre as opções qual dos tipo de contribuinte o fornecedor se enquadra:
- IE: informe a Inscrição estadual do fornecedor. Caso o fornecedor seja Contribuinte ICMS ou Não contribuinte a inscrição deve ser preenchida. Caso seja Isento o mesmo não terá inscrição estadual, com tal campo não sendo preenchido;
- IM: informe a inscrição municipal do fornecedor;
- Fundação: informe a data de fundação da empresa;
- Faturamento: informe a média de faturamento da empresa;
- Contato: informe o nome de algum contato da empresa;
- Fone de contato: informe o telefone do contato da empresa;
- Celular Contato: informe o celular do contato da empresa;
- Nascimento contato: informe a data de nascimento do contato da empresa;
- Enquadramento fiscal: selecione o enquadramento fiscal corresponde a esse fornecedor:
- Zona Franca/ALC: Selecione a zona franca do fornecedor.
Estrangeiro
Caso o fornecedor cadastrado seja estrangeiro no campo Estado deve-se selecionar “Ex” e em País selecionar o respectivo local de nascimento, conforme imagem abaixo:
Na parte inferior da tela aparecerá a aba Estrangeiro, onde o número do Documento Legal do respectivo país de nascimento deve ser preenchido:
Outros endereços
Clicando na aba endereço será possível verificar a existência de duas sub abas: Cobrança/Entrega e Adicionais:
Cobrança/Entrega
Na seção Cobrança será possível adicionar as informações que será utilizadas para a realização de cobranças:
É possível utilizar as informações de endereço utilizado no cadastrado na aba geral, utilizando o botão [Copiar do endereço principal], conforme imagem abaixo:
É possível também adicionar as informações manualmente, preenchendo os seguintes campos:
- Nome: nome da pessoa responsável pela cobrança;
- CEP: informe o CEP para localização da pessoa responsável pela cobrança. Ao adicionar o CEP e clicar na seta ao lado do campo, os itens Estado, País, Cidade, Endereço e Bairro serão preenchidos automaticamente:
Caso não se saiba o CEP é possível realizar a busca por dentro do sistema, clicando no ícone a seguir:
Ao clicar nele a tela “Pesquisar em CEPs novos” é aberta, onde é possível encontrar o CEP pelo endereço do fornecedor:
É possível preencher manualmente ou alterar o resultado trazido pelo CEP nos campos Estado, Cidade, bairro e Endereço.
Complete as informações do endereço informando o Número e o Complemento.
- Nascimento: informe a data de nascimento do contato utilizado para a cobrança;
- Telefone: informe o número de telefone disponível para contatar o responsável pela cobrança;
- Celular: informe o número de telefone disponível para contatar o responsável pela cobrança;
- E-mail: informe o e-mail do contato responsável pela cobrança.
Já na seção Entrega deve ser informado os dados que serão utilizados para a realização entrega:
É possível utilizar as informações de endereço utilizado no cadastrado na aba geral, utilizando o botão [Copiar do endereço principal], conforme imagem abaixo:
É possível também adicionar as informações manualmente, preenchendo os seguintes campos:
- Nome: insira o nome pelo responsável por receber a entrega.
- Tipo: selecione o tipo do fornecedor:
- CNPJ/CPF: infome o CNPJ ou CPF do fornecedor;
- CEP: informe o CEP para para a entrega da mercadoria. Ao adicionar o CEP e clicar na seta ao lado do campo, os itens Estado, País, Cidade, Endereço e Bairro serão preenchidos automaticamente:
Caso não se saiba o CEP é possível realizar a busca por dentro do sistema, clicando no ícone a seguir:
Ao clicar nele a tela “Pesquisar em CEPs novos” é aberta, onde é possível encontrar o CEP pelo endereço do fornecedor:
É possível preencher manualmente ou alterar o resultado trazido pelo CEP nos campos Estado, Cidade, bairro e Endereço.
Complete as informações do endereço informando o Número e o Complemento.
- Nascimento: informe a data de nascimento do responsável pelo recebimento;
- Telefone: informe o telefone de contato para o recebimento da entrega;
- Celular: informe o telefone celular de contato para o recebimento da entrega;
- E-mail: informe o e-mail do responsável pelo recebimento da entrega.
Adicionais
Nessa sub aba é possível incluir endereços adicionais no cadastro do fornecedor. Para isso, é necessário preencher as seguintes informações e ao final clicar em [OK]:
Histórico de Ocorrências
Na aba histórico de ocorrências é possível adicionar observações ao cadastro de fornecedor. Para incluir um histórico de ocorrência é necessário:
- Data: informe a data e a hora da ocorrência;
- Descrição: informe nesse campo um descritivo da ocorrência;
- Tipo: selecione o tipo de ocorrência.
Para realizar o cadastro do tipo de ocorrência é necessário clicar no ícone ao lado do campo tipo, conforme imagem abaixo:
Será aberta uma página com todos os tipos de ocorrência cadastrados. Para adicionar uma nova é necessário clicar no botão [Incluir (F2)] localizado na parte inferior da tela, conforme destacado na imagem a seguir:
Preencha o código (caso não seja especificado algum código o sistema gerara automaticamente) e uma descrição para a ocorrência. Clique em [Gravar (F10)] para finalizar a operação:
Após incluído todas as informações da ocorrência clique em [OK]. A listagem de todas as ocorrências constará abaixo, com a data, descrição, tipo e nome do usuário que a adicionou, conforme imagem a seguir:
Outras informações
Na aba outras informações é possível adicionar informações extras sobre o fornecedor.
Ela é dividida em duas sub abas: Geral e Dados Tributários:
Geral
Na aba geral é possível incluir informações sobre os seguintes campos:
- Data de cadastro: informe a data em que o cadastro foi realizado;
- Lead time de compra/produção (tempo em dias): é possível adicionar o quanto dias em médias são necessários para a produção ou compra.
Na seção Informações adicionais é possível criar campos personalizados para utilizar no cadastro de fornecedores. São liberados 16 campos adicionais para serem utilizados, conforme imagem a seguir:
Para criar um Campo adicional basta clicar no link do respectivo campo e preencher as informações solicitadas:
Na seção Preferências é possível adicionar as seguintes informações:
- Tipo de documento: selecione qual será o tipo de documento utilizado para a cobrança do fornecedor;
- Condição de pagamento: adicione qual será a condição de pagamento aplicada ao fornecedor. Para adicionar uma condição nova, basta clicar no ícone ao lado do campo Condição de pagamento, conforme imagem a seguir:
Será aberta uma página com todas as condições de pagamento cadastradas. Caso seja desejável cadastrar uma nova, clique no botão [Incluir (F2)]:
Na página condições de pagamento é necessário cadastrar os seguintes parâmetros:
- Código: preencha com algum código específico ou deixe o campo em branco, de forma que o sistema gere o código automaticamente;
- Inativo: assinalando essa opção a condição de pagamento se torna inativa e não aparecerá como uma opção para ser utilização ;
- Descrição: Insira uma descrição para a condição de pagamento;
- Escopo: insira em que tipo de operação essa condição de pagamento poderá ser utilizada.
- Tipo: selecione o tipo de condição de pagamento;
- Percentual: adicione um percentual a condição de pagamento;
- Por: adicione de que forma a condição de pagamento será aplicada, se será a prazo ou número de parcelas:
Caso seja selecionada a opção Prazo o campo Prazos (separado por .) se tornará ativo. Nele será necessário informar o prazo desejado em dias, separado por “.”:
Porém, se a opção Número de parcelas for selecionada, os campos Número de parcelas, Dia de vencimento, Dia limite e Meses de carência se tornarão ativos, devendo ser preenchidos:
- Prazo para Manipulação: adicione o prazo para manipulação;
- Envio ao mobile vendas: assinalar essa opção caso se deseje enviar essas condição de pagamento para o Mobile;
- Enviado do Mobile: essa opção será assinalada quando a condição de pagamento for adicionada no Mobile e transferida para o retaguarda;
- Pode ser Flex: assinale caso seja Flex.
Na seção outras informações é possível adicionar Observações e Informações para PDV/Vendas, conforme campos abaixo:
Dados Tributários
Nesse aba é possível adicionar dados tributários específicos, conforme imagem abaixo:
- Produtor Rural: assinale essa opção caso o fornecedor pertença a essa categoria;
- Tipo: aesse campo é possível realizar o cadastro de outros documentos tributários.
Imagem
Nessa aba é possível adicionar imagens dentro do cadastro do fornecedor:
Para adicionar uma imagem é necessário informar uma Descrição e logo abaixo adiciona-la, podendo ser através de uma Captura ou Arquivo. Após adicionar clique em [OK]:
Contatos
Nessa aba é possível adicionar outros contatos para o cadastro do fornecedor:
Para incluir um contato é necessário preencher:
- Nome: informe o nome do contato;
- Tipo: selecione o tipo de contato correspondente.
Para realizar o cadastro de um tipo de cadastro é necessário clicar no ícone ao lado do campo Tipo, conforme imagem abaixo:
Uma listagem com todos os tipos de contato cadastrados aparecerá. Para cadastrar um novo tipo de contato é necessário clicar no botão [Incluir (F2)]:
Informe o código (caso não preenchido o sistema criará um automaticamente) e descrição, e em seguida clique em [Gravar (F10]:
- Telefone: informe o telefone do contato;
- Celular: informe o telefone celular do contato;
- E-mail: informe o E-mail do contato;
- Descrição: adicione uma descrição para o contato.
Clique no botão [Ok] para adicionar um contato.
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