REJ205
Mensagem: | REJ.205 (Nota Fiscal) |
Fato: | Este problema pode ocorrer quando, ao tentar emitir uma Nota Fiscal, surge a mensagem: “205 – NF-e está denegada na base de dados da SEFAZ.” |
Causa: | A situação ocorre porque houve a tentativa de emitir uma NF-e ou NFC-e com o modelo, CNPJ do emitente, série e número iguais aos de outra NF-e ou NFC-e já denegada na SEFAZ. As Notas denegadas ficam registradas lá e não podem ter sua numeração reutilizada. |
Solução: | Será necessário emitir a NF-e ou NFC-e com uma numeração ainda não utilizada. |
Informação adicional
A denegação da nota fiscal acontece quando uma empresa tenta emitir NF-e para outra empresa que por sua vez esteja com a Inscrição Estadual suspensa, cancelada, baixada ou em processo de baixa. A denegação também ocorre se a empresa que está emitindo encontrar-se nestas condições.
Ou seja, a mensagem indica um possível problema na situação cadastral de um dos CNPJs envolvidos na operação. Cada estado pode definir critérios diferentes para a situação de irregularidade. Portanto, se houver alguma dúvida sobre esses critérios, o ideal é entrar em contato com a Secretaria da Fazenda da do estado da empresa emitente da Nota ou do estado do destinatário da NF-e.
Outra alternativa é consultar a situação cadastral das empresas envolvidas no Sintegra, no Cadastro Centralizado de Contribuintes (CCC), clicando aqui. Se o problema for na empresa destinatária da operação, ela deverá ser avisada do problema. Porém, se a pendência for na empresa emitente, como se trata de uma situação fiscal, e não de sistema, o contador da empresa deverá ser acionado para dar orientações.
Conteúdo Relacionado
Os artigos listados abaixo estão relacionados ao que você acabou de ler:
• Como Consultar a Situação Cadastral de uma Empresa
• Obtendo suporte técnico e ajuda
• Antes de Falar com o Suporte Técnico