Como executar um script na base de dados do Uniplus usando o pgAdmin
Podem surgir situações em que os técnicos da Revenda precisem acessar a base de dados do sistema e executar diretamente nela alguma instrução SQL. Pode ser, por exemplo, um comando ou script repassado pelo Suporte da Intelidata. Ou talvez seja a Revenda criando uma view personalizada para alimentar um relatório desenvolvido no iReport. Independente da situação, esse acesso direto aos dados deve ser feito através do pgAdmin. O download da ferramenta pode ser feito direto no site deles.
Importante: | Sempre faça um backup da base antes de qualquer ação direta nos dados do cliente. |
Como acessar os dados
A instalação do pgAdmin e a configuração do primeiro acesso deve ser feita com orientação do time de suporte da Intelidata. Supondo que o pgAdmin já está baixado, instalado e com acesso configurado, apresentamos um passo a passo de como abrir a base para executar um script ou comando SQL:
1 – Localize e execute o pgAdmin na máquina que fará o acesso:
2 – Quando solicitado informe a senha:
3 – Para indicar o banco de dados do sistema clique em “unico”, como indicado na figura:
4 – Para executar um script ou comando SQL, clique no ícone indicado abaixo:
5 – Em seguida, digite o comando desejado ou copie e cole o texto do script na área indicada abaixo. Em seguida clique no botão apontado pela seta:
6 – Após a execução, se não ocorrer nenhum erro, o resultado irá aparecer na parte inferior da tela, indicado em vermelho. Se for um comando ou script que executa ações sem retornar dados, apena irá aparecer a mensagem destacada em verde:
7 – Para finalizar o acesso clique no botão [X] e em [Don’t save]:
Conteúdo Relacionado
Os artigos listados abaixo estão relacionados ao que você acabou de ler:
• PgAdmin4
• Obtendo suporte técnico e ajuda
• Antes de Falar com o Suporte Técnico