Integração Alerta Fiscal
Introdução
A integração da Alerta fiscal com nossas aplicações tem como finalidade manter atualizadas todas as informações relacionadas as tributações dos produtos cadastrados na base do cliente, evitando o trabalho com a digitação e garantindo a segurança de trabalhar com informações válidas.
No momento em que este artigo está sendo escrito, a integração está disponível para os seguintes Estados: AL, BA, DF, ES, GO, MG, PR, RJ, RO, RR, RS, SC e SP. Outras Unidades da Federação (Estados/UFs) poderão ser incluídos na integração pela própria ferramenta sem aviso prévio. Para obter uma lista atualizada dos estados integrados, fale diretamente com a equipe do Alerta.
O primeiro passo para se utilizar da integração com a Alerta fiscal é fazer o cadastro no site deles e contratar o plano que melhor atende a necessidade do cliente. Após fazer o cadastro no site basta seguir para as configurações abaixo.
Configuração
1- Para utilizar a integração com a alerta fiscal é necessário licenciar e ativar sua funcionalidade. Após adquirir a licença Alerta fiscal, acesse Ferramentas → Configurador do sistema → Integração e habilite a funcionalidade “Alerta fiscal“:
2- Acesse Cadastros → Outros → Integração → Parâmetros da Integração Fiscal e faça a seguinte configuração na tela:
- Tipo: selecione “Alerta Fiscal“;
- Código do cliente: informe o código do cliente, adquirido com a integração do Alerta Fiscal;
- Token: informe o token, adquirido com a integração do Alerta Fiscal;
- Diretório de exportação: escolha o caminho de exportação desejado ao clicar no botão [Escolher] ao lado.
3- Na primeira vez que configurar a integração com a Alerta fiscal será necessário enviar os produtos cadastrados no sistema para que eles possam analisar. Acesse Ferramentas → Integração → Integração fiscal → Lotes de integração Fiscal e clique em .
O arquivo exportado terá uma estrutura semelhante à imagem abaixo:
4- Após enviar os produtos à Alerta fiscal deve-se aguardar até que eles retornem com o arquivo pronto para ser importado. Com o arquivo em mãos basta clicar em . Ao importar o arquivo ele será exibido na grid com lotes como na imagem abaixo. Selecione o lote e clique em Produtos para visualizar os produtos analisados pela Alerta fiscal:
5- Na grid com os produtos serão exibidos todos os produtos analisados pela Alerta fiscal. Para visualizar as alterações feitas basta selecionar o produto e clicar em . O lado direito da tela irá exibir as configurações de impostos atuais do produto no sistema e ao lado esquerdo é possível visualizar as tributações corretas configuradas pela Alerta fiscal:
6- Para atualizar os produtos com as novas informações basta voltar à tela de lotes enviados, selecionar o lote e clicar em [Atualizar produtos]. Será aberta uma janela perguntando se realmente deseja continuar. Clique em [OK] e os produtos serão atualizados no sistema:
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