Central do Uniplus

Índice
< Todo o conteúdo
Imprimir

COMR493 — Erro ao gravar nota fiscal de entrada

Mensagem:COMR493 (Retaguarda)
Fato:Ao tentar gravar uma nota fiscal de entrada, o usuário recebe a seguinte mensagem de erro: “ERROR: invalid input syntax for type numeric: “000.000.000” (COMR493)”
O trecho em destaque (vermelho) na mensagem pode sofrer variações, dependendo da informação gravada na base de dados do cliente:
Causa:O erro é causado pela existência de notas fiscais com caracteres não numéricos, gravados na base do cliente. Isso se deve ao lançamento de notas de forma manual em versões antigas do Uniplus. Ao tentar gravar uma nota, o sistema valida as informações da tabela e caso existam documentos com esses caracteres, o sistema retornará a mensagem de erro.
Solução:Importante: Faça um backup da base de dados antes de prosseguir.

Verifique na mensagem de erro, quais são os caracteres não numéricos estão presentes, por exemplo, na imagem abaixo, o sistema apresenta “000.001.541”, ou seja, existem pontos (.) na numeração, o que não é permitido.

OBS: No exemplo da imagem são pontos, mas podem ser vírgulas ou espaços em branco, por isso é importante verificar antes de executar o próximo passo.



Após fazer o backup e identificar os caracteres não numéricos, acesse o menu Ferramentas e em seguida Editor SQL:



Digite a senha técnica



No editor SQL, execute o seguinte comando: 

update notafiscal set numeronotafiscal = REPLACE(numeronotafiscal, '.','')
 
ATENÇÃO: Usar aspas simples. Para facilitar, copie e cole o comando no editor SQL.

Importante observar quais caracteres estão presentes na mensagem de erro. Seguindo o exemplo, trata-se de um ponto (.), mas pode ser uma vírgula ou qualquer outro caractere que não seja numérico. O exemplo abaixo, ilustra a substituição, quando o caractere for uma vírgula.



Após executar o comando, feche o editor SQL e faça o lançamento da nota fiscal.

   15 Artigos recentes   

Ver os últimos 100