Centro de Custos
Introdução
O Centro de Custo é uma ferramenta importante para controle e apuração dos gastos por setores da empresa. Seu uso permite de agrupar despesas e receitas de forma eficiente, levando em conta as unidades dentro de uma organização. É possível segmentar a empresa por departamentos, atribuir e identificar o consumo de recursos e, desta maneira, ajudar os administradores a tomar decisões que otimizem o desempenho operacional da instituição.
Configuração
1- Com a licença de Centro de custos devidamente configurada, no Retaguarda, em: Ferramentas → Configurador do sistema → Financeiro, ative a funcionalidade Centro de custo:
2- No Retaguarda, em: Cadastros → Outros → Financeiro → Configurações centros de custo, faça a configuração da estrutura de controle dos códigos para os centros de custos, quanto aos níveis e máscara, irá depender do tamanho da departamentalização e da setorização que irá ser feita:
3- No Retaguarda, em: Cadastros → Outros → Financeiro → Códigos reduzidos centros de custo, é configurada a inicialização dos contadores de códigos reduzidos dos centros de custos:
4- No Retaguarda, em: Cadastros → Outros → Financeiro → Centros de custo → Incluir (F2), imaginando que temos 3 grupos no nível 1: Administração, Industrial e Comercial, faça as seguintes configurações:
- Código extenso: informe a mascara cadastrada anteriormente de uma maneira sequencial;
- Grupo cod. reduzido: tecle enter para que o sistema preencha automaticamente;
- Código reduzido: informe o número de referência para começar a contagem, ou tecle enter para que o sistema preencha automaticamente;
- Descrição: informe o nome do setor/departamento;
- Tipo Analítico: aparecem os lançamentos individualizados, ou seja, centros de custo que recebem os valores;
- Tipo Sintético: só aparecem os somatórios, ou seja, são centros de custos totalizadores dos centros de custos analíticos.
5- No Retaguarda, em: Cadastros → Outros → Financeiro → Centros de custo, selecionado um Centro de custo, clique em Incluir (F2) e cadastre os Subgrupos como Analíticos (perceba que os cadastros sempre dão sequencia um ao outro):
6- Para que o rateio de centro de custos seja obrigatório ao selecionar um determinado plano de contas, acesse Cadastros → Outros → Financeiro → Plano de contas gerencial, clique para alterar o plano de contas pai (note que neste exemplo o plano e contas pai é o Despesas uma vez que os demais planos estão “dentro” dele) e habilite para que seja Obrigatório o uso de centro de custo:
7- No Retaguarda, em: Financeiro → Relatório de centros de custo, preencha os campos de acordo com sua preferência e imprima o relatório:
Conteúdo Relacionado
Os artigos listados abaixo estão relacionados ao que você acabou de ler:
• Financeiro
• Plano de Contas
• Obtendo suporte técnico e ajuda
• Antes de Falar com o Suporte Técnico