Cadastro de Vendedores
Para realizar o cadastro de vendedores no Uniplus acesse: Cadastros → Vendedores:
Uma grid com a listagem de todos os vendedores cadastrados será aberta, conforme imagem a seguir:
Para adicionar um novo representante, clique no botão [Incluir (F2)] localizado na região inferior da tela:
O cadastro de representantes será comporto pelas seguintes abas:
Geral
É na aba geral onde as informações básicas a respeito do representante são inseridas no cadastro, conforme especificada abaixo:
- Código: é utilizado pelo sistema para identificar o representante. É possível tanto identificar um código específico digitando no campo ou seguir a sequência numérica gerada pelo sistema;
- Inativo: assinalando essa opção o representante é inativado, de forma que não apareça na listagem de representantes ativos;
- Nome: nome do representante a ser cadastrado;
- CEP: CEP do representante. Ao adicionar o CEP e clicar na seta ao lado do campo, os itens Estado, País, Cidade, Endereço e Bairro serão preenchidos automaticamente:
Caso não se saiba o CEP, é possível realizar a busca por dentro do sistema, clicando no ícone a seguir:
Ao clicar, a tela de “Pesquisar em CEPs novos” é aberta, onde é possível encontrar o CEP pelo endereço do representante:
É possível preencher manualmente ou alterar o resultado trazido pelo CEP nos campos Estado, País, Cidade, Endereço, Número, Complemento e Bairro.
- Pessoa: selecione se o representante é uma pessoa física (CPF) ou pessoa Jurídica (CNPJ);
- Usuário: deve-se selecionar o usuário do sistema utilizado por esse representante;
- Fone: campo onde o telefone fixo do representante deve ser adicionado;
- Celular: campo onde o telefone móvel do representante deve ser adicionado;
- Whatsapp: campo onde o número de telefone com Whatsapp deve ser adicionado;
- E-mail: local onde o e-mail geral do representante deve ser adicionado;
- %comissão: percentual de comissão do representante;
- %comissão à vista: percentual de comissão para vendas à vista;
- %comissão a prazo: percentual de comissão para vendas a prazo;
- %comissão na quitação: percentual de comissão na quitação do débito do representante;
- Tipo de comissão: selecione o tipo de comissão do representante;
- Valor limite desconto: insira o valor máximo de desconto que o representante poderá conceder ao representante;
- Transmite com limite negativo: este campo foi mantido apenas por compatibilidade com as versões anteriores do sistema. Atualmente ele não gera nenhum efeito nas operações comerciais do estabelecimento.
Caso seja necessário cadastrar o representante como outras entidades no sistema, é possível aproveitar as informações básicas da aba gerais já inseridas no cadastro selecionado a opção correspondente, conforme imagem a seguir:
Pessoa Física
Caso seja selecionado no campo Pessoa a opção Física, deve-se preencher também as seguintes informações:
- Nascimento: informe a data de nascimento do representante;
- CPF: informe o CPF do representante;
- Tipo de contribuinte: informe qual o regime tributário do representante, selecionando uma das opções entre Contribuinte ICMS, Contribuinte Isento e Não contribuinte.
- IE: campo obrigatório em caso de Contribuinte ICMS. Nos outros enquadramentos fiscais não é necessário ser preenchido;
- RG: informe o RG do representante;
- Natural de: informe o estado e a cidade de nascimento do representante;
- Sexo: selecione a opção que corresponda ao sexo do representante.
- Estado civil: selecione a opção que corresponda ao estado civil do representante:
- Cônjuge: informe o nome do cônjuge do representante caso tenha;
- Nome do pai: informe o nome do pai do representante;
- Nome da mãe: informe o nome da mãe do representante;
- Renda: informe o valor da renda aproximada do representante.
Na seção Dados do trabalho informe:
- Profissão: informe a profissão do representante;
- Empresa: informe a empresa em que o representante trabalha;
- CEP: informe o CEP da empresa em que o representante trabalha. Ao adicionar o CEP e clicar na seta ao lado do campo, os itens Estado, País, Cidade, Endereço e Bairro serão preenchidos automaticamente:
Caso não se saiba o CEP é possível realizar a busca por dentro do sistema, clicando no ícone a seguir:
Ao clicar nele a tela “Pesquisar em CEPs novos” é aberta, onde é possível encontrar o CEP pelo endereço do técnico:
É possível preencher manualmente ou alterar o resultado trazido pelo CEP nos campos Estado, País, Cidade, Endereço, Número, Complemento e Bairro.
- Fone: selecione o telefone de contato da empresa em que o técnico trabalha.
Pessoa Jurídica
Caso seja selecionado no campo Pessoa a opção Jurídica deve-se preencher também as seguintes informações:
- Razão Social: informe a razão social do representante;
- CNPJ: informe o CNPJ do representante;
- Tipo de Contribuinte: selecione dentre as opções em qual dos tipo de contribuinte o representante se enquadra:
- IE: informe a Inscrição estadual do representante. Caso o técnico seja Contribuinte ICMS ou Não contribuinte a inscrição deve ser preenchida. Caso seja Isento o mesmo não terá inscrição estadual, com tal campo não sendo preenchido;
- IM: informe a inscrição municipal do representante;
- Fundação: informe a data de fundação do empresa do representante;
- Faturamento: informe a média de faturamento da empresa do representante;
- Contato: informe o nome de algum contato da empresa do representante;
- Fone de contato: informe o telefone do contato do representante;
- Celular Contato: informe o celular do contato do representante;
- Nascimento contato: informe a data de nascimento do contato do representante.
Outros endereços
Clicando na aba outros endereços existe duas sub abas: Cobrança/Entrega e Adicionais:
Cobrança/Entrega
Na seção Cobrança será possível adicionar as informações que serão utilizadas para a realização de cobranças:
É possível utilizar as informações de endereço utilizado no cadastrado na aba geral, utilizando o botão [Copiar do endereço principal], conforme imagem abaixo:
É possível também adicionar as informações manualmente, preenchendo os seguintes campos:
- Nome: nome da pessoa responsável pela cobrança;
- CEP: informe o CEP para localização da pessoa responsável pela cobrança. Ao adicionar o CEP e clicar na seta ao lado do campo, os itens Estado, País, Cidade, Endereço e Bairro serão preenchidos automaticamente:
Caso não se saiba o CEP é possível realizar a busca por dentro do sistema, clicando no ícone a seguir:
Ao clicar nele a tela “Pesquisar em CEPs novos” é aberta, onde é possível encontrar o CEP pelo endereço do responsável pela cobrança:
É possível preencher manualmente ou alterar o resultado trazido pelo CEP nos campos Estado, Cidade, bairro e Endereço.
Complete as informações do endereço informando o Número e o Complemento.
- Nascimento: informe a data de nascimento do contato utilizado para a cobrança;
- Telefone: informe o número de telefone disponível para contatar o responsável pela cobrança;
- Celular: informe o número de telefone disponível para contatar o responsável pela cobrança;
- E-mail: informe o e-mail do contato responsável pela cobrança.
Já na seção Entrega deve ser informado os dados que serão utilizados para a realização entrega:
É possível utilizar as informações de endereço utilizado no cadastrado na aba geral, utilizando o botão [Copiar do endereço principal], conforme imagem abaixo:
É possível também adicionar as informações manualmente, preenchendo os seguintes campos:
- Nome: insira o nome do responsável por receber a entrega.
- Tipo: selecione o tipo do responsável pela entrega:
- CNPJ/CPF: infome o CNPJ ou CPF do responsável pela entrega;
- CEP: informe o CEP para para a entrega da mercadoria. Ao adicionar o CEP e clicar na seta ao lado do campo, os itens Estado, País, Cidade, Endereço e Bairro serão preenchidos automaticamente:
Caso não se saiba o CEP é possível realizar a busca por dentro do sistema, clicando no ícone a seguir:
Ao clicar nele a tela “Pesquisar em CEPs novos” é aberta, onde é possível encontrar o CEP pelo endereço:
É possível preencher manualmente ou alterar o resultado trazido pelo CEP nos campos Estado, Cidade, bairro e Endereço.
Complete as informações do endereço informando o Número e o Complemento.
- Nascimento: informe a data de nascimento do responsável pela entrega;
- Telefone: informe o telefone de contato do responsável pela entrega;
- Celular: informe o telefone celular de contato do responsável pela entrega;
- E-mail: informe o e-mail do responsável pela entrega.
Adicionais
Nessa sub aba é possível incluir endereços adicionais no cadastro do representante. Para isso, é necessário preencher as seguintes informações e ao final clicar em [OK]:
Histórico de Ocorrências
Na aba histórico de ocorrências é possível adicionar observações ao cadastro do representante. Para incluir um histórico de ocorrência é necessário:
- Data: informe a data e a hora da ocorrência;
- Descrição: informe nesse campo um descritivo da ocorrência;
- Tipo: selecione o tipo de ocorrência.
Para realizar o cadastro do tipo de ocorrência é necessário clicar no ícone ao lado do campo tipo, conforme imagem abaixo:
Será aberta uma página com todos os tipos de ocorrência cadastrados. Para adicionar uma nova é necessário clicar no botão [Incluir (F2)] localizado na parte inferior da tela, conforme destacado na imagem a seguir:
Preencha o código (caso não seja especificado algum código o sistema gerara automaticamente) e uma descrição para a ocorrência. Clique em [Gravar (F10)] para finalizar a operação:
Após incluído todas as informações da ocorrência clique em [OK]. A listagem de todas as ocorrências constará abaixo, com a data, descrição, tipo e nome do usuário que a adicionou, conforme imagem a seguir:
Outras informações
Na aba outras informações é possível adicionar informações extras sobre o representante.
Na aba geral é possível incluir informações sobre os seguintes campos:
- Código Apogeus: este campo foi mantido apenas por compatibilidade com as versões anteriores do sistema. Atualmente ele não gera nenhum efeito nas operações comerciais do estabelecimento.
- Lead time de compra/produção (tempo em dias): é possível adicionar o quanto dias em médias são necessários para a produção ou compra.
Na seção Informações adicionais é possível criar campos personalizados para utilizar no cadastro do representante. São liberados 16 campos adicionais para serem utilizados, conforme imagem a seguir:
Para criar um Campo adicional basta clicar no link do respectivo campo e preencher as informações solicitadas:
Na seção outras informações é possível adicionar Observações e Informações para PDV/Vendas, conforme campos abaixo:
Imagem
Nessa aba é possível adicionar imagens dentro do cadastro do representante:
Para adicionar uma imagem é necessário informar uma Descrição e logo abaixo adiciona-la, podendo ser através de uma Captura ou Arquivo. Após adicionar clique em [OK]:
Contatos
Nessa aba é possível adicionar outros contatos para o cadastro do representante:
Para incluir um contato é necessário preencher:
- Nome: informe o nome do contato;
- Tipo: selecione o tipo de contato correspondente.
Para realizar o cadastro de um tipo de cadastro é necessário clicar no ícone ao lado do campo Tipo, conforme imagem abaixo:
Uma listagem com todos os tipos de contato cadastrados aparecerá. Para cadastrar um novo tipo de contato é necessário clicar no botão [Incluir (F2)]:
Informe o código (caso não preenchido o sistema criará um automaticamente) e descrição, e em seguida clique em [Gravar (F10]:
- Telefone: informe o telefone do contato;
- Celular: informe o telefone celular do contato;
- E-mail: informe o E-mail do contato;
- Descrição: adicione uma descrição para o contato;
Clique no botão [Ok] para adicionar um contato.
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