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Cadastro de Fornecedores

Para realizar o cadastro de fornecedores no Retaguarda acesse: Cadastros → Fornecedores.

Uma grid com a listagem de todos os fornecedores cadastrados será aberta, conforme imagem a seguir:

Para adicionar um novo fornecedor, clique no botão [Incluir (F2)] localizado na região inferior da tela:

O cadastro de fornecedor será comporto pelas seguintes abas:

Geral

É na aba geral onde as informações básicas a respeito do fornecedor são inseridas no cadastro, conforme especificada abaixo:

  • Código: é utilizado pelo sistema para identificar o fornecedor. É possível tanto inserir um código específico digitando no campo ou aceitar a sequência numérica gerada pelo sistema;
  • Inativo: assinalando essa opção o fornecedor é inativado, de forma que não apareça na listagem de fornecedores ativos; os dados de um fornecedor inativado não são excluídos do sistema;
  • Nome: nome do fornecedor a ser cadastrado;
  • CEP: CEP do fornecedor. Ao adicionar o CEP e clicar na seta ao lado do campo, os itens Estado, País, Cidade, Endereço e Bairro serão preenchidos automaticamente:

Caso não se saiba o CEP, é possível realizar a busca por dentro do sistema, clicando no ícone que aparece ao lado do campo, como mostra a imagem a seguir:

Ao clicar nele a tela “Pesquisar em CEPs novos” é aberta, onde é possível encontrar o CEP pelo endereço do fornecedor:

É possível preencher manualmente ou alterar o resultado trazido pelo CEP nos campos Estado, País, Cidade, Endereço, Número, Complemento e Bairro.

  • Pessoa: selecione se o fornecedor é uma pessoa física (CPF) ou pessoa Jurídica (CNPJ);
  • Fone: campo onde o telefone fixo do fornecedor deve ser adicionado;
  • Celular: campo onde o telefone móvel do fornecedor deve ser adicionado;
  • Whatsapp: campo onde o número de telefone com Whatsapp deve ser adicionado;
  • E-mail: local onde o e-mail geral do fornecedor deve ser adicionado;
  • E-mail cotação: endereço para onde as informações a respeito das cotações serão enviados;
  • Site: site do fornecedor caso tenha;
  • %comissão: percentual de comissão do fornecedor;
  • % comissão à vista: percentual de comissão para vendas à vista;
  • % comissão a prazo: percentual de comissão para vendas a prazo;
  • % comissão na quitação: percentual de comissão na quitação do débito do fornecedor;
  • Plano de contas: selecione o plano de contas correspondente.

Caso seja necessário cadastrar o fornecedor como outras entidades no sistema, é possível aproveitar as informações básicas da aba gerais já inseridas no cadastro selecionado a opção correspondente, conforme imagem a seguir:


 Pessoa Física

Caso seja selecionado no campo Pessoa a opção Física deve-se preencher também as seguintes informações:

  • Nascimento: informe a data de nascimento do fornecedor;
  • CPF: informe o CPF do fornecedor;
  • Tipo de contribuinte: informe qual o regime tributário do fornecedor, selecionando uma das opções entre Contribuinte ICMS, Contribuinte Isento e Não contribuinte.

  • IE: campo obrigatório em caso de Contribuinte ICMS. Nos outros enquadramentos fiscais não é necessário ser preenchido;
  • RG: informe o RG do fornecedor;
  • Natural de: informe o estado e a cidade de nascimento do fornecedor;
  • Sexo: selecione a opção que corresponda ao sexo do fornecedor:

  • Estado civil: selecione a opção que melhor corresponde ao estado civil do fornecedor;
  • Cônjuge: informe o nome do cônjuge do fornecedor caso tenha;
  • Nome do pai: informe o nome do pai do fornecedor;
  • Nome da mãe: informe o nome da mãe do fornecedor;
  • Renda: informe o valor da renda aproximada do fornecedor.

Na seção Dados do trabalho deve-se preencher os dados refermentes a:

  • Profissão: informe a profissão do fornecedor;
  • Empresa: informe a empresa em que o fornecedor trabalha;
  • CEP: informe o CEP da empresa em que o fornecedor trabalha. Ao adicionar o CEP e clicar na seta ao lado do campo, os itens Estado, País, Cidade, Endereço e Bairro serão preenchidos automaticamente:

Caso não se saiba o CEP é possível realizar a busca por dentro do sistema, clicando no ícone a seguir:

Ao clicar nele a tela “Pesquisar em CEPs novos” é aberta, onde é possível encontrar o CEP pelo endereço do fornecedor:

É possível preencher manualmente ou alterar o resultado trazido pelo CEP nos campos Estado, País, Cidade, Endereço, Número, Complemento e Bairro.

  • Fone: selecione o telefone de contato da empresa em que o fornecedor trabalha.


Pessoa Jurídica

Caso seja selecionado no campo Pessoa a opção Jurídica deve-se preencher também as seguintes informações:

  • Razão Social: informe a razão social do fornecedor;
  • CNPJ: informe o CNPJ do fornecedor;
  • Tipo de Contribuinte: selecione dentre as opções qual dos tipo de contribuinte o fornecedor se enquadra:

  • IE: informe a Inscrição estadual do fornecedor. Caso o fornecedor seja Contribuinte ICMS ou Não contribuinte a inscrição deve ser preenchida. Caso seja Isento o mesmo não terá inscrição estadual, com tal campo não sendo preenchido;
  • IM: informe a inscrição municipal do fornecedor;
  • Fundação: informe a data de fundação da empresa;
  • Faturamento: informe a média de faturamento da empresa;
  • Contato: informe o nome de algum contato da empresa;
  • Fone de contato: informe o telefone do contato da empresa;
  • Celular Contato: informe o celular do contato da empresa;
  • Nascimento contato: informe a data de nascimento do contato da empresa;
  • Enquadramento fiscal: selecione o enquadramento fiscal corresponde a esse fornecedor:

  • Zona Franca/ALC: Selecione a zona franca do fornecedor.


Estrangeiro

Caso o fornecedor cadastrado seja estrangeiro no campo Estado deve-se selecionar “Ex” e em País selecionar o respectivo local de nascimento, conforme imagem abaixo:

Na parte inferior da tela aparecerá a aba Estrangeiro, onde o número do Documento Legal do respectivo país de nascimento deve ser preenchido:

Outros endereços

Clicando na aba endereço será possível verificar a existência de duas sub abas: Cobrança/Entrega e Adicionais:


Cobrança/Entrega

Na seção Cobrança será possível adicionar as informações que será utilizadas para a realização de cobranças:

É possível utilizar as informações de endereço utilizado no cadastrado na aba geral, utilizando o botão [Copiar do endereço principal], conforme imagem abaixo:

É possível também adicionar as informações manualmente, preenchendo os seguintes campos:

  • Nome: nome da pessoa responsável pela cobrança;
  • CEP: informe o CEP para localização da pessoa responsável pela cobrança. Ao adicionar o CEP e clicar na seta ao lado do campo, os itens Estado, País, Cidade, Endereço e Bairro serão preenchidos automaticamente:

Caso não se saiba o CEP é possível realizar a busca por dentro do sistema, clicando no ícone a seguir:

Ao clicar nele a tela “Pesquisar em CEPs novos” é aberta, onde é possível encontrar o CEP pelo endereço do fornecedor:

É possível preencher manualmente ou alterar o resultado trazido pelo CEP nos campos Estado, Cidade, bairro e Endereço.

Complete as informações do endereço informando o Número e o Complemento.

  • Nascimento: informe a data de nascimento do contato utilizado para a cobrança;
  • Telefone: informe o número de telefone disponível para contatar o responsável pela cobrança;
  • Celular: informe o número de telefone disponível para contatar o responsável pela cobrança;
  • E-mail: informe o e-mail do contato responsável pela cobrança.

Já na seção Entrega deve ser informado os dados que serão utilizados para a realização entrega:

É possível utilizar as informações de endereço utilizado no cadastrado na aba geral, utilizando o botão [Copiar do endereço principal], conforme imagem abaixo:

É possível também adicionar as informações manualmente, preenchendo os seguintes campos:

  • Nome: insira o nome pelo responsável por receber a entrega.
  • Tipo: selecione o tipo do fornecedor:

  • CNPJ/CPF: infome o CNPJ ou CPF do fornecedor;
  • CEP: informe o CEP para para a entrega da mercadoria. Ao adicionar o CEP e clicar na seta ao lado do campo, os itens Estado, País, Cidade, Endereço e Bairro serão preenchidos automaticamente:

Caso não se saiba o CEP é possível realizar a busca por dentro do sistema, clicando no ícone a seguir:

Ao clicar nele a tela “Pesquisar em CEPs novos” é aberta, onde é possível encontrar o CEP pelo endereço do fornecedor:

É possível preencher manualmente ou alterar o resultado trazido pelo CEP nos campos Estado, Cidade, bairro e Endereço.

Complete as informações do endereço informando o Número e o Complemento.

  • Nascimento: informe a data de nascimento do responsável pelo recebimento;
  • Telefone: informe o telefone de contato para o recebimento da entrega;
  • Celular: informe o telefone celular de contato para o recebimento da entrega;
  • E-mail: informe o e-mail do responsável pelo recebimento da entrega.

Adicionais

Nessa sub aba é possível incluir endereços adicionais no cadastro do fornecedor. Para isso, é necessário preencher as seguintes informações e ao final clicar em [OK]:

Histórico de Ocorrências

Na aba histórico de ocorrências é possível adicionar observações ao cadastro de fornecedor. Para incluir um histórico de ocorrência é necessário:

  • Data: informe a data e a hora da ocorrência;
  • Descrição: informe nesse campo um descritivo da ocorrência;
  • Tipo: selecione o tipo de ocorrência.

Para realizar o cadastro do tipo de ocorrência é necessário clicar no ícone ao lado do campo tipo, conforme imagem abaixo:

Será aberta uma página com todos os tipos de ocorrência cadastrados. Para adicionar uma nova é necessário clicar no botão [Incluir (F2)] localizado na parte inferior da tela, conforme destacado na imagem a seguir:

Preencha o código (caso não seja especificado algum código o sistema gerara automaticamente) e uma descrição para a ocorrência. Clique em [Gravar (F10)] para finalizar a operação:

Após incluído todas as informações da ocorrência clique em [OK]. A listagem de todas as ocorrências constará abaixo, com a data, descrição, tipo e nome do usuário que a adicionou, conforme imagem a seguir:

Outras informações

Na aba outras informações é possível adicionar informações extras sobre o fornecedor.

Ela é dividida em duas sub abas: Geral e Dados Tributários:


Geral

Na aba geral é possível incluir informações sobre os seguintes campos:

  • Data de cadastro: informe a data em que o cadastro foi realizado;
  • Lead time de compra/produção (tempo em dias): é possível adicionar o quanto dias em médias são necessários para a produção ou compra.

Na seção Informações adicionais é possível criar campos personalizados para utilizar no cadastro de fornecedores. São liberados 16 campos adicionais para serem utilizados, conforme imagem a seguir:

Para criar um Campo adicional basta clicar no link do respectivo campo e preencher as informações solicitadas:

Na seção Preferências é possível adicionar as seguintes informações:

  • Tipo de documento: selecione qual será o tipo de documento utilizado para a cobrança do fornecedor;
  • Condição de pagamento: adicione qual será a condição de pagamento aplicada ao fornecedor. Para adicionar uma condição nova, basta clicar no ícone ao lado do campo Condição de pagamento, conforme imagem a seguir:

Será aberta uma página com todas as condições de pagamento cadastradas. Caso seja desejável cadastrar uma nova, clique no botão [Incluir (F2)]:

Na página condições de pagamento é necessário cadastrar os seguintes parâmetros:

  • Código: preencha com algum código específico ou deixe o campo em branco, de forma que o sistema gere o código automaticamente;
  • Inativo: assinalando essa opção a condição de pagamento se torna inativa e não aparecerá como uma opção para ser utilização ;
  • Descrição: Insira uma descrição para a condição de pagamento;
  • Escopo: insira em que tipo de operação essa condição de pagamento poderá ser utilizada.

  • Tipo: selecione o tipo de condição de pagamento;
  • Percentual: adicione um percentual a condição de pagamento;
  • Por: adicione de que forma a condição de pagamento será aplicada, se será a prazo ou número de parcelas:

Caso seja selecionada a opção Prazo o campo Prazos (separado por .) se tornará ativo. Nele será necessário informar o prazo desejado em dias, separado por “.”:

Porém, se a opção Número de parcelas for selecionada, os campos Número de parcelas, Dia de vencimento, Dia limite e Meses de carência se tornarão ativos, devendo ser preenchidos:

  • Prazo para Manipulação: adicione o prazo para manipulação;
  • Envio ao mobile vendas: assinalar essa opção caso se deseje enviar essas condição de pagamento para o Mobile;
  • Enviado do Mobile: essa opção será assinalada quando a condição de pagamento for adicionada no Mobile e transferida para o retaguarda;
  • Pode ser Flex: assinale caso seja Flex.

Na seção outras informações é possível adicionar Observações e Informações para PDV/Vendas, conforme campos abaixo:


Dados Tributários

Nesse aba é possível adicionar dados tributários específicos, conforme imagem abaixo:

  • Produtor Rural: assinale essa opção caso o fornecedor pertença a essa categoria;
  • Tipo: aesse campo é possível realizar o cadastro de outros documentos tributários.

Imagem

Nessa aba é possível adicionar imagens dentro do cadastro do fornecedor:

Para adicionar uma imagem é necessário informar uma Descrição e logo abaixo adiciona-la, podendo ser através de uma Captura ou Arquivo. Após adicionar clique em [OK]:

Contatos

Nessa aba é possível adicionar outros contatos para o cadastro do fornecedor:

Para incluir um contato é necessário preencher:

  • Nome: informe o nome do contato;
  • Tipo: selecione o tipo de contato correspondente.

Para realizar o cadastro de um tipo de cadastro é necessário clicar no ícone ao lado do campo Tipo, conforme imagem abaixo:

Uma listagem com todos os tipos de contato cadastrados aparecerá. Para cadastrar um novo tipo de contato é necessário clicar no botão [Incluir (F2)]:

Informe o código (caso não preenchido o sistema criará um automaticamente) e descrição, e em seguida clique em [Gravar (F10]:

  • Telefone: informe o telefone do contato;
  • Celular: informe o telefone celular do contato;
  • E-mail: informe o E-mail do contato;
  • Descrição: adicione uma descrição para o contato.

Clique no botão [Ok] para adicionar um contato.

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