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Integração ASAAS

Introdução

O Asaas oferece soluções para automatizar as atividades burocráticas das empresas. A integração com sua API vai auxiliar a ter melhor gestão nas suas cobranças. Com plataforma Asaas é possível configurar o WebHook para que seu sistema seja notificado quando um documento for pago.

Licenciamento

Para utilizar a integração é necessário que o cliente tenha ativado a licença de boleto e a funcionalidade “Banco On-line” encontrada dentro do módulo cobrança escritural (Ferramentas → Configurador do sistema):

Observação:Este recurso está disponível apenas para o Uniplus Web.

Configurações

 Cadastrar Banco

No retaguarda, acesse Financeiro → Outros → Bancos. Cadastre o banco Asaas (Asaas I.P S.A)

 Cadastrar Conta Corrente

No Uniplus WEB, acesse Financeiro → Outros → Conta Corrente. Realize o cadastro informando os dados da conta e agencia da conta Asaas, que pode ser realizado através do seguinte link: Criar conta ASAAS.

Na aba Integrações, informe o campo ambiente e a chave API gerada dentro da plataforma do Asaas.

É possível no campo Ambiente selecionar entre “Homologação” e “Produção”.

O Webhook gerado no nosso sistema ficará nessa parte destacada em vermelho, dessa forma é possível colocar esse link na configuração de integração no site do banco Asaas:

A chave API é gerada dentro da plataforma do Asaas. Estando logado, acesse Configurações de conta → Aba integração → Gerar API Key.

Envio de Remessa

No Uniplus WEB acesse Financeiro → Remessa para Cobrança e filtre pelos documentos gerados.

Selecione os documentos e no campo Conta Corrente informe a conta corrente Asaas.

Realizando essa ação os arquivos não aparecerão mais na tela, com esses documentos sendo enviados para a plataforma do Asaas.

  • Se for preciso fazer algum ajuste de informação após o registro da remessa, será necessário modificar o documento correspondente. Essa modificação pode ser realizada seguindo o caminho Financeiro → Contas a Receber. Quando se ajusta o documento em campos como desconto, acréscimo ou prorrogação/alteração de vencimento, as informações atualizadas são sincronizadas automaticamente na plataforma Asaas, sem a necessidade de qualquer intervenção manual.

OBS: A operação de emissão de boletos deve ser executada dentro da plataforma do Asaas.

Caso tenha problema com alguma remessa a mesma pode ser consultada em Financeiro > Cobrança escritural > Consulta de remessa. Nessa tela poderá ser transmitido novamente a remessa, ou cancelar a mesma.

Retorno de Cobrança

Se caso esteja com WebHook configurado, ele vai trabalhar nesse momento, recendo as notificações de baixa do Asaas e baixando automaticamente os documentos.

Caso não tenha configurado o WebHook, esse processo poderá ser manual, basta ir em: Financeiro > Retorno de cobrança, selecione a conta corrente do Asaas, o período de pagamento dos documentos e clique em “Filtrar”. Os documentos recebidos no período filtrado serão carregados. Para finalizar clique em “Processar retorno” para fazer a baixa dos documentos.

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