Pauta de preço (WEB)
Introdução
As pautas de preço auxiliam nos processos de atribuição de preços à produtos em determinadas ocasiões, servem também como preços específicos pré-configurados e ainda permitem estabelecer valores de comissão por pauta. Através das pautas de preço por exemplo, é que são configurados os valores de Atacarejo. Um máximo de quatro pautas diferentes podem ser cadastradas e configuradas.
Configurações
Em Ferramentas → Coluna geral → Preferências do sistema são ajustadas as características das pautas:
As pautas estão separadas pelos seus respectivos números. Ative a pauta de preço que quiser utilizar e faça as configurações de acordo com sua preferência:
Pautas podem ser configuradas em vários locais, dependendo de onde são especificadas, diferentes informações poderão ser utilizadas. Confira os vários locais possíveis:
Produto
No cadastro de produto (Cadastros → Produtos) é possível atrelar um produto à uma pauta na aba Pautas. Informe então o valor unitário do produto e suas comissões, essas informações serão utilizadas quando uma venda com a pauta especificada for realizada:
Usuário
Em Cadastros → Coluna Outros → Usuários → Usuários na aba “Vendas” é possível selecionar a Pauta padrão do usuário. A pauta será carregada automaticamente ao realizar uma venda, porém pode ser alterada por outra na hora se desejado:
Cliente
Em Cadastros → Clientes na aba “Outras informações” é possível selecionar a Pauta de preços do cliente. Quando estiver sendo realizada uma venda para esse cliente, a pauta atribuída irá ser automaticamente carregada, porém pode ser alterada por outra na hora se desejado:
Vendedor
Em Cadastros → Vendedores na aba “Pautas” é possível cadastrar comissões para o vendedor nas respectivas pautas, basta informar o valor das comissões:
Pauta por item
Há como habilitar a pauta de preço por item no momento da venda. Para isso acesse Ferramentas → Coluna geral → Configurador do sistema e insira a senha técnica:
No módulo Vendas habilite a opção Pauta de preço por item na venda:
Após habilitar a opção, o campo Pauta de preço estará disponível na inserção de produtos, permitindo atribuir diferentes pautas a diferentes produtos:
Vendas
No ato da venda é possível definir a pauta de preço nas informações gerais. Todos os dados configurados então serão aplicados junto com a pauta. Por exemplo: se foi cadastrado um valor de comissão para o vendedor, esse entrará em ação quando a pauta em questão for selecionada:
Comissões
As comissões que podem ser configuradas nos locais mostrados anteriormente respeitam uma hierarquia de importância, e só serão aplicadas se não houver uma comissão de nível superior disponível. A ordem, do mais importante para o menos importante, é a seguinte:
1. Comissão na aba Pauta do produto;
2. Comissão na aba Pauta do vendedor;
3. Comissão nas Preferências da pauta.
Por Exemplo: em uma determinada pauta, em um produto está configurado para gerar 10% de comissão, no vendedor 20%, e nas preferências 30%. O valor de comissão que será atribuído ao vendedor será de 10%, pois o produto possui a comissão no topo da hierarquia.
Conteúdo Relacionado
Os artigos listados abaixo estão relacionados ao que você acabou de ler:
• Cadastro de produtos (WEB)
• Cadastro de grupos de produtos (WEB)
• Cadastro de Clientes e Entidades (WEB)
• Antes de Falar com o Suporte Técnico
• Obtendo suporte técnico e ajuda