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Explicando as Rotinas Fiscais do Uniplus

Vamos entender o que o Uniplus possui na rotina fiscal.

Documento Fiscal de emissão eletrônica de saída

  • NF-e – A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento fiscal digital que substitui a tradicional nota fiscal em papel. Instituída no Brasil para modernizar o processo de emissão de notas fiscais, a NF-e é utilizada para registrar a circulação de mercadorias e a prestação de serviços.
  • NFS-e – A Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) é um documento digital emitido por prestadores de serviços para registrar e documentar a prestação de serviços. Ela substitui a nota fiscal de serviços em papel, modernizando o processo de emissão e facilitando o controle fiscal pelos municípios.
  • NFC-e – A Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) é um documento digital emitido para registrar as vendas ao consumidor final no varejo. Ela substitui o tradicional cupom fiscal e a nota fiscal de venda ao consumidor em papel.
  • CT-e – O Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) é um documento digital que substitui o conhecimento de transporte em papel, utilizado para registrar a prestação de serviços de transporte de cargas no Brasil. Ele é emitido eletronicamente e armazenado de forma digital.
  • MFD-e – O Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) é um documento digital utilizado para registrar e controlar a prestação de serviços de transporte de carga, consolidando informações de documentos fiscais eletrônicos, como o CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico).
  • SAT – O Sistema Autenticador e Transmissor (SAT) é um dispositivo eletrônico utilizado por estabelecimentos comerciais varejistas para emissão de Cupom Fiscal Eletrônico (CF-e-SAT). Ele substitui os tradicionais equipamentos ECF (Emissor de Cupom Fiscal) e visa modernizar e simplificar o processo de emissão de documentos fiscais no varejo.
  • MFE – O MFE (Módulo Fiscal Eletrônico) é um dispositivo eletrônico utilizado para a emissão de documentos fiscais eletrônicos em estabelecimentos comerciais varejistas. Ele substitui os antigos equipamentos ECF (Emissor de Cupom Fiscal) e integra-se aos sistemas de automação comercial para registrar vendas ao consumidor final.
  • PAF – O PAF-ECF (Programa Aplicativo Fiscal – Emissor de Cupom Fiscal) é um software desenvolvido para integrar os equipamentos ECF (Emissor de Cupom Fiscal) aos sistemas de automação comercial utilizados por estabelecimentos varejistas. Ele é necessário para garantir a conformidade com as normas fiscais e tributárias, além de assegurar a correta emissão de documentos fiscais, como o Cupom Fiscal.
  • CC-e – A Carta de Correção Eletrônica (CC-e) é um documento eletrônico utilizado para corrigir informações em Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) emitidas com erros ou omissões. Ela permite que o emitente da NF-e faça ajustes específicos no documento fiscal, como correção de dados cadastrais, valores, descrição de produtos, entre outros.

Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais

  • GNR-e – Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais é um documento eletrônico utilizado para o recolhimento de tributos estaduais no Brasil. Ele é utilizado pelos contribuintes para efetuar o pagamento de impostos estaduais, como ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores).

Documentos Fiscais de entrada

  • DF-e – (Documento Fiscal Eletrônico) servidor de distribuição do SEFAZ é um componente fundamental na infraestrutura da Receita Federal do Brasil. Ele atua como um intermediário responsável pela distribuição e gerenciamento dos documentos fiscais eletrônicos, como NF-e (Nota Fiscal Eletrônica)
  • Gestão NF-e – O Gestão NF-e é um módulo desenvolvido pela Intelidata para automatizar e simplificar o processo de importação de NF-e dos fornecedores. Utilizando a rotina de DF-e para consultar as NF-e no SEFAZ, o Gestão NF-e carrega esses documentos, permitindo que o usuário efetue sua entrada de forma rápida e prática.
  • Nota fiscal de entrada – A Nota Fiscal de Entrada é um documento utilizado para registrar a entrada de mercadorias ou materiais no estoque de uma empresa. Ela é emitida quando a empresa adquire produtos de fornecedores, seja para revenda, uso ou consumo interno. Essa nota fiscal é importante para controle fiscal, tributário e de estoque, garantindo a conformidade com as normas e legislações vigentes.
  • Conhecimento de transporte de entrada – O Conhecimento de Transporte de Entrada é um documento utilizado para registrar o transporte de mercadorias que entram na empresa, seja proveniente de fornecedores, transferências entre filiais ou devoluções. Ele é essencial para documentar o movimento das mercadorias, garantindo o controle logístico e o cumprimento das obrigações fiscais.

Exportação documentos fiscais para a contabilidade

Exportação de documentos fiscais para a contabilidade envolve o processo de exportar arquivos XML e DANFEs correspondentes aos documentos fiscais para envio ao contador. Segue abaixo a lista detalhada dos documentos que exportamos:

Emissão de Terceiros:

  • CT-e
  • NF-e

NF-e de Emissão Própria:

  • Autorizada
  • Cancelada
  • Inutilizada
  • Carta de Correção
  • DANFE

CT-e de Emissão Própria:

  • Autorizado
  • Cancelado
  • Denegado
  • Inutilizado
  • Carta de Correção

NFC-e/Sat de Emissão Própria:

  • Autorizada
  • Cancelada
  • Denegada
  • Inutilizada

NFS-e de Emissão Própria:

  • Autorizada
  • Cancelada
  • DANFSE (Impressão padrão)

Você pode exportar esses documentos salvando-os localmente ou enviando-os diretamente por e-mail.

Arquivos de escrituração Fiscal

  • Sped Fiscal – O Sped Fiscal, ou Sistema Público de Escrituração Digital Fiscal, é um projeto do governo brasileiro que visa digitalizar e unificar as informações fiscais das empresas. Ele integra diversos documentos fiscais, como o Livro de Registro de Entradas, Saídas, Inventário, Apuração do ICMS/IPI, entre outros, em um único arquivo digital. Essa iniciativa simplifica e agiliza o processo de prestação de contas ao Fisco, aumentando a transparência e reduzindo custos operacionais para as empresas.
  • Sped Contribuições – O Sped Contribuições, ou Sistema Público de Escrituração Digital das Contribuições, é um sistema digital brasileiro que visa unificar e simplificar a entrega de informações relacionadas às contribuições sociais e tributos administrados pela Receita Federal do Brasil. Ele abrange obrigações como o PIS/Pasep, Cofins e contribuições previdenciárias. O objetivo principal é automatizar o envio de dados, reduzir erros e facilitar o cumprimento das obrigações tributárias, proporcionando maior controle e transparência por parte das empresas e do governo.
  • Sintegra – O Sintegra, Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços, é um sistema utilizado no Brasil para integrar informações fiscais entre os estados. Ele permite o intercâmbio de dados sobre movimentações de mercadorias entre contribuintes de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) situados em diferentes unidades da federação. O objetivo é facilitar o controle fiscal, garantir a conformidade tributária e evitar a sonegação de impostos, promovendo a transparência e a eficiência na administração tributária estadual.

Integrações

  • Alerta Fiscal – A integração da Alerta fiscal com nossas aplicações tem como finalidade manter atualizadas todas as informações relacionadas as tributações dos produtos cadastrados na base do cliente, evitando o trabalho com a digitação e garantindo a segurança de trabalhar com informações válidas.
    A integração está disponível para os seguintes Estados: AL, BA, DF, ES, GO, MG, PR, RJ, RO, RR, RS, SC e SP.
  • CTributaria – A integração da CTributária com nossas aplicações tem como finalidade manter atualizadas todas as informações relacionadas às tributações dos produtos cadastrados na base do cliente, evitando o trabalho com a digitação e garantindo a segurança de trabalhar com informações válidas.
  • Systax – A integração da Systax com nossas aplicações tem como finalidade manter atualizadas todas as informações relacionadas as tributações dos produtos cadastrados na base do cliente. Isso evita o trabalho com a digitação e garante a segurança de possuir informações válidas.

Integração com contabilidade

A integração na contabilidade tem como finalidade integrar o Uniplus com o software contábil da contabilidade, permitindo que os contadores possam visualizar e exportar os dados do estabelecimento para seus próprios sistemas, dispensando a necessidade de que essas informações sejam enviadas pelo cliente. Os dados financeiros serão enviados para o software contábil exatamente como foram registrados no Uniplus, evitando o trabalho com a digitação e garantindo a segurança de trabalhar com informações válidas.

Esta rotina tem como objetivo auxiliar as contabilidades na importação dos dados financeiros de clientes. As informações enviadas são as de baixa nos documentos financeiros, tanto a pagar quanto receber.

Atualmente os seguintes softwares são compatíveis com o sistema:

  • WK
  • JB
  • Questor
  • Master contábil
  • SCI
  • Alterdata
  • Domínio.

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