Central do Uniplus

Índice
< Todo o conteúdo
Imprimir

Servidor local (WEB)

A instalação do Uniplusweb em servidor local é feita sobre a mesma base de dados do Uniplus versão desktop.

Entenda melhor

Instância é um conceito do Uniplusweb. Ele pode se referir a um servidor (no caso do sistema star instalado localmente no servidor do cliente), ou pode se referir a mais servidores (no caso do Uniplusweb estar em um datacenter, como a Amazon).

Conta refere-se a um cliente final, que tem uma base de dados e um contrato com a Intelidata.

Note que uma instância pode conter mais de uma conta. Claro que isto depende da capacidade de processamento e memória dos servidores onde a instância é executada.

Passos para instalação

1 – Tenha certeza de que o Uniplus Desktop esteja corretamente instalado e em operação;

2 – Acesse o Portal do canal e acesse no menu lateral a opção UniplusWeb. Em seguida, clique no botão [Incluir Instância]:


3 – Selecione o “Tipo” como sendo Local e preencha os demais dados:


4 – Copie o TOKEN gerado pela criação da instância. Essa informação será necessária na instalação:

5 – Após criar a nova Instância, clique no botão [Contas] e depois em [Nova conta]:


6 – Em seguida, inclua os dados da nova conta:

Sobre os campos que aparecem na imagem acima:

  • Identificador global da conta: também conhecido como “tenant”, este identificador será usado para acessar o sistema e normalmente é o CNPJ do cliente que é inserido neste campo.
  • Descrição da conta: informe o nome da conta;
  • URL da loja: URL de acesso ao Uniplus Shop (opcional). Este campo não tem efeito no caso de uma instância local;
  • Demonstração: quando marcado indica que será uma conta de testes, possibilitando restaurar um backup demonstração sem contrato ativo (opcional);
  • Contrato: selecione o contrato do cliente;
  • Contador: será usado nos casos em que o contador terá acesso ao sistema do cliente através de um painel próprio (opcional).

7 – Agora será necessário instalar o UniplusWeb local. Baixe o instalador aqui

8 – Siga os passos do instalador. Sugerimos instalar o Uniplusweb na pasta C:\UNIPLUS\web.

9 – Quando solicitado, informe o token da instância e o identificador da conta incluídos na etapa anterior (dados do Token, passo 4. Dados da Conta, passo 6 deste manual):

Como resultado destes passos, o Uniplusweb será instalado como serviço do Windows (com o nome “UnipluswebServer”). O sistema poderá ser conectado usando um navegador de internet. Exemplo de conexão: https://localhost:8443/?tenant=IDENTIFICADOR_GLOBAL_CONTA.

 Alteração da porta 8443

Por padrão, o Uniplusweb será instalado na porta 8443. Para alterar esta porta, crie ou edite o arquivo application-prod.properties no diretório de instalação do UniplusWeb e inclua a seguinte linha:

application-prod.properties
server.port=8444

Importante

A versão web não pode ser usada ao mesmo tempo que a versão desktop. Apesar das bases de dados serem 100% compatíveis, os sistema de cache não são integrados, gerando um comportamento imprevisível no caso das duas versões do sistema serem usados ao mesmo tempo.

A comunicação do Uniplusweb é criptografada (mesmo com o servidor local). Na web é obrigatório o uso de um certificado digital emitido por uma autoridade reconhecida.

No caso de um servidor local, a fim de evitar o custo com o certificado, o Uniplusweb usa um certificado interno, que é tão seguro quanto os certificados tradicionais, porém não reconhecido pelos navegadores web. Neste caso sugerimos o uso o cliente do Uniplus para evitar as mensagens de aviso do navegador.

Várias contas no mesmo servidor

Inicialmente, abra o arquivo c:/UNIPLUS/web/application.properties e adicione a seguinte linha:

uniplusweb.bancodados.diretorio=c://UNIPLUS/pg/

Observação: os locais informados aqui consideram que a instalação foi feita no diretório (pasta) padrão. Se o sistema estiver instalado em outra pasta, será necessário ajustar as informações acima para localizar o arquivo de configuração e o parâmetro informado. Observe que as barras duplas após o “c:” são necessárias.

Após o ajuste nos parâmetros, reinicie o serviço do Uniplusweb para que ele reconheça a alteração que foi feita.

Para incluir uma nova conta no mesmo servidor local, primeiro será necessário cadastrar a conta na instância (usando o portal), conforme os passos iniciais já descritos neste artigo.

Depois, no servidor local é necessário abrir o painel de controle de serviço do Windows e reiniciar o serviço UnipluswebServer. Independente da forma como o procedimento for realizado, a ideia é que o Portal Comercial seja acessado e base de dados com as contas se mantenha atualizado.

Conteúdo Relacionado

Os artigos listados abaixo estão relacionados ao que você acabou de ler:
Atualização do Sistema (Build) – Instalação Local (WEB)
Antes de Falar com o Suporte Técnico
Obtendo suporte técnico e ajuda

   15 Artigos recentes   

Ver os últimos 100