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Geração de Relatórios Configurados (WEB)

Introdução

No Uniplus Web, além dos relatórios já existentes no sistema, é possível também criar o seu Relatório Configurado. A finalidade dessa função é a criação do relatório conforme a sua necessidade.

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Configuração

1– Para criar o Relatório Configurado, é necessário estar na tela em que deseja formar o novo relatório (clientes, produtos, contas a pagar/receber, entre outras). É em cima da tabela base dessa tela que o relatório será gerado. Em toda tela que tiver o ícone de “Relatórios configurados” é possível configurar um relatório.

2– Na aba “Geral” é necessário preencher os seguintes campos:

  • Descrição: Deve ser preenchido com o nome do relatório;
  • Localização: Deve ser escolhido o local onde o menu vai aparecer.

Na imagem abaixo, podemos observar que o relatório apareceu no local escolhido (“Cadastros”) e com o nome preenchido no campo Descrição (Relatório teste).

3– Na aba “Colunas“, você deve configurar os dados que aparecerão no relatório.

Ao incluir uma coluna, você deve selecionar os campos conforme eles aparecem na tela de cadastro. Apesar dos dados estarem ordenados de forma alfabética, é também uma tela de pesquisa inteligente. Ou seja, a medida que for sendo digitado o que está sendo buscado o sistema vai identificando o campo na tela.

Essas colunas correspondem ao que seria a grid do sistema.

Observação:Mesmo colunas que não estejam visíveis na grid, podem ser configuradas para que apareçam no relatório.

As três próximas abas são usadas para a realização de filtros que poderão ser aplicados em relatórios.

4– Referências: Nessa aba devem ser escolhidas quais colunas do relatório que está sendo criado, o sistema usará como referência para fazer a busca das informações desejadas.

5– Parâmetro: Local onde será definido qual o dado que a pesquisa vai buscar no relatório. É preciso ter uma noção de SQL para saber o nome técnico da coluna contida na tabela usada como base para o relatório.

  • Parâmetro: Nome da coluna dentro da tabela do banco
  • Descrição: Nome dado para o campo que será o filtro de pesquisa na tela do relatório
  • Tipo: Tipo de formatação que o campo assumirá

6– Filtro: Deve ser decidida as condições de pesquisa que serão aplicadas ao realizar o filtro.

  • Campo: Nome do campo de pesquisa de filtro que será criado (conforme configurado na “descrição” na guia parâmetros).
  • Operação: Modo como se deve procurar pela informação dentro dos campos de pesquisa do relatório. Nos exemplos acima, no caso do “nome”, deve ser descrito para procurar exatamente pelo que consta no cadastro do cliente. No caso da “razão social”, o campo de pesquisa aceita que seja pesquisado apenas o começo do nome da “razão social”.
  • Parâmetro: O que cada filtro vai procurar na tabela (dentro do banco de dados) que serve de base para construção do relatório. Esses são os “parâmetros” que foram configurados na guia “parâmetro”, além dos que constam também por default no sistema.

Na aba “Filtros” é possível utilizar outras condições para facilitar o resultado da pesquisa que será realizada pelo relatório criado.

7– A condição “E“, quando utilizada, faz com que os campos trabalhem de forma interligada. O resultado buscado por um, trabalha em harmonia com o resultado que o outro campo traz. Por exemplo, o cliente gostaria de uma relação de clientes do estado de Santa Catarina E da cidade de Brusque. O filtro limitará para buscas em que esses dois elementos estejam informados. Caso um dos elementos não seja informado, o sistema não fará a pesquisa.

8– A condição “OU” fará com que o resultado buscado varie de acordo com os campos utilizados no relatório. Por exemplo, uma lista de clientes do estado de Santa Catarina OU de São Paulo. Caso um desses elementos não seja informado, o sistema fará uma busca geral.

9– Os parênteses “( )” sempre serão usados junto com as duas condições citadas anteriormente (E e OU). São eles que servirão para validar a forma de pesquisa formada por essas condições. Deverão ser usados conforme na imagem anterior.

10– Ordens: Define a maneira de como os dados presentes no relatório serão ordenados.

Nesse caso, o sistema olhará para o que foi informado na aba “Colunas” e vai ordenar os dados em ordem crescente. No exemplo acima, ele olhará primeiro para a coluna “Razão Social” e irá ordenar os dados de acordo com ela, depois aplicará a ordenação de acordo com a coluna “nome” (respeitando os dados da primeira ordem).

11– SQL: É um validador do comando que vai gerar o relatório

Nessa guia é onde deve ser validado o resultado de todo o trabalho realizado nas guias anteriores. Até esse momento foi montado o comando SQL que será usado para extrair os dados nesse novo relatório criado.

Ao clicar no botão verde [Validar SQL], o sistema deverá compor o comando que será utilizado no banco de dados para a formação do relatório. Caso haja algum problema, surgirá uma caixa de alerta no canto superior direito informando que existem erros. Se não aparecer, é sinal de que o comando está correto

Finalizando as configurações de cada etapa, basta clicar em [gravar] no canto inferior direito da tela.

Para que o relatório fique disponível no sistema, após gravar é preciso fechar e abrir o sistema.

12– Para fazer a manutenção do relatório, basta entrar na tela usada como base do relatório e ir na opção “Relatórios Configurados“.

A tela de pesquisa deve ficar assim:

Observação:Os campos de pesquisa são case-sensitives. Portanto, as buscas precisam ser feitas exatamente igual está no cadastro para que os relatórios retornem os dados.

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