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API Rest (Portal Comercial)

Introdução

A API Pública permite que aplicações de terceiros estejam disponíveis no Portal Comercial para o uso das Revendas credenciadas na Intelidata. Este artigo vai explicar cada parte do processo, incluindo exemplos. Foi utilizado o aplicativo “Insomnia”, entretanto podem ser utilizadas outras ferramentas para acessar a API.

Gerando o token de acesso

O acesso seguro aos dados é baseado em um código de autorização: cada parceiro da Intelidata possui um código de autorização único (chamaremos aqui de token). Garanta que o token não fique visível e que pessoas mal-intencionadas não tenham acesso a esta informação.

A geração do token é feita no Portal Comercial no menu “Configuração da API”, conforme imagem abaixo:

Simplesmente clique no botão [Gerar token de acesso] para gerar um novo token e não esqueça de salvar. É uma boa prática renovar o token regularmente.

Endereço do servidor

Para ter acesso ao servidor da API, acesse: https://canal.intelidata.inf.br/public-api/

Para acessar a API basta informar no Header da requisição o parâmetro “token”. No valor, informe o token gerado no portal, conforme imagem a seguir:

Endpoints disponíveis e verbos

A API possui os seguintes endpoints:

 Endpoint n° 1

/public-api/bloquear-contrato/{cpfcnpj}

Verbo suportado: POST

Função: Esse endpoint serve para agendar o bloqueio de um contrato.

Irá seguir a mesma rotina de bloqueio via portal (será feito um agendamento para ser executado em 10 dias), porém será assumido um motivo de bloqueio padrão como “Bloqueio via API”.
O parâmetro {cpfcnpj} deve ser passado apenas com os números, sem incluir qualquer sinal de formatação.

Retorno:

Caso esteja tudo certo com a operação, será retornada a mensagem HTTP 200, com a data de agendamento do bloqueio.

Um e-mail avisando sobre o agendamento de bloqueio via API também será disparado:

Caso contrário, será retornada a mensagem informando o problema encontrado:

  • A seguinte tela será retornada em casos de contratos com bloqueio já agendado:
  • Contrato com apresentam agendamento de encerramento contarão como:
  • Contrato não encontrado:

 Endpoint nº 2

/public-api/desbloquear-contrato/{cpfcnpj}

Verbo suportado: POST

Função: Esse endpoint serve para cancelar o agendamento ou desbloquear um contrato com o agendamento já executado.

O parâmetro {cpfcnpj} deve ser passado apenas com os números, sem incluir qualquer sinal de formatação.

Retorno:

Caso esteja tudo OK, haverá um retorno HTTP 200 com a mensagem de cancelamento de agendamento ou de desbloqueio do contrato.

Um e-mail avisando sobre o desbloqueio ou cancelamento do agendamento de bloqueio também é disparado:

Caso contrário, será retornada a mensagem com o problema encontrado:

  • Agendamento inexistente:
  • Contrato não encontrado:

  • Contrato com agendamento de encerramento:

 Endpoint nº 3

/public-api/contratos

Verbo suportado: GET

Esse endpoint serve para listar todos os contratos abertos. São considerados contratos abertos os contratos com os status Aberto, Bloqueado e Degustação.

Retorno:

Array de objetos no formato JSON

 Endpoint nº 4

/public-api/contratos/{idStatus}

Verbo suportado: GET

Esse endpoint serve para listar os contratos com o status desejado. Nesse endpoint podem ser listados todos os tipos de status de contrato.

Retorno:

Exemplo de consulta retornando os contratos com o status Degustação (ID 5)

 Endpoint nº 5

/public-api/contrato/{cpfcnpj}

Verbo suportado: GET

Esse endpoint serve para consultar um contrato específicos do CPF/CNPJ informado.
Irá buscar o contrato aberto com o CPF/CNPJ (Aberto, Bloqueado ou Degustação)

Retorno:

 Endpoint nº 6

/public-api/contrato/{cpfcnpj}/{idStatus}

Verbo suportado: GET

Esse endpoint serve para consultar os contratos específicos do CPF/CNPJ informado.

Irá buscar o contrato com o status selecionado.

Retorno:

Exemplo de consulta por CPF/CNPJ com status Encerrado (ID 2)

Objeto Contrato

CampoTipoObservação
cpfCnpjCaracterCPF/CNPJ formatado
clienteFinalCaracterRazão social do cliente final do contrato
idStatusInteiroid do status do contrato.
Ids disponíveis:
1 – Aberto
2 – Encerrado
3 – Bloqueado
4 – Migrado
5 – Degustação
6 – Degustação encerrada
statusCaracterO valor do status
descricaoStatusCaracterDescrição do status
versaoSistemaCaracterIndica qual a versão do contrato
valortotalDecimalValor total do contrato
dataCriacaoDataData que o contrato foi criado
usuariosInteiroQuantidade de usuários do contrato
buildCaracterBuild atual do sistema
ultimoAcessoWsData/HoraData e hora do último acesso ao sistema
diasParaEncerrarInteiroQuantidade de dias para o contrato ser encerrado (caso exista agendamento de encerramento)
dataEncerramentoDataData do encerramento do contrato
databloqueioDataData do bloqueio do contrato
dataMigracaoDataData da migração do contrato
diasBloqueadoInteiroQuantidade de dias em que o contrato está bloqueado
diasParaBloqueioInteiroQuantidade de dias para o contrato ser bloqueado (caso exista agendamento de bloqueio)
tipoLicenciamentoCaracterTipo de licenciamento do contrato (Novo combo ou Segmento)
tipoContratoCaracterTipo de contrato (Desktop ou Web)

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