Central do Uniplus

Índice
< Todo o conteúdo
Imprimir

Fator de conversão (WEB)

Visão Geral

Fator de conversão se trata de um número específico utilizado em operações de conversão de unidades, geralmente relacionadas à embalagens (aba embalagens no produto). Este número é multiplicado com a unidade original (cadastrada na aba Geral do produto) para gerar o número equivalente. Este processo é muito utilizado em atacados e situações onde o produto é comprado em caixas e vendido em unidades.
Exemplos:

  • Na compra de um produto em Caixa, sendo sua unidade original Unidade e o Fator de Conversão 10 então pode se dizer que cada Caixa contém 10 Unidades. Portanto a compra será medida em Caixas e esse número será convertido em Unidades, podendo cada operação possuir sua quantidade específica (comprando, por exemplo 5 caixas, serão adicionadas 50 unidades no estoque).
  • Vendendo um produto em Quilo sendo sua unidade original Unidade e o fator de conversão 10, significa que cada quilo vendido será equivalente a 10 unidades do produto e consequentemente será baixado o estoque de acordo com a unidade original.

Processo

O fator de conversão é usado em vários tipos de transação, como por exemplo notas ficais de entrada e saída. Ao longo do processo de compra, estoque e venda de um produto ele pode possuir até 3 unidades de medida diferentes: a de compra, estoque e a de venda. Destaca-se que a unidade padrão que será selecionada em uma venda será a que consta na aba geral do cadastro de produto. Geralmente a unidade de medida de estoque é a mesma que a de venda, não sendo necessário o cadastro de uma unidade para venda.

Neste exemplo de processo será utilizado o produto Achocolatado, que é comprado em caixa e vendido em unidade, para isso será cadastrado a unidade de medida Caixa.

A qualquer momento do processo de configuração (desde que os campos obrigatórios estejam preenchidos) é possível salvar as alterações clicando em  no canto inferior direito da tela.

 Unidades de Medida

  Aba Geral

Unidades de medida podem ser cadastradas ou alteradas de acordo com a necessidade, para isso acesse Cadastros → Coluna Outros → Produtos → Unidades de medida e clique em :

É possível alterar as configurações de uma unidade de medida selecionando-a e clicando em Alterar. É importante destacar que os campos e abas da tela de Alteração geralmente são diferentes da de Cadastro, pois possuem contextos diferentes:

Realize então as seguintes configurações na aba geral

  • Código: insira o código que identificará a unidade;
  • Nome: insira o nome da unidade;
  • Tipo de valor: insira o tipo da quantidade (hora ou quantidade);
  • Casas Decimais: insira o número de casas decimais que a quantidade da unidade apresentará.

OBS: É importante ressaltar que para transações de valores com casas decimais, tanto a unidade original do produto quanto a unidade convertida necessitam possuir casas decimais equivalentes, caso contrário os valores podem variar de maneira imprecisa.

  Aba Sinônimos de código para importação de XML

Nesta aba é possível cadastrar sinônimos para a unidade de medida. Isso é utilizado quando há alguma importação de nota cuja unidade de medida está informada com um código diferente, porém é a mesma. Ex: um fornecedor pode utilizar a unidade de medida Caixa com o código CXS, ou CAX, apesar de se tratar da mesma unidade o código pode variar, trazendo a necessidade de sinônimos.

Para adicionar um sinônimo basta informar ele e clicar em Ok:

 Cadastrando uma Unidade de Medida no Produto

Após cadastrar uma unidade de medida é preciso atribuir ela ao produto, para isso acesse Cadastros → Produtos e no produto na aba Embalagens realize as seguintes configurações:

  • Unidade de medida: selecione a unidade de medida;
  • Fator de conversão: insira o fator de conversão. Neste exemplo cada caixa equivale à 12 unidades;
  • Código de barras: insira o código de barras referente à embalagem (caso houver);
  • Preço: insira o preço do produto na embalagem;
  • Lucro desejado %: insira o percentual de lucro desejado sobre o produto;
  • Tipo: selecione em que situações esta embalagem é usada (compras, compras e vendas, vendas), selecionando uma, a embalagem estará disponível nas respectivas operações;
  • Exportar para a balança: habilitando, sinaliza a embalagem para a próxima exportação para a balança.

Ao incluir uma embalagem na tabela é possível habilitar opções adicionais, confira-as no GIF abaixo:

  • Inativo: habilitando, torna a embalagem inativa, não podendo ser utilizada em vários processos;
  • Impressão Etiqueta: habilitando, sinaliza que a etiqueta da embalagem será impressa;
  • Envia mobile: habilitando, sinaliza a embalagem para ser enviada para o Unimobile na próxima importação;
  • Envia PDV: habilitando, envia a embalagem para o PDV na próxima importação.

 Movimentação de Produto Usando Fator de Conversão

Após cadastrar as unidades de medida no produto, é possível realizar entrada e saída de produtos utilizando ela. Para esse exemplo será feita uma nota fiscal de entrada e de saída.

Ao realizar a nota fiscal estarão presentes no campo Unidade as possíveis unidades a serem escolhidas junto com sua quantidade equivalente à unidade original. No exemplo abaixo o produto é comprado em caixas contendo 12 unidades cada:

Note que após a entrada, o estoque (medido em Unidades segundo a configuração do produto na aba Geral) foi atualizado com a devida quantidade (12 unidades) equivalente à quantas caixas entraram (1 caixa):

Ao realizar a nota fiscal de saída o processo é o mesmo, porém a unidade de medida pode variar de acordo com as embalagens do tipo Venda. Por padrão, a unidade usada é a estabelecida na aba geral do produto:

Note que após a saída o estoque foi atualizado com a devida quantidade (menos 5 unidades):

Conteúdo Relacionado

Os artigos listados abaixo estão relacionados ao que você acabou de ler:
Cadastro de produtos (WEB)
Antes de Falar com o Suporte Técnico
Obtendo suporte técnico e ajuda

   15 Artigos recentes   

Ver os últimos 100