Central do Uniplus

Índice
< Todo o conteúdo
Imprimir

Desagregação/Reclassificação

Visão Geral

Reclassificação (ou desagregação) se trata de um processo onde um produto inteiro é separado em outros produtos diretamente ligados à ele. Um exemplo de reclassificação acontece em açougues, onde uma parte do boi (produto mestre) é separado em produtos reclassificados/desagregados (filé, alcatra, maminha, etc).

Com essa funcionalidade são oferecidos vários processos como a geração automática das notas fiscais consequentes da desagregação, a configuração do preço dos itens reclassificados, a opção de registrar perda, entre outros. Agilizando o processo em geral.

Configurações

Para realizar reclassificação é necessário licenciar e ativar a funcionalidade Reclassificação em Ferramentas → Configurador do sistema → Nota Fiscal:

 Configurações técnicas da Reclassificação

A reclassificação requer ainda que exista um cliente/fornecedor com o mesmo nome da empresa e que existam 2 CFOPs configuradas para reclassificação (uma para a saída do produto mestre e uma para a entrada dos produtos reclassificados). Existe ainda a opção de configurar uma terceira CFOP para perda e essa, é opcional. Consulte com sua contabilidade quais CFOPs poderão ser usadas.

Acesse Cadastros → Clientes e cadastre ou altere um cliente para o mesmo nome da empresa. As opções Cliente e Fornecedor devem estar habilitadas:

Feito o cadastro do cliente/fornecedor é necessário vinculá-lo à empresa. Para isso acesse Cadastros → Outros → Empresas e filiais → Empresas/Filiais, selecione a empresa/filial atual e no campo Cliente/Fornecedor selecione o cliente/fornecedor cadastrado anteriormente:

As CFOPs utilizadas devem possuir as seguintes opções habilitadas: Considerar venda/compraPermite digitação de produtos na nota fiscal e em Integração com o financeiro selecione Nenhum:

 Configurando Produtos da Reclassificação

Para realizar o processo de reclassificação é necessário antes identificar o produto mestre e os reclassificados. Também há a opção de classificar um produto como perda, que sinaliza um item que não possui valor ou não é vendido (Exemplo: ossos, pele, couro).

Em Cadastros → Produtos selecione o produto e na aba Controle selecione no campo Reclassificação o tipo do item (Mestre, Reclassificado, Perda).

OBS: no processo de reclassificação é obrigatório possuir um item mestre e pelo menos um item reclassificado, já a perda torna-se opcional.

 Configurando a Reclassificação

Para uma reclassificação funcionar ela precisa ser especificada (qual item mestre gera quais itens reclassificados e quais perdas). Para isso em Cadastros → Outros → Estoque → Ficha técnica de desagregação, selecione a ficha técnica de desagregação do item correspondente (gerada automaticamente ao configurar um produto como Mestre) e faça as seguintes configurações:

  • Tipo: selecione o tipo do cálculo, se os itens reclassificados representarão uma porcentagem do mestre, ou uma quantidade em específico;
  • Preço custo base: insira o preço de custo base do item mestre (este campo serve para validação, se o Tipo for Quantidade, a soma total do preço dos itens terá que ser igual a esse valor;
  • Valor Total: este campo representa o valor total e serve para validação, se o Tipo for Percentual, a soma total do preço dos itens terá que ser igual a esse valor;
  • Produto: selecione o produto para adicionar à ficha;
  • Quantidade: insira a quantidade (ou a porcentagem, dependendo do Tipo definido acima) do item reclassificado que é obtida a partir do item mestre;
  • Grau: insira o grau de importância do item.

Tipo define o Percentual/Quantidade que o item representa em relação ao mestre. Exemplo: uma alcatra representa 40% (percentual) do Traseiro de Boi ou 0,4 Kg (quantidade para cada Kg do item mestre).

Grau de importância define o preço do produto em relação ao custo unitário do produto mestre agindo como um multiplicador. No cenário do açougue o grau de importância da Alcatra é diferente do grau do Filé Mignon, pois são carnes diferentes, com qualidades diferentes. Exemplo: uma alcatra possui grau 1,5, ou seja, o KG dela é 1,5x mais valioso que o KG do Traseiro de boi. Neste exemplo, o preço do Traseiro de boi custa R$: 50,00. Dessa forma o cálculo do preço da Alcatra em relação ao grau será de R$: 75,00 (1,5 X 50,00) por KG.

Caso o Tipo escolhido for Percentual, será necessário que a soma de todos os percentuais dos produtos seja 100%.

Observação:Caso o cliente não trabalhe com o grau de importância dos itens, aplique o “grau = 1,0000” para todos os itens a ser
em desagregados.

Realizando uma Reclassificação

Para realizar uma reclassificação primeiro é necessário haver uma nota fiscal de entrada na qual consta o item mestre:

Após dar entrada acesse Notas Fiscais → Notas fiscais para desagregação selecione a nota realizada e clique em . Na aba Geral da desagregação selecione o item mestre da ficha:

Na aba Configuração selecione o modelo da nota fiscal e as CFOPs que serão utilizadas nas notas fiscais geradas pela desagregação. Caso optar por lançar a nota correspondente a perda, habilite a opção Lançar nota de perda. A opção Lançar outros valores no preço unitário faz com que os impostos e outros valores sejam lançados no preço unitário (como ICMS ST, FCP, frete etc). Ao gravar serão exibidas quais notas fiscais foram emitidas:

Serão geradas as seguintes notas: uma nota fiscal de entrada (contendo os itens reclassificados e a perda) e duas notas fiscais de saída (uma do produto mestre e outra da saída da perda, se houver):

Nota fiscal de saída do item mestre:

Nota fiscal de entrada dos itens reclassificados junto com a perda:

A coluna Qtde (Quantidade) é determinada pelas seguintes fórmulas:

Se o tipo de cálculo da desagregação for “Percentual“, será definido por: (Quantidade da entrada do produto mestre) X (Percentual do produto reclassificado);

Se o tipo de cálculo da desagregação for “Quantidade“, será definido pelo valor informado de cada item.

A coluna Preço é determinada pela seguinte fórmula:

(Grau do produto reclassificado) X (Valor unitário do produto mestre). No exemplo da alcatra a fórmula fica: 1,5 X 50,00 = 75,00 .

Nota fiscal de saída da perda:

Conteúdo Relacionado

Os artigos listados abaixo estão relacionados ao que você acabou de ler:
Configurador do Sistema
Nota Fiscal
Desassociação de itens
Desmontagem de Produtos

15 Artigos recentes

Ver os últimos 100