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Cartão Fidelidade

Sobre

O cartão fidelidade faz parte de um sistema de pontos, que são acumulados quando são feitas compras, e futuramente é possível trocar os pontos por produtos disponíveis, ou pagar compras com os pontos. O Uniplus fornece meios de gerenciar os pontos, clientes, e tipos de pontuação do cartão, e oferece um gerador de numeração de cartão.

Configurações

Há certas configurações diferentes necessárias para implementar o sistema de pontos, confira-as a seguir:


 Configurações Básicas

1- No Retaguarda, acesse: Ferramentas → Configurador do Sistema → PDV e ative a funcionalidade Cartão fidelidade:

2- Acesse Cadastros → Outros → Entidades → Configuração cartão fidelidade e faça as seguintes configurações:

  • Gerar numeração dos cartões: habilitando, possibilita configurar a numeração dos cartões, liberando os campos da área Configuração do cartão;
  • Usar Senha: habilitando, requer informar a senha a cada uso do cartão fidelidade;
  • Usar preço diferenciado: habilitando, utiliza pauta de preço para clientes com o cartão fidelidade;
  • Pauta de preço: selecione a pauta de preço;
  • Tipo de gerador da pontuação: será o tipo de configuração que irá gerar a pontuação, que pode ser por meio de pagamento ou por produto;
  • Prazo para expirar pontos (Mês): insira o prazo de expiração dos pontos (em meses). Para que os pontos não expirem, é necessário deixar este campo em branco.

Insira as configurações do cartão.


 Pontos


  Gerar Pontos na Venda

Por Meio de pagamento:

Acesse Cadastros → Outros → Entidades → Configuração cartão fidelidade e configure o tipo de geração de pontos para meio de pagamento:

Após isso acesse Cadastros → Outros → PDV → Meios de Pagamento, selecione um meio de pagamento que deseja que gere pontos ao ser utilizado, e insira a equivalência de dinheiro/pontos (quantos pontos por R$ este meio de pagamento irá gerar):

Por Produto:

Acesse Cadastros → Outros → Entidades → Configuração cartão fidelidade e configure o tipo de geração de pontos para produto:

Após isso acesse Cadastros → Produto, selecione um produto que deseja que gere pontos ao ser utilizado, na aba Avançado terá a opção de insira a equivalência de venda/pontos (quantos pontos por produto comprado):


  Resgate de Produtos com Pontos

1- Para resgatar um produto com pontos fidelidade, é necessário criar um meio de pagamento, para isso, acesse: Cadastros → Outros → PDV → Meios de Pagamento → Incluir (F2), na janela que abrir, selecione Sem documento:

Faça então as seguintes configurações:

  • Código: insira um código para o meio de pagamento;
  • Tecla: insira um número de atalho para a tecla do PDV;
  • Nome: insira um nome;
  • Abreviação: insira uma abreviação do nome (caso necessário);
  • Forma NFC-e/SAT: selecione a forma de acordo com sua preferência;
  • Cartão Fidelidade: é necessário habilitar essa opção (pois sinaliza que o meio de pagamento será usado para resgatar produtos com pontos do cartão fidelidade).

Observação: caso aparecer a configuração de gerar pontos do cartão fidelidade, é importante que a área Cartão Fidelidade esteja vazia, caso contrário, toda vez que algum cliente for resgatar produtos, estaria gerando mais pontos.

2- Para resgatar um produto, o mesmo precisa possuir o seu preço em pontos. Para adicionar o preço, no Retaguarda acesse: Cadastros → Produtos, selecione um produto, e na aba Avançado, no campo Pontos resgate cartão fidelidade, insira os pontos necessários para resgatar o produto:

3- No PDVconf, na aba Aplicativo → Geral → Outros, habilite a opção Habilita resgate produto cartão fidelidade:


  Abatimento de Pontos

1 – Para determinar quantos pontos o sistema irá abater do valor da venda, você precisa determinar nas configurações de cartão fidelidade, acesse Cadastros → Outros → Entidades → Configuração cartão fidelidade e configure o Abatimento de pontos equivalente a R$:

2 – Para inserir um meio de pagamento para pagar com pontos fidelidade, acesse: Cadastros → Outros → PDV → Meios de Pagamento → Incluir (F2), na janela que abrir, selecione Abatimento de pontos:

Faça então as seguintes configurações:

  • Tecla: insira um número de atalho para a tecla do PDV;
  • Nome: insira um nome;
  • Abreviação: insira uma abreviação do nome (caso necessário);
  • Forma NFC-e/SAT: elecione a forma de acordo com sua preferência;
  • Venda: é necessário habilitar essa opção (pois caracteriza um meio de pagamento para venda);
  • Cliente: é necessário habilitar essa opção (pois sinaliza que é necessário identificar o cliente na venda).


 Cartão

1- Para gerar o número do cartão fidelidade, acesse Ferramentas → Gerar código cartão fidelidade, escolha o modelo de impressão, e insira quantos códigos serão gerados:

Serão gerados códigos para cartões como no exemplo abaixo, é importante salvá-los para serem usados para registrar em um cliente:

2- Para cadastrar um cliente como cliente fidelidade, acesse Cadastros → Clientes, selecione um cliente, e na aba Cartão Fidelidade, no campo Número do cartão, informe o número do cartão previamente gerado e selecione o Status como Ativo e clique em Ok:

Caso estiver habilitada a opção de senha do cartão fidelidade, será necessário informar uma senha através do botão Cadastrar Senha que surgirá:


 PDVconf

1- No PDV Conf, na aba Impressora fiscal em Meios de pagamento, configure o meio de pagamento “Fidelidade” conforme o meio de pagamento correspondente na impressora fiscal:

Caso não houver meio de pagamento correspondente, será necessário incluir. Para isso, na aba Impressora fiscal em Programação, selecione Meio pgto como Fidelidade, no campo Descrição insira “Fidelidade” e clique em Programar:

2- Na aba Aplicativo → Mensagem no rodapé, é possível configurar as mensagens do cartão fidelidade que serão mostradas no PDV caso o cliente for identificado ou não. É possível também inserir variáveis como total de pontos e pontos ganhos:

 PDV

No PDV é possível fazer uma venda para um cliente fidelidade, resgatar produtos com pontos fidelidade, ou pagar uma venda com pontos fidelidade.


 Venda

Quando uma venda com um cliente fidelidade identificado é realizada, o Uniplus registra automaticamente os pontos ganhos conforme o pagamento. Para realizar uma venda com cliente fidelidade no PDV, siga os passos abaixo:

1- No menu PDV, acesse Venda (F1) → Identifica (F12), surgirá a tela de busca de cliente, pesquise o cliente desejado:

2- Ao clicar em OK (F3), surgirão os dados do cliente, digite a senha do cartão fidelidade do mesmo:

3- Com o cliente fidelidade selecionado, prossiga para o processo de venda normal. Após finalizar a venda com um meio de pagamento que registra pontos, eles serão registrados automaticamente no cartão fidelidade.


 Resgate de Produto

Para realizar um resgate de produtos pelo cartão fidelidade no PDV, siga os passos:

1- No menu PDV, ao clicar em Cartão fidelidade (F5), pesquise e selecione o cliente, clique em OK (F3), e insira a senha:

2- Com o cliente fidelidade selecionado, prossiga para o processo de venda, selecionando produtos com preços de pontos cadastrados, é informado no canto superior o custo de pontos do produto, assim como o saldo de pontos resultante do resgate:

3- Selecionados os produtos, prossiga para o, e escolha o finalizador cadastrado anteriormente para resgate de produtos com pontos.


 Abatimento

Para realizar um abatimento de pontos com cliente fidelidade no PDV, é necessário identificar o cliente, esse processo pode ser feito antes da venda ou na sua finalização:

1- No menu PDV, acesse Venda (F1) → Identifica (F12), surgirá a tela de busca de cliente, pesquise o cliente desejado:

2- Ao clicar em OK (F3), surgirão os dados do cliente, digite a senha do cartão fidelidade do mesmo:

3- Com o cliente fidelidade selecionado, prossiga para o processo de venda normal, e no passo subtotal, escolha o finalizador cadastrado anteriormente para pagamento de compras com pontos, , e selecione a quantia que deseja pagar com pontos.

Se o cliente não tiver sido identificado até este ponto, será pedido para informar o cliente.

No exemplo a seguir, o subtotal da compra é R$2300, e o cliente irá pagar R$1500 em pontos, e os restantes R$800 terá que pagar com outro meio de pagamento:

Extrato

O Uniplus fornece a opção de acessar o extrato do cartão fidelidade do cliente, mostrando todas as vendas e resgates que registram pontos, assim como possibilita incluir acertos e cancelá-los.


 Visualizar o extrato

No Retaguarda, acesse Cadastros → Outros → PDV → Extrato do cartão fidelidade, selecione o Cliente, o Período do filtro, e clique em filtrar, irão aparecer todas as movimentações de pontos do cliente:


 Acerto de pontos

Para adicionar um acerto de pontos, no Retaguarda, acesse Cadastros → Outros → PDV → Extrato do cartão fidelidade, selecione o Cliente, o Período do filtro, e clique em Filtrar, selecione a Data, insira a quantidade de Pontos, e clique em Gravar:

É possível também cancelar o acerto de pontos, basta selecionar o acerto e clicar em Cancelar acerto:

Relatórios

O Uniplus fornece a opção de gerar relatórios de extrato e relatórios de regate de produtos com pontos.


 Relatório do extrato

O relatório do extrato exibe todas as movimentações relacionadas a pontos fidelidade de um cliente feitos no determinado período.

Para emitir um relatório do extrato, acesse Cadastros → Relatórios → Extrato do cartão fidelidade, selecione o formato do arquivo, o PeríodoCliente (ou deixar em branco para exibir todos os clientes), e se deseja Listar apenas saldo atual, e clique em Gerar (F10):


 Relatório de Resgate

O relatório de resgate exibe todos os resgates de produtos com pontos fidelidade feitos no determinado período.

Para emitir um relatório de resgate, acesse Cadastros → Relatórios → Resgate cartão fidelidade, selecione o formato do arquivo, a Empresa, a Filial, o Período e clique em Gerar (F10):

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Meios de pagamento
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