Central do Uniplus

Índice
< Todo o conteúdo
Imprimir

Auto Atendimento no PDV

Sobre

O Auto Atendimento no PDV, também conhecido por Self Checkout, permite que o próprio consumidor conduza as operações identificando seus produtos de acordo com o código de barra, conferindo o valor total, realizando o pagamento embalando suas compras.

LicenciamentoO Módulo Self Checkout necessita de licença específica para ser habilitado.

Configurando

Primeiramente, habilite o módulo de Self Checkout (Auto Atendimento) no Configurador do sistema (Ferramentas → Configurador do sistema), marcando a checkbox abaixo:

Para habilitar o Auto atendimento no PDV, acesse: PDVConf → Aplicativo → Autoatendimento e marque a checkbox “Habilitar”.

Aba Geral

Identificar consumidor: Identifica o consumidor no início da venda.
Incluir comanda: Inclui a conta do cliente do gourmet.
Frutas, legumes e verduras: Habilita a opção de venda sobre esses produtos.
Digitar o código de barra do produto: Permite que o consumidor digite o código de barra do produto.
Login: Informar o usuário que será logado no autoatendimento.
Meios de pagamento: Selecionar os meios de pagamento disponíveis na finalização das vendas.

Aba Balança de conferência

Realiza a conferência do peso dos produtos, se o peso estiver correto o PDV libera a venda do próximo produto.

Aba Poste Sinalizador

Habilita o botão ajuda no autoatendimento.

O Poste sinalizador terá 3 tipos de cores:

• Verde: quando o autoatendimento estiver livre.
• Amarelo: quando o autoatendimento estiver em uso realizando vendas.
• Vermelho: quando o consumidor clicar no botão de ajuda.

Tela inicial Auto atendimento PDV

Na tela inicial do auto atendimento, o sistema perguntará se CPF ou CNPJ deverá ser informado no momento da compra.

Para prosseguir com a venda é necessário selecionar a opção “sim”, onde será aberta a tela a seguir para a inclusão do CNPJ ou CPF. Caso não seja desejável realizar tal identificação clique em “não”, ou em “cancelar” para encerrar a operação.

Após isso a tela inicial de venda do autoatendimento será aberta, estando de acordo com as configurações definidas no PDVConf na aba Geral:

Frutas, Legumes e Verduras

Clicando na opção Frutas, Legumes e Verduras localizada na parte inferior da tela o sistema exibirá os itens configurados com essas categorias

Cancelamento de Item

Para realizar o cancelamento do item é necessário selecionar o item clicar no botão [Cancelar Item], localizado na parte inferior da tela. Uma mensagem confirmando ou não o cancelamento aparecerá na tela.

Ao realizar o cancelamento de itens a mensagem “Remova o produto da sacola” é exibida.

Finalização da Venda

Para realizar a finalização da compra clique em [Efetuar Pagamento], localizado na parte inferior da tela, conforme imagem a seguir:

Selecione o meio de pagamento desejado, podendo ser Cartão de Crédito, Cartão de Débito, PIX ou Carteira Digital, conforme cadastro prévio realizado no PDVConf.

Optando pela opção de Cartão de Crédito ou Cartão de Débito o sistema liberará a compra na máquina de cartão, onde a mensagem “Aproxime, insira ou passe o cartão na leitora” aparecerá.

Após a finalização do pagamento aparecerá a mensagem “retire o cartão da leitora”, com o comprovante da transação financeira sendo impresso em seguida.

Caso a forma de pagamento selecionada seja PIX ou alguma Carteiras Digital cadastrada previamente pelo cliente. Para saber mais sobre a integração com Carteiras Digitais no Uniplus recomendamos a leitura do artigo Integração com Carteiras Digitais.

Em seguida, o QR Code correspondente ao pagamento aparecerá na tela, juntamente com o seu processamento.

Após a confirmação do pagamento a tela abaixo aparecerá, sendo precedida pelo comprovante da transação financeira que será impresso.

Conteúdo Relacionado

Os artigos listados abaixo estão relacionados ao que você acabou de ler:
Configurador do Sistema
PDVConf
Integração com Carteiras Digitais
Equipamentos compatíveis
Antes de Falar com o Suporte Técnico
Obtendo suporte técnico e ajuda

15 Artigos recentes

Ver os últimos 100