Analisando erros de status HTTP no Uniplus
O que são os erros de status HTTP?
O Uniplus interage com servidores Web, que respondem às solicitações do sistema com códigos de status HTTP. Essas interações acontecem em suas integrações e principalmente nas rotinas com documentos fiscais. Neste artigo, você vai aprender um pouco sobre códigos HTTP e os seus significados.
Os códigos HTTP fornecem uma maneira padrão de informar o resultado de uma solicitação e nos ajudam a entender o que ocorre na comunicação entre o cliente e o servidor.
Esses códigos são números de três dígitos, enviados pelos servidores como parte da resposta a uma solicitação feita por um cliente, e indicam se uma solicitação HTTP específica foi concluída com êxito. As respostas são agrupadas em cinco classes:
CLASSE | FAIXA DE CÓDIGO |
Respostas informativas | 100 a 199 |
Respostas bem-sucedidas | 200 a 299 |
Mensagens de redirecionamento | 300 a 399 |
Respostas de erro do cliente | 400 a 499 |
Respostas de erro do servidor | 500 a 599 |
Códigos mais comuns encontrados no sistema
Ao realizar uma consulta na tela de documentos destinados, o cliente pode receber os seguintes retornos da Sefaz:
Erro 403
O cliente não tem direitos de acesso ao conteúdo; ou seja, não é autorizado, portanto o servidor está se recusando a fornecer o recurso solicitado. Ao contrário do 401-Unauthorized, a identidade do cliente é conhecida pelo servidor por conta do certificado digital do cliente.
Como resolver?
A causa mais comum do erro 403 é o certificado digital do cliente, que pode estar vencido ou revogado. Verifique na instalação do certificado digital a data de validade. Pode ser necessário uma nova instalação do certificado digital. Uma dica para quem usa o Uniplus Desktop é remover do repositório do Windows, os certificados que estão vencidos.
Erro 404
O servidor não pode encontrar o recurso solicitado. No navegador, isso significa que o URL não é reconhecido. Em uma API, isso também pode significar que o endpoint é válido, mas o próprio recurso não existe. Os servidores também podem enviar esta resposta em vez de 403-Forbidden para ocultar a existência de um recurso de um cliente não autorizado. Este código de resposta é provavelmente o mais conhecido devido à sua ocorrência frequente na web.
Como resolver?
No caso do erro 404, verifique se o sistema está atualizado na versão mínima 6.11.48 (o ideal é manter sempre na versão mais recente por questões de segurança e estabilidade) e também se os recursos externos estão atualizados. Em caso de dúvidas, acione nosso suporte.
Erro 500
O erro 500 indica que há um problema generalizado no servidor que está recebendo a solicitação do sistema. Isso pode ser causado por instabilidades, bugs ou sobrecarga do servidor de destino. O erro 500 é bastante comum na emissão de NFS-e, visto que a infraestrutura para autorizar NFS-e é mais suscetível a problemas de instabilidade.
Como resolver?
O mais indicado é atualizar a página e, se não funcionar, limpar o cachê e os cookies do navegador. Se o problema persistir, entre em contato com o setor de suporte do provedor ou do município.
Esse artigo foi uma breve explicação de como tratar os erros de status HTTP que são muito comuns não só no uso do Uniplus, mas em qualquer aplicação rodando na web. Caso tenha dúvidas, entre em contato com nosso suporte para maiores esclarecimentos.
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