Registro 1601 – SPED Fiscal
Introdução
Registro 1601 da EFD-ICMS/IPI – Operações com instrumentos de pagamentos eletrônicos.
O Registro 1601 informa os valores de operações realizadas por meio de instrumentos de pagamento eletrônico, como transações em crédito, débito, PIX, boleto bancário ou outras transações eletrônicas que possuam um intermediador. Esse registro tem o objetivo de identificar o valor total das operações realizadas pelo declarante por meio de instrumentos de pagamentos eletrônicos, discriminado por instituição financeira e de pagamento, integrante ou não do Sistema de Pagamentos Brasileiro – SPB (Convênio ICMS nº 134/2016).
Criar Registro
Para gerar o registro é necessário realizar as seguintes configurações no sistema:
1 – No cadastro de conta corrente deve ser informado a entidade do intermediador. Para isso acesse: Cadastros → Outros → Financeiro → Contas Correntes:
2 – Acesse Cadastros → Outros → PDV → Meios de pagamento e informe a conta corrente:
3 – Na geração do arquivo escolha quais os instrumentos e tipo de operação que deve ser escriturada, de acordo com o que foi passado pela contabilidade. Para isso acesse: Ferramentas → Fiscal → SPED Fiscal:
Observação | Só será encaminhado no registro 1601 as transações financeiras de documentos fiscais com o status autorizado. Referente aos boletos, será lançado como transferência. Porém, é necessário estar com a conciliação bancária realizada. |
Conteúdo Relacionado
Os artigos listados abaixo estão relacionados ao que você acabou de ler:
• SPED Fiscal
• Antes de Falar com o Suporte Técnico
• Obtendo suporte técnico e ajuda